Este e-book contém cinco capítulos construídos pelos participantes do Projeto Ciência na Escola, que foi aprovado e financiado pelo CNPq com o título Sequência Didática Interativa, como proposta didático-metodológica para ações inovadoras no ensino de ciências e formação continuada de professores da educação básica. Cada capitulo desse e-book apresenta descrição e análises de todas as atividades desenvolvidas em cada escola parceira, objetivando oferecer subsídios para melhor compreensão quanto a utilização e a eficácia da Sequência didática interativa, para o ensino de ciências na educação básica, e o processo de formação continuada de professores(as).
PREFÁCIO
Monica Lopes Folena Araújo
APRESENTAÇÃO
Maria Marly de Oliveira
Capítulo 1
INTERDISCIPLINARIDADE E CONTEXTUALIZAÇÃO DISCUTINDO OS CONCEITOS COM A SDI
Aleilson da Silva Rodrigues
Giana Raquel Rosa
Maria Marly de Oliveira
Capítulo 2
SEQUÊNCIA DIDÁTICA INTERATIVA ATRAVÉS DE UMA OFICINA PEDAGÓGICA DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES PARA CONSTRUÇÃO DO CONCEITO DE INTERDISCIPLINARIDADE
José Elivelton G. de Oliveira
Otoniel Rodrigues Maranhão Júnior
Ruth do Nascimento Firme
Capítulo 3
SEQUÊNCIA DIDÁTICA INTERATIVA COMO ESTRATÉGIA PARA ENGAJAMENTO DOCENTE E AMPLIAÇÃO DO REPERTÓRIO DIDÁTICO-METODOLÓGICO
Glória Maria Duarte Cavalcanti
Suellen Tarcyla da Silva Lima
Maria Marly de Oliveira
Capítulo 4
É TEMPO DE ESPERANÇAR: UM RELATO SOBRE O PROCESSO FORMATIVO DE PROFESSORES NA CAPITAL DO PAU-BRASIL
João Justino Barbosa
Andressa Rodrigues dos Santos
Crislaine Maria da Silva
Maria Marly de Oliveira
Capítulo 5
SEQUÊNCIA DIDÁTICA INTERATIVA NA PRÁTICA: EVIDÊNCIAS DE SIMPLICIDADE OPERACIONAL E ROBUSTEZ PEDAGÓGICA
José Elivelton G. de Oliveira
Otoniel Rodrigues Maranhão Júnior
Ruth do Nascimento Firme
S479 Sequências didáticas interativas no ensino de ciências e formação continuada de professores(as) [recurso eletrônico] / organizadora: Maria Marly de Oliveira. - Santo Ângelo : Metrics, 2022.
119 p.
ISBN 978-65-5397-057-1
DOI 10.46550/978-65-5397-057-1
1. Ciências - Ensino-aprendizagem 2. Formação de professores. I. Oliveira, Maria Marly de (org.).
CDU: 371.13:50