Essa obra objetiva divulgar experiências vivenciadas no âmbito do Projeto Ensinar Ciências para Todos: sequências didáticas inclusivas e interdisciplinares, financiado pelo Programa Ciência na Escola. Esse projeto de pesquisa foi desenvolvido em região do centro norte do estado da Bahia por equipe composta por pesquisadores, professores, técnicos em educação e estudantes de licenciatura em Ciências da Natureza e teve como objetivo principal investigar Sequências Didáticas Interdisciplinares (SDI) como elementos favorecedores à inclusão educacional de pessoas autistas no ensino de ciências. Além disso, esse processo buscou a formação inclusiva e interdisciplinar do grupo de licenciandos envolvidos, num exercício de pesquisa no ensino.
PREFÁCIO
Luiz Caldeira Brant de Tolentino Neto
APRESENTAÇÃO
Jocilene Gordiano Lima Tomaz Pereira
Capítulo 1 - INCLUSÃO EDUCACIONAL DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA
Ana Paula Boff
Leonésia Leandro
Gisele Soares Lemos Shaw
Capítulo 2 - HISTÓRIA DO AUTISMO E AS POLÍTICAS INCLUSIVAS ATUAIS
Gisele Soares Lemos Shaw
Ana Paula Boff
Capítulo 3 - SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS: TECENDO OUTRAS PERSPECTIVAS CONCEITUAIS
Edeil Reis do Espírito Santo
Jocilene Gordiano Lima Tomaz Pereira
Capítulo 4 - ENSINAR CIÊNCIAS NA MODALIDADE REMOTA: A EXPERIÊNCIA DOS LICENCIANDOS QUE APLICARAM SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS NO ÂMBITO DO PROJETO “CIÊNCIAS NA ESCOLA”
Rosangela Vieira de Souza
Manoel Messias Alves de Souza
Marcelo Reis dos Santos
Capítulo 5 - ANÁLISES DE ENSINO-APRENDIZAGEM DA APLICAÇÃO DA SEQUÊNCIA DIDÁTICA “EU, O OUTRO E O MUNDO”
Thais Kethellen Silva de Paula
Ezequiel Ribeiro dos Santos
Rubecleiton Silva Souza
Virgínia Farias Pereira de Araújo
Capítulo 6 - ESTUDO DE CASO DE ANA, UMA ESTUDANTE COM TRANSTORNO DO ESPECTRO DO AUTISMO: PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM POR MEIO DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA INTERDISCIPLINAR E INCLUSIVA
Keilâny Moreira dos Santos
Keiciane Canabarro Drehmer-Marques
Emerson da Silva de Jesus
Rosangela Vieira de Souza
Gisele Soares Lemos Shaw
Capítulo 7 - ANÁLISES DO PROCESSO DE ENSINO: APRENDIZAGEM DA SEQUÊNCIA DIDÁTICA FAZENDO ARTE E APRENDENDO SOBRE OS ANIMAIS
Thaíse Conceição Cordeiro
Fernanda Pereira Batista
Luciano Cintrão Barros
Grasielle Sousa Bulhões
Gisele Soares Lemos Shaw
Capítulo 8 - BONFIM CONTRA O CORONAVÍRUS: AS CONTRIBUIÇÕES DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA INTERDISCIPLINAR NA APRENDIZAGEM DE UMA ESTUDANTE AUTISTA
Maria Roberta Rodrigues de Souza
Josias da Silva Santos
Gisele Soares Lemos Shaw
Maria Cilene Freire de Menezes
Juracir Silva Santos
E59 Ensinar ciências a todos : sequências didáticas interdisciplinares e inclusivas / organizadoras: Gisele Soares Lemos Shaw, Jocilene Gordiano Lima Tomaz Pereira. - Santo Ângelo : Metrics, 2022.
v. 2
ISBN 978-65-5397-059-5
DOI 10.46550/978-65-5397-059-5
1. Ensino de ciências. 2. Educação inclusiva. I. Shaw, Gisele Soares Lemos (org.). II. Pereira, Jocilene Gordiano Lima Tomaz (org.).
CDU: 37.02:50