Esta coletânea é resultado do Simpósio Internacional “Paulo Freire: memórias, esperança e resistência” realizado nos dias 08, 09 e 10 de dezembro de 2021, no formato online, organizado pelo Diretório e Grupo de Pesquisa “Educação, História, Memória e Cultura em diferentes espaços sociais – CNPq/HISTEDBR – Pontifícia Universidade Católica de Goiás”, em parceria com a Universidade Federal de Uberlândia e a Universidad Autônoma de Madrid. O ano de 2021 foi celebrativo! Paulo Freire, “o profeta da educação num mundo ferido” - como bem lembrou a professora Mercedes Gimenéz na palestra inaugural do evento - completou 100 anos de nascimento! A realização do Simpósio foi uma forma de celebrar sua memória e seu legado para a educação brasileira e mundial. Foram três dias de palestras, mesas-redondas, rodas de conversa, minicursos e apresentações de trabalhos que favoreceram aprendizagens, reflexões e a renovação da esperança na crença de uma educação humanizadora, integral, emancipadora e libertadora.
PREFÁCIO
Lizandro Poletto
APRESENTAÇÃO
César Evangelista Fernandes Bressanin
José Maria Baldino
Maria Zeneide Carneiro Magalhães de Almeida
Capítulo 1 - HERANÇAS E PRESENÇAS FILOSÓFICAS NO PENSAMENTO EDUCACIONAL DE PAULO FREIRE: BREVES REFLEXÕES
Armindo Quillici Neto
Capítulo 2 - A FORMAÇÃO CONTINUADA DO PROFESSOR: UMA BREVE REFLEXÃO COM BASE EM PAULO FREIRE
Waleska Karoliny Farias de Lima
Virginia Del Carmen Pirela Alvarado
Thais Faustino Bezerra
Auricélia Melo Feijão
Capítulo 3 - PAULO FREIRE Y “LA EDUCACIÓN COMO PRÁCTICA DE LA LIBERTAD”
Caterina María Blanco González
Paula Contreras Guanipa
Ana García Olleros
Laura Herranz Subtil
Ayla Martín Ortega
Anca Szasz
Capítulo 4 - EXERCÍCIO CRÍTICO-REFLEXIVO DE PENSAR A EDUCAÇÃO: SUJEITOS DE AÇÃO DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE UBERABA-MG
Sirlene Cristina de Souza
Betânia de Oliveira Laterza Ribeiro
Adilour Nery Souto
Capítulo 5 - PEDAGOGIA DA ESPERANÇA COMO ESTRATÉGIA DE RESISTÊNCIA E RESILIÊNCIA
Sandrelena Monteiro da Silva
Gustavo Roberto de Lima
Sarah Menezes Rocha
Capítulo 6 - O LEGADO FREIRIANO PARA A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA PENSAR O ENSINO MÉDIO INTEGRADO: PROPOSTAS PARA CONSTRUIR A EMANCIPAÇÃO
Maria Zeneide Carneiro Magalhães de Almeida
Marliane Dias Silva
Aline da Costa Luz
CAPÍTULO 7 - LETRAMENTOS ACADÊMICOS E A (RE)CONSTRUÇÃO DE ESPAÇOS DE DEMOCRATIZAÇÃO CIENTÍFICA SINALIZANTES, DIALÓGICOS E EMANCIPATÓRIOS
Paula Aparecida Diniz Gomides
Tiago da Silva Ribeiro
Wanderson Samuel Moraes de Souza
Capítulo 8 - XADREZ PEDAGÓGICO E EDUCAÇÃO FÍSICA: PROPOSTA DE MATERIAL EDUCACIONAL INTERATIVO PARA PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL II
Mateus Cardoso Clemente
Galdino Rodrigues de Sousa
Capítulo 9 - A AVALIAÇÃO NA EDUCAÇÃO DO CAMPO CONTRA HEGEMÔNICA
Maria Clara Carneiro Câmara
Maria Aparecida Vieira de Melo
Capítulo 10 - PACTO EDUCATIVO GLOBAL E EDUCAÇÃO COMO PRÁTICA DA LIBERDADE: CONCEITOS PARA UMA EDUCAÇÃO HUMANIZADORA
Luciana Luiza da Silva Soares
Maria Zeneide Carneiro Magalhães de Almeida
CAPÍTULO 11 - EDUCAÇÃO LIBERTADORA COMO PRÁTICA DA LIBERDADE DIANTE DO ENSINO TRADICIONAL
Jôsy de Souza Paixão Oliveira
CAPÍTULO 12 - O PENSAMENTO DE PAULO FREIRE E A EDUCAÇÃO NO CONTEXTO PRISIONAL: RESSOCIALIZAÇÃO COM EMANCIPAÇÃO
Hercules Guimarães Honorato
Capítulo 13 - SEXUALIDADES PERIFÉRICAS E EDUCAÇÃO: A EVASÃO ESCOLAR DE TRANSEXUAIS DO ENSINO BÁSICO BRASILEIRO
Victor Santana Reis
Gênesis Guimarães Soares
Capítulo 14 - A EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR E O DESENVOLVIMENTO HUMANO: CONTRIBUIÇÕES DE PAULO FREIRE
Flávia Hissamura Dias
Eliza Brito Freiberger de Moraes
Capítulo 15 - DA SITUAÇÃO LIMITE AO INÉDITO VIÁVEL: AÇÕES DE UM NÚCLEO DO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA NO PIAUÍ
Fabrícia Pereira Teles
Capítulo 16 - CONFORMAÇÃO DO CONHECIMENTO SOBRE ESTADO, SOCIEDADE E MOVIMENTOS SOCIAIS
Éder Rodrigo Gimenes
Capítulo 17 - PAULO FREIRE E A INDISCIPLINA NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA: UM OLHAR PARA AS PRODUÇÕES BIBLIOGRÁFICAS NO CAMPO DA EDUCAÇÃO
Cristiane Roberta dos Reis Rueffer
Daniele Gonçalves Lisbôa Gross
José Maria Baldino
Capítulo 18 - TRANSPOSIÇÃO DO EU: A MUDANÇA INTRÍNSECA DO EDUCADOR NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM IMPULSIONADO PELA PANDEMIA NO ENSINO FUNDAMENTAL
Daniela Ribeiro dos Santos
Roberta Martins Melo Saro
Capítulo 19 - FORMAÇÃO OMNILATERAL E O CONCEITO DE EDUCAÇÃO NA PERSPECTIVA DE PAULO FREIRE
Daniel Rosado Pinezi
Welisson Marques
Capítulo 20 - (AUTO)BIOGRAFIA E ESCRITA DE “SI”: UMA ESTRATÉGIA PARA (RE)PENSAR A ALFABETIZAÇÃO
Andréa Kochhann
Rodrigo Rodrigues de Oliveira
Capítulo 21 - CURSO DE PEDAGOGIA E PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO: REMEMORANDO UM PROCESSO NO CAMPUS PONTAL DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Betânia de Oliveira Laterza Ribeiro
Capítulo 22 - OS PRINCÍPIOS E FUNDAMENTOS DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO DO CURSO DE PEDAGOGIA DA UFU, CAMPUS ITUIUTABA, (2007)
Maria Célia Borges
Capítulo 23 - AS MEMÓRIAS DAS SITUAÇÕES-LIMITE VIVENCIADAS NA CONSTRUÇÃO DO INÉDITO VIÁVEL
Camila Lima Coimbra
Capítulo 24 - O TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO E AS DIRETRIZES CURRICULARES: A EXPERIÊNCIA DO CURSO DE PEDAGOGIA (UFU-CAMPUS DO PONTAL)
Sauloéber Társio de Souza
Capítulo 25 - ENTRE A PROBLEMATIZAÇÃO E O DIÁLOGO: O PROCESSO DE IMPLEMENTAÇÃO DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO DO CURSO DE PEDAGOGIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA – CAMPUS PONTAL
Lúcia Helena Moreira de Medeiros Oliveira
Maria Aparecida Augusto Satto Vilela
Capítulo 26 - O CÍRCULO DE CULTURA NA FORMAÇÃO DOCENTE EM GRADUAÇÃO: LICENCIATURA EM PEDAGOGIA NA UFU-PONTAL
Karina Klinke
Mical de Melo Marcelino
Capítulo 27 - UM PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO, TRÊS OLHARES: O PENSAMENTO DE FREIRE NO CURSO DE PEDAGOGIA DA UFU CAMPUS PONTAL
Betânia de Oliveira Laterza Ribeiro
José Carlos Souza Araújo
Nima Imaculada Spigolon
P331 Paulo Freire [recurso eletrônico] : memória, esperança e resistência / organizadores: César Evangelista Fernandes Bressanin, José Maria Baldino, Maria Zeneide Carneiro Magalhães de Almeida. - Santo Ângelo : Metrics, 2022.
410 p. : il.
ISBN 978-65-5397-032-8
DOI 10.46550/978-65-5397-032-8
1. Educação. 2. Freire, Paulo, 1921-1997. I. Bressanin, César Evangelista Fernandes (org.). II. Baldino, José Maria (org.). III. Almeida, Maria Zeneide Carneiro Magalhães de (org.).
CDU: 37