
Os textos que compõem a presente obra têm como lugar reflexivo a filosofia da educação. A proposta não é apresentar os temas centrais dessa área de àrea, mas debater algumas questões que perpassam a educação nas primeiras décadas do século XXI, com a tranquilidade de dizer que não são as mais importantes, e sim algumas que estão implicadas, direta ou indiretamente, no cotidiano escolar. As interpretações compartilhadas nascem da docência, seja na educação básica, seja no ensino superior, lugares de atuação dos autores. Por isso, cada capítulo pode ser lido de forma independente e, caso o leitor desejar acessar mais do que um, sem necessidade de seguir a ordem da disposição ao longo do livro.
INTRODUÇÃO
1 EDUCAÇÃO E TECNOLOGIAS: VELHAS QUESTÕES EM NOVOS CONTORNOS?
1 Introdução
2 Argumentação
3 Considerações finais
2 O PAPEL DA EDUCAÇÃO ESCOLAR
1 Introdução
2 Argumentação
3 Considerações finais
3 SOBRE A FORMAÇÃO DA CONSCIÊNCIA SOCIAL: APONTAMENTOS SOBRE AS FAKE NEWS
1 Introdução
2 Argumentação
3 Considerações finais
4 LINGUAGEM E MUNDO DA VIDA: ESCOLA COMO UM ESPAÇO DE CONSTRUÇÃO DO SENTIDO
1 Introdução
2 Argumentação
3 Considerações finais
5 SOBRE O HUMANO E SUAS TECNOLOGIAS
1 Introdução
2 Argumentação
3 Considerações finais
6 SOBRE A TÉCNICA E EXISTÊNCIA
1 Introdução
2 Paradoxo da ação humana
3 Considerações finais
7 INTERPRETAÇÕES DA EDUCAÇÃO: APONTAMENTOS DE MARIO OSORIO MARQUES SOBRE AS TEORIAS DA COMPLEXIDADE E DA HERMENÊUTICA
1 Introdução
2 Argumentação
3 Considerações finais
CONCLUSÃO
REFERÊNCIAS