Neste segundo volume de Liderança na escola: reflexões sobre o coordenador pedagógico e o gestor escolar, torna-se a vez de debater acerca da Gestão Escolar. Para tanto, o livro em questão dispõe-se em nove capítulos diversos, nos quais são apresentados artigos científicos alusivos às experiências de co-gestão vivenciadas ao longo do primeiro semestre de 2024 por uma turma de pesquisadores em formação. Inerente ao componente curricular de Pesquisa e Estágio em Gestão Educacional e Escolar, a vivência no campo da gestão escolar é enfatizada nas diretrizes de formação em Pedagogia, curso este ofertado pela Universidade do Estado da Bahia, em seu Campus XVII, sediado no município de Bom Jesus da Lapa. Importa mencionar que tais estágios, bem como as fundamentações e frutos dessas pesquisas, desenvolveram-se sob a orientação da professora Isaura Francisco de Oliveira, cuja titulação é de Mestre em Educação de Jovens e Adultos, e foram expostos à academia através do Seminário Interdisciplinar de Pesquisa, Ensino e Extensão, evento semestral do Departamento de Ciências e Tecnologias (DCHT). Em uma breve saudação ao leitor, a trajetória formativa de cada autor será apresentada ao final de cada capítulo desta obra.
Prefácio11
Luíza da Silva Villaça
Isaura Francisco de Oliveira
Apresentação13
Luíza da Silva Villaça
Isaura Francisco de Oliveira
Capítulo 1 - Estágio em Gestão: Um Diálogo sobre a Gestão Democrática e a sua Efetivação no Espaço Escolar19
Dinalva de Jesus Nogueira
Raquel Lopes Nogueira
Isaura Francisco de Oliveira
Capítulo 2 - Para Além do Burocrático: O Papel do Gestor na Significação da Vida Escolar35
Luíza da Silva Villaça
Isaura Francisco de Oliveira
Capítulo 3 - Gestão de pessoas: o trabalho integrado, colaborativo e interativo enquanto elemento crucial para o ambiente educacional positivo63
Eveli Quele Moreira Sousa
Luana Vieira da Cruz
Capítulo 4 - A importância da gestão democrática e o uso das tecnologias na educação: relato de experiência em estágio supervisionado77
Brenda Araújo Mariano
Carivaldo Pereira Neves Neto
Isaura Francisco de Oliveira
Capítulo 5 - Gestão democrática e participativa na escola municipal Lúcia Marilaque: impactos e integração saúde-educação99
Helouíse Leonarda de Santana Medeiros
Taissa Pereira da Silva
Thaís Rodrigues Santos
Isaura Francisca de Oliveira
Capítulo 6 - Gestão escolar democrática: um olhar sobre as práticas de leitura119
Daniela Primo da Costa
Lívia da Silva Chaves
Isaura Francisco de Oliveira
Capítulo 7 - Vozes da escola: a escrita e leitura dos alunos na promoção da gestão democrática143
Daiane dos Santos Ribeiro
Denilson Pereira de Souza
Isaura Francisco de Oliveira
Capítulo 8 - A leitura como prática educativa: a importância de uma equipe gestora alinhada com os projetos de leitura na sala de aula161
Janiele Vaz de Araújo
Jéssica Ferreira dos Santos
Isaura Francisco de Oliveira
Capítulo 9 - Despertando o hábito de leitura e escrita: carrinho literário175
Camila de Jesus Silva
Stefanne Rocha Guedes
Vitória de Jesus Rodrigues
Isaura Francisco de Oliveira
Sobre os Autores e as Autoras193