Ensinar Ciências A Todos - Volume 2: Sequências didáticas interdisciplinares e inclusivas

Essa obra objetiva divulgar experiências vivenciadas no âmbito do Projeto Ensinar Ciências para Todos: sequências didáticas inclusivas e interdisciplinares, financiado pelo Programa Ciência na Escola. Esse projeto de pesquisa foi desenvolvido em região do centro norte do estado da Bahia por equipe composta por pesquisadores, professores, técnicos em educação e estudantes de licenciatura em Ciências da Natureza e teve como objetivo principal investigar Sequências Didáticas Interdisciplinares (SDI) como elementos favorecedores à inclusão educacional de pessoas autistas no ensino de ciências. Além disso, esse processo buscou a formação inclusiva e interdisciplinar do grupo de licenciandos envolvidos, num exercício de pesquisa no ensino.

Download da obra digital
Preencha o formulário abaixo, e o livro digital será enviado para o seu email

* Ao clicar em Enviar, você afirma estar ciente e concorda com o que segue:
- Declaração de privacidade: Os nomes, e-mails, telefones e endereços informados na Editora Metrics serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta Editora, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.
- Concordo em ter meus dados coletados e armazenados de acordo com a declaração de privacidade acima.





Opcional: Caso deseje contribuir com um valor simbólico, pode fazê-lo através da seguinte chave PIX: (55) 99661-7792


Autor(es)
Sumário

PREFÁCIO
Luiz Caldeira Brant de Tolentino Neto 

APRESENTAÇÃO
Jocilene Gordiano Lima Tomaz Pereira 

Capítulo 1  - INCLUSÃO EDUCACIONAL DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA 
Ana Paula Boff 
Leonésia Leandro 
Gisele Soares Lemos Shaw 

Capítulo 2 - HISTÓRIA DO AUTISMO E AS POLÍTICAS INCLUSIVAS ATUAIS
Gisele Soares Lemos Shaw 
Ana Paula Boff 

Capítulo 3 - SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS: TECENDO OUTRAS PERSPECTIVAS CONCEITUAIS
Edeil Reis do Espírito Santo 
Jocilene Gordiano Lima Tomaz Pereira 

Capítulo 4 -  ENSINAR CIÊNCIAS NA MODALIDADE REMOTA: A EXPERIÊNCIA DOS LICENCIANDOS QUE APLICARAM SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS NO ÂMBITO DO PROJETO “CIÊNCIAS NA ESCOLA”
Rosangela Vieira de Souza  
Manoel Messias Alves de Souza  
Marcelo Reis dos Santos 

Capítulo 5 - ANÁLISES DE ENSINO-APRENDIZAGEM DA APLICAÇÃO DA SEQUÊNCIA DIDÁTICA “EU, O OUTRO E O MUNDO”
Thais Kethellen Silva de Paula 
Ezequiel Ribeiro dos Santos 
Rubecleiton Silva Souza 
Virgínia Farias Pereira de Araújo 

Capítulo 6 - ESTUDO DE CASO DE ANA, UMA ESTUDANTE COM TRANSTORNO DO ESPECTRO DO AUTISMO: PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM POR MEIO DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA INTERDISCIPLINAR E INCLUSIVA
Keilâny Moreira dos Santos 
Keiciane Canabarro Drehmer-Marques 
Emerson da Silva de Jesus 
Rosangela Vieira de Souza  
Gisele Soares Lemos Shaw  

Capítulo 7 - ANÁLISES DO PROCESSO DE ENSINO: APRENDIZAGEM DA SEQUÊNCIA DIDÁTICA FAZENDO ARTE E APRENDENDO SOBRE OS ANIMAIS
Thaíse Conceição Cordeiro 
Fernanda Pereira Batista 
Luciano Cintrão Barros 
Grasielle Sousa Bulhões
Gisele Soares Lemos Shaw 

Capítulo 8 - BONFIM CONTRA O CORONAVÍRUS: AS CONTRIBUIÇÕES DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA INTERDISCIPLINAR NA APRENDIZAGEM DE UMA ESTUDANTE AUTISTA 
Maria Roberta Rodrigues de Souza 
Josias da Silva Santos 
Gisele Soares Lemos Shaw 
Maria Cilene Freire de Menezes 
Juracir Silva Santos


Ficha Técnica

E59  Ensinar ciências a todos : sequências didáticas interdisciplinares e inclusivas / organizadoras: Gisele Soares Lemos Shaw, Jocilene Gordiano Lima Tomaz Pereira. - Santo Ângelo : Metrics, 2022.
v. 2

ISBN 978-65-5397-059-5
DOI 10.46550/978-65-5397-059-5

1. Ensino de ciências. 2. Educação inclusiva. I. Shaw, Gisele Soares Lemos (org.). II. Pereira, Jocilene Gordiano Lima Tomaz (org.).

CDU: 37.02:50