Investigações Sobre Corpo, Gênero E Sexualidade No Ensino De Ciências

Apresentamos à comunidade acadêmica a obra “Investigações sobre Corpo, Gênero e Sexualidade no Ensino de Ciências”, que está composta por quinze capítulos e conta com a participação de professores, licenciandos e egressos do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas e do Curso de Especialização em Ensino de Ciências da Natureza, do Instituto Federal Farroupilha, Campus Santa Rosa. O livro tem como objetivo favorecer a produção e disseminação de investigações, práticas e experiências sobre as temáticas Corpo, Gênero e Sexualidade no ensino de Ciências. A obra foi desenvolvida a partir do projeto de pesquisa “As concepções de Corpo, Gênero e Violência Sexual de Crianças e Adolescentes da Educação Básica: produzindo análises com licenciandos em Ciências Biológicas”, no qual licenciandos e especialistas atuam ou atuaram como pesquisadores, em especial na iniciação científica como bolsistas e voluntários. O projeto de pesquisa é indissociável do ensino e da extensão nos cursos e na instituição, pois, na Licenciatura em Ciências Biológicas, relaciona-se a Prática de Ensino enquanto Componente Curricular (PECC) II que traz à tona a temática da Sexualidade, a qual articula aspectos biológicos, psicológicos e sociais. Além disso, alguns licenciandos também se envolvem no Projeto de Extensão “Jogos Reflexivos: promovendo diálogos sobre Gênero e Violência Sexual em Escolas de Educação Básica”, no qual são realizadas ações em oficinas com jogos de trilha que promovem a temática com estudantes de Educação Básica, por meio do diálogo.

Link de acesso direto: https://editorametrics.com.br/media/pdfs/299/c3JJWjzkXzRT.pdf

Download da obra digital
Preencha o formulário abaixo, e o livro digital será enviado para o seu email

* Ao clicar em Enviar, você afirma estar ciente e concorda com o que segue:
- Declaração de privacidade: Os nomes, e-mails, telefones e endereços informados na Editora Metrics serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta Editora, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.
- Concordo em ter meus dados coletados e armazenados de acordo com a declaração de privacidade acima.



Autor(es)
Sumário

APRESENTAÇÃO
Rúbia Emmel
Alexandre José Krul
Milene Carolina Cabral Vieira

SEÇÃO 1: INVESTIGAÇÕES SOBRE AS TEMÁTICAS CORPO, GÊNERO E SEXUALIDADE NO ENSINO DE CIÊNCIAS

Capítulo 1 - EDUCAÇÃO SEXUAL NO BRASIL: UM ESTUDO DOCUMENTAL
Milene Carolina Cabral Vieira
Rúbia Emmel

Capítulo 2 - CORPO, GÊNERO E SEXUALIDADE NO CONTEXTO DA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA
Milene Carolina Cabral Vieira
Luana Berro Strehlow
Rúbia Emmel

Capítulo 3 - DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL E EDUCAÇÃO SEXUAL: EXPERIÊNCIAS DE LICENCIANDOS EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS
Gabriele Strochain 
Luana Berro Strehlow
Rúbia Emmel

Capítulo 4 - PREVENÇÃO E TRATAMENTO DAS ISTS: UMA ANÁLISE DE CONTEÚDO DOS LIVROS DIDÁTICOS DO OITAVO ANO
Milene Carolina Cabral Vieira 
Rúbia Emmel

Capítulo 5 - A VIOLÊNCIA DE GÊNERO: ANÁLISE DE UMA PRÁTICA PEDAGÓGICA NO CONTEXTO ESCOLAR
Jéssica Donini Pedroso
Rúbia Emmel

SEÇÃO 2: RELATOS DE EXPERIÊNCIAS SOBRE O ENSINO DE CORPO, GÊNERO E SEXUALIDADE NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA

Capítulo 6 - TRAJETÓRIA DO CONHECIMENTO: EXPLORANDO CONCEITOS DE CORPO, GÊNERO E SEXUALIDADE NO ENSINO FUNDAMENTAL ATRAVÉS DA TRILHA DA PROTEÇÃO
Gabriel Busnello Becker
Milene Carolina Cabral Vieira
Noah Ferreira Guedes Da Luz
Rúbia Emmel

Capítulo 7 - ARCO-ÍRIS DE IDENTIDADES: UM ESTUDO SOBRE GÊNERO E SEXUALIDADE
Marcieli Luísa Zimmer
Gustavo Felipe Bastian
Rúbia Emmel

Capítulo 8 - RELATO DE EXPERIÊNCIA DA PRÁTICA DE ENSINO II: EDUCAÇÃO, GÊNERO E VIOLÊNCIA - ANÁLISES DE UMA INTERVENÇÃO NA DISCIPLINA DE BIOLOGIA NO ENSINO MÉDIO
Joana Tatiele de Carvalho
Larissa Izabelli Link da Silva
Ana Carolina Favero
Alexandre José Krul
Rúbia Emmel

Capítulo 9 - PRÁTICA ENQUANTO COMPONENTE CURRICULAR (PECC) II: ENSINO SOBRE MÉTODOS CONTRACEPTIVOS E GRAVIDEZ NA ADOLESCÊNCIA NO OITAVO ANO
Ana Julia de Oliveira Lino
Karen Cristina Müller
Alexandre José Krul 
Carla Cristiane Costa
Rúbia Emmel

Capítulo 10 - PRÁTICA ENQUANTO COMPONENTE CURRICULAR (PECC) II: INTERVENÇÃO SOBRE AS INFECÇÕES SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEIS EM UMA TURMA DE OITAVO ANO 
Ana Laura Engel da Silva
Gilson André Zmijewski 
Alexandre José Krul 
Carla Cristiane Costa
Rúbia Emmel

Capítulo 11 - SEXUALIDADE E PUBERDADE: EXPLORANDO AS EXPERIÊNCIAS DA ADOLESCÊNCIA EM UMA TURMA DE OITAVO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Adriana Laiane Schneider
Sara Gabriela Antunes
Schirle Eduarda Ceconi 
Alexandre José Krul 
Carla Cristiane Costa
Rúbia Emmel

Capítulo 12 - PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA SOBRE SEXUALIDADE HUMANA: MÉTODOS CONTRACEPTIVOS E GRAVIDEZ NA ADOLESCÊNCIA 
Milene Carolina Cabral Vieira
Jéssica Donini Pedroso
Alexandre José Krul 
Kerlen Bezzi Engers

Capítulo 13 - PRÁTICA DE ENSINO SOBRE SEXUALIDADE HUMANA E A RELAÇÃO ENTRE MUDANÇAS CORPORAIS E SOCIOEMOCIONAIS NA ADOLESCÊNCIA
Eloisa Heck
Giulia Della Giustina Hermes
Thalita Julie Trentin
Kerlen Bezzi Engers
Alexandre José Krul 
Rúbia Emmel

Capítulo 14 - PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA SOBRE INFECÇÕES SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEIS VIRAIS
Camila de Andrade 
Gabriela Giusmin Dejavitte
Rúbia Emmel
Lauri Mayer

Capítulo 15 - DESENVOLVIMENTO DA TEMÁTICA “SEXUALIDADE” A PARTIR DA METODOLOGIA DE ROTAÇÃO POR ESTAÇÕES DE APRENDIZAGEM: RELATO DE EXPERIÊNCIA NO CONTEXTO DO OITAVO ANO
Eloisa Heck
Giulia Della Giustina Hermes
Amanda Rafaela do Amaral Sortica
Patrícia dos Santos Rodrigues
Noah Ferreira Guedes da Luz
Rosielle de Araújo Cavalcante
Kerlen Bezzi Engers
Tatiana Raquel Löwe

ÍNDICE REMISSIVO

SOBRE OS AUTORES 


Ficha Técnica

I62   Investigações sobre corpo, gênero e sexualidade no ensino de ciências / organizadores: Rúbia Emmel, Alexandre José Krul, Milene Carolina Cabral Vieira. - Santo Ângelo : Metrics, 2024.
275 p.
 
ISBN 978-65-5397-277-3
DOI 10.46550/978-65-5397-277-3
1. Ensino de ciências. 2. Sexualidade. 3. Gênero. I. Emmel, Rúbia (org.). II. Krul, Alexandre José (org.) III. Vieira, Milene Carolina Cabral (org.). 
 
CDU:37:50