
Apresentamos à comunidade acadêmica a obra “Investigações sobre Corpo, Gênero e Sexualidade no Ensino de Ciências”, que está composta por quinze capítulos e conta com a participação de professores, licenciandos e egressos do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas e do Curso de Especialização em Ensino de Ciências da Natureza, do Instituto Federal Farroupilha, Campus Santa Rosa. O livro tem como objetivo favorecer a produção e disseminação de investigações, práticas e experiências sobre as temáticas Corpo, Gênero e Sexualidade no ensino de Ciências. A obra foi desenvolvida a partir do projeto de pesquisa “As concepções de Corpo, Gênero e Violência Sexual de Crianças e Adolescentes da Educação Básica: produzindo análises com licenciandos em Ciências Biológicas”, no qual licenciandos e especialistas atuam ou atuaram como pesquisadores, em especial na iniciação científica como bolsistas e voluntários. O projeto de pesquisa é indissociável do ensino e da extensão nos cursos e na instituição, pois, na Licenciatura em Ciências Biológicas, relaciona-se a Prática de Ensino enquanto Componente Curricular (PECC) II que traz à tona a temática da Sexualidade, a qual articula aspectos biológicos, psicológicos e sociais. Além disso, alguns licenciandos também se envolvem no Projeto de Extensão “Jogos Reflexivos: promovendo diálogos sobre Gênero e Violência Sexual em Escolas de Educação Básica”, no qual são realizadas ações em oficinas com jogos de trilha que promovem a temática com estudantes de Educação Básica, por meio do diálogo.
Link de acesso direto: https://editorametrics.com.br/media/pdfs/299/c3JJWjzkXzRT.pdf
APRESENTAÇÃO
Rúbia Emmel
Alexandre José Krul
Milene Carolina Cabral Vieira
SEÇÃO 1: INVESTIGAÇÕES SOBRE AS TEMÁTICAS CORPO, GÊNERO E SEXUALIDADE NO ENSINO DE CIÊNCIAS
Capítulo 1 - EDUCAÇÃO SEXUAL NO BRASIL: UM ESTUDO DOCUMENTAL
Milene Carolina Cabral Vieira
Rúbia Emmel
Capítulo 2 - CORPO, GÊNERO E SEXUALIDADE NO CONTEXTO DA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA
Milene Carolina Cabral Vieira
Luana Berro Strehlow
Rúbia Emmel
Capítulo 3 - DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL E EDUCAÇÃO SEXUAL: EXPERIÊNCIAS DE LICENCIANDOS EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS
Gabriele Strochain
Luana Berro Strehlow
Rúbia Emmel
Capítulo 4 - PREVENÇÃO E TRATAMENTO DAS ISTS: UMA ANÁLISE DE CONTEÚDO DOS LIVROS DIDÁTICOS DO OITAVO ANO
Milene Carolina Cabral Vieira
Rúbia Emmel
Capítulo 5 - A VIOLÊNCIA DE GÊNERO: ANÁLISE DE UMA PRÁTICA PEDAGÓGICA NO CONTEXTO ESCOLAR
Jéssica Donini Pedroso
Rúbia Emmel
SEÇÃO 2: RELATOS DE EXPERIÊNCIAS SOBRE O ENSINO DE CORPO, GÊNERO E SEXUALIDADE NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA
Capítulo 6 - TRAJETÓRIA DO CONHECIMENTO: EXPLORANDO CONCEITOS DE CORPO, GÊNERO E SEXUALIDADE NO ENSINO FUNDAMENTAL ATRAVÉS DA TRILHA DA PROTEÇÃO
Gabriel Busnello Becker
Milene Carolina Cabral Vieira
Noah Ferreira Guedes Da Luz
Rúbia Emmel
Capítulo 7 - ARCO-ÍRIS DE IDENTIDADES: UM ESTUDO SOBRE GÊNERO E SEXUALIDADE
Marcieli Luísa Zimmer
Gustavo Felipe Bastian
Rúbia Emmel
Capítulo 8 - RELATO DE EXPERIÊNCIA DA PRÁTICA DE ENSINO II: EDUCAÇÃO, GÊNERO E VIOLÊNCIA - ANÁLISES DE UMA INTERVENÇÃO NA DISCIPLINA DE BIOLOGIA NO ENSINO MÉDIO
Joana Tatiele de Carvalho
Larissa Izabelli Link da Silva
Ana Carolina Favero
Alexandre José Krul
Rúbia Emmel
Capítulo 9 - PRÁTICA ENQUANTO COMPONENTE CURRICULAR (PECC) II: ENSINO SOBRE MÉTODOS CONTRACEPTIVOS E GRAVIDEZ NA ADOLESCÊNCIA NO OITAVO ANO
Ana Julia de Oliveira Lino
Karen Cristina Müller
Alexandre José Krul
Carla Cristiane Costa
Rúbia Emmel
Capítulo 10 - PRÁTICA ENQUANTO COMPONENTE CURRICULAR (PECC) II: INTERVENÇÃO SOBRE AS INFECÇÕES SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEIS EM UMA TURMA DE OITAVO ANO
Ana Laura Engel da Silva
Gilson André Zmijewski
Alexandre José Krul
Carla Cristiane Costa
Rúbia Emmel
Capítulo 11 - SEXUALIDADE E PUBERDADE: EXPLORANDO AS EXPERIÊNCIAS DA ADOLESCÊNCIA EM UMA TURMA DE OITAVO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Adriana Laiane Schneider
Sara Gabriela Antunes
Schirle Eduarda Ceconi
Alexandre José Krul
Carla Cristiane Costa
Rúbia Emmel
Capítulo 12 - PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA SOBRE SEXUALIDADE HUMANA: MÉTODOS CONTRACEPTIVOS E GRAVIDEZ NA ADOLESCÊNCIA
Milene Carolina Cabral Vieira
Jéssica Donini Pedroso
Alexandre José Krul
Kerlen Bezzi Engers
Capítulo 13 - PRÁTICA DE ENSINO SOBRE SEXUALIDADE HUMANA E A RELAÇÃO ENTRE MUDANÇAS CORPORAIS E SOCIOEMOCIONAIS NA ADOLESCÊNCIA
Eloisa Heck
Giulia Della Giustina Hermes
Thalita Julie Trentin
Kerlen Bezzi Engers
Alexandre José Krul
Rúbia Emmel
Capítulo 14 - PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA SOBRE INFECÇÕES SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEIS VIRAIS
Camila de Andrade
Gabriela Giusmin Dejavitte
Rúbia Emmel
Lauri Mayer
Capítulo 15 - DESENVOLVIMENTO DA TEMÁTICA “SEXUALIDADE” A PARTIR DA METODOLOGIA DE ROTAÇÃO POR ESTAÇÕES DE APRENDIZAGEM: RELATO DE EXPERIÊNCIA NO CONTEXTO DO OITAVO ANO
Eloisa Heck
Giulia Della Giustina Hermes
Amanda Rafaela do Amaral Sortica
Patrícia dos Santos Rodrigues
Noah Ferreira Guedes da Luz
Rosielle de Araújo Cavalcante
Kerlen Bezzi Engers
Tatiana Raquel Löwe
ÍNDICE REMISSIVO
SOBRE OS AUTORES