É com grande satisfação que apresentamos este livro, uma compilação abrangente e multifacetada de capítulos que exploram as inovações na educação, abordando desde metodologias ativas até a utilização de tecnologias emergentes e estratégias pedagógicas avançadas. Com uma abordagem diversificada, este livro promete ser uma fonte valiosa de conhecimento e inspiração para todos aqueles interessados em promover uma educação de qualidade e relevante para o século XXI.
APRESENTAÇÃO13
Allysson Barbosa Fernandes
Rodi Narciso
Capítulo 1 - TRANSFORMANDO A EDUCAÇÃO: EXPLORANDO METODOLOGIAS ATIVAS, TECNOLOGIA E DESIGN THINKING 15
Lucas Estevão Fernandes Laet
Ayrla Morganna Rodrigues Barros
Ianan Eugênia de Carvalho
Solange Aparecida Gallo
Tatiana Petúlia Araújo da Silva
Capítulo 2 - DESAFIOS E POSSIBILIDADES PARA O ENSINO DA TABELA PERIÓDICA EM TURMAS DO 1º ANO DO ENSINO MÉDIO EM UMA ESCOLA PÚBLICA CEARENSE: VIVÊNCIAS DE UM ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM QUÍMICA25
Fábio José de Araújo
Ana Paula Freitas Ferreira
Antonia Jane Cleide Sampaio Fonteles
Flávia Maria Matos Santos dos Santos
Maraléia Silva Nogueira do Nascimento
Capítulo 3 - POTENCIALIZANDO A APRENDIZAGEM COLABORATIVA DOS ALUNOS COM A TAXONOMIA DE BLOOM E TECNOLOGIAS DIGITAIS33
Ricardo Furtado de Oliveira
Franciele de Carvalho Ferreira
Jean dos Santos Silva
Matozalém de Sousa
Mauri Alves da Silva
Capítulo 4 - A EDUCAÇÃO ATRAVÉS DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL39
Silvana Maria Aparecida Viana Santos
Fernanda da Cruz Lameira
Glyciane Vieira da Silva
Lindoracy Almeida Santos
Madson Cantuário de Assunção
Capítulo 5 - ANÁLISE DA PIORA NA QUALIDADE NUTRICIONAL DA POPULAÇÃO BRASILEIRA45
Luiz Marcelo Passos
Glyciane Vieira da Silva
Izaias Nunes de Lima Junior
Joana Paula Ramos Krohling
Thaís Freitas Dill
Capítulo 6 - A BUSCA PELA QUALIDADE NO ENSINO TÉCNICO NA MODALIDADE HÍBRIDA53
Renato Machado
Freilan Pereira da Silva
Priscila Caser de Assis Vieira
Silvana Maria Aparecida Viana Santos
Tatiana Petúlia Araújo da Silva
Capítulo 7 - O PAPEL DO DESIGN INSTRUCIONAL NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA63
Fabiana Pereira de Aguiar Ricardo
Ana Walquíria Souza da Silva
Antonio Guilherme da Cruz Lima
Elionides José da Costa
Lindalva Mendonça de Figueirôa
Capítulo 8 - TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E A NOVA RELAÇÃO DOS SUJEITOS COM O SABER: CONCEPÇÃO E TEORIA DO CURRÍCULO NA PERSPECTIVA DAS MÍDIAS DIGITAIS71
Mauri Alves da Silva
Antonio Guilherme da Cruz Lima
Jorge José Klauch
Maria Cleonice Santos de Melo Penha
Paula Welliana Araujo Martins
Capítulo 9 - AS DIFICULDADES ENFRENTADAS POR PROFESSORES DENTRO DO ESPAÇO ESCOLAR NUM PONTO DE VISTA DA EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA COM ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO77
Wesley Schulz Mungo
Elionides José da Costa
Filomena Alves Pereira
Monique Bolonha das Neves Meroto
Nivaldo Pedro de Oliveira
Capítulo 10 - FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM EDUCAÇÃO FÍSICA ADAPTADA: DESAFIOS E PERSPECTIVAS85
Leila Costa
Camila Sabino de Araujo
Dirceu da Silva
Sophia Romero Motta
Rodi Narciso
Capítulo 11 - A UTILIZAÇÃO DAS MÍDIAS DIGITAIS NAS AULAS DE CIÊNCIAS99
Zaqueu do Nascimento Santos
Addgo de Oliveira Santos
Átila de Souza
Cássia Danielle Lonardoni do Nascimento
Silene de Freitas Oliveira Polari
Capítulo 12 - DESIGN INSTRUCIONAL NA EDUCAÇÃO: VANTAGENS E DESAFIOS 107
Luiz Carlos Melo Gomes
Evaristo Fernandes de Almeida
Luiz Marcelo Passos
Mackson Azevedo Mafra
Mirene da Cruz Silva
Capítulo 13 - APRENDIZAGEM AUTOGERIDA: LIMITES E POSSIBILIDADES117
Magali Maristela Graffunder
Antonio Epitácio Soares de Macêdo
Camila Aparecida Santi Ramos
Elisângela Tavares da Silva Barros
Raquel Alves Barbosa
Capítulo 14 - INTEGRAÇÃO DAS TECNOLOGIAS NO CURRÍCULO E OS DESAFIOS E AS DIFICULDADES DE SUA EFETIVAÇÃO123
Luciane Pereira de Castilho
Benedito Braz Sobrinho
Christiane Diniz Guimarães
Edivan Jorge Costa
Monique Bolonha das Neves Meroto
SOBRE OS ORGANIZADORES131