
Trata-se de obra que traz relatos das experiências realizadas após a realização de pesquisas diagnósticas, intervenções didáticas no ensino de ciências e oficinas pedagógicas; atividades estas desenvolvidas no âmbito do projeto intitulado “Sequência didática interativa como proposta didático-metodológica para ações inovadoras no ensino de ciências e formação continuada de professores da educação básica”, coordenado pela professora Doutora Maria Marly de Oliveira.
PREFÁCIO
Monica Lopes Folena Araújo
APRESENTAÇÃO
Maria Marly de Oliveira
Capítulo 1 - INTERDISCIPLINARIDADE E CONTEXTUALIZAÇÃO DISCUTINDO OS CONCEITOS COM A SDI
Aleilson da Silva Rodrigues
Giana Raquel Rosa
Maria Marly de Oliveira
Capítulo 2 - SEQUÊNCIA DIDÁTICA INTERATIVA ATRAVÉS DE UMA OFICINA PEDAGÓGICA DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES PARA CONSTRUÇÃO DO CONCEITO DE INTERDISCIPLINARIDADE
José Elivelton G. de Oliveira
Otoniel Rodrigues Maranhão Júnior
Ruth do Nascimento Firme
Capítulo 3 - SEQUÊNCIA DIDÁTICA INTERATIVA COMO ESTRATÉGIA PARA ENGAJAMENTO DOCENTE E AMPLIAÇÃO DO REPERTÓRIO DIDÁTICO-METODOLÓGICO
Glória Maria Duarte Cavalcanti
Suellen Tarcyla da Silva Lima
Maria Marly de Oliveira
Capítulo 4 - É TEMPO DE ESPERANÇAR: UM RELATO SOBRE O PROCESSO FORMATIVO DE PROFESSORES NA CAPITAL DO PAU-BRASIL
João Justino Barbosa
Andressa Rodrigues dos Santos
Crislaine Maria da Silva
Maria Marly de Oliveira
Capítulo 5 - SEQUÊNCIA DIDÁTICA INTERATIVA NA PRÁTICA: EVIDÊNCIAS DE SIMPLICIDADE OPERACIONAL E ROBUSTEZ PEDAGÓGICA
José Elivelton G. de Oliveira
Otoniel Rodrigues Maranhão Júnior
Ruth do Nascimento Firme