Organizamos esta obra pensando em professores e pesquisadores, na expectativa de despertar ao leitor, provocações, reflexões e inspirações acerca dos processos de resolução de problemas, investigação, jogos e materiais manipuláveis, literatura infantil, projetos, pesquisa em sala de aula e de opinião, utilização de dados reais e oriundos do contexto dos estudantes relacionados ao ensino de estatística, probabilidade e combinatória, com a finalidade de desenvolver o letramento estatístico em estudantes inseridos nas diferentes etapas de ensino (Educação Infantil, Ensino Fundamental – Anos inicial e final - e Ensino Médio) da Educação Básica brasileira.
Prefácio
Ruy César Pietropaolo
Apresentação
Geovane Carlos Barbosa
Sidney Silva Santos
Priscila Bernardo Martins
Capítulo 1 - Explorando os Níveis de Letramento Estatístico: um Roteiro de Análise
Adriano Amâncio de Oliveira
Suzete de Souza Borelli
Capítulo 2 - Um Trabalho Interdisciplinar com a Educação Estatística: Professoras e Estudantes de uma Turma do 3º Ano do Ensino Médio
Adriana Maira Ferreira Cardoso Monteiro
Ilaine da Silva Campos
Capítulo 3 - Jogar para Aprender Probabilidade: uma Proposta Pedagógica Inspirada no Problema de Monty Hall
Marlon Rafael Jordão Viana dos Santos
Geovane Barbosa
Sidney Silva Santos
Elizangela Tonelli
Capítulo 4 - Educação Infantil e Probabilidade: Reflexões de Aulas Propostas por Professoras
Kelly de Lima Azevedo Spinelli
Jaqueline Aparecida Foratto Lixandrão Santos
Capítulo 5 - Práticas Pedagógicas Inclusivas e o Ensino de Probabilidade para Estudantes com Deficiência Intelectual95
Ricardo Tavares de Medeiros
Andressa Mafezoni Caetano
Capítulo 6 - O Raciocínio Combinatório na Infância: Despertando o Potencial Matemático de Crianças Através de Material Educativo
Yasmim Ferreira Campos Viana
Thiarla Xavier Dal-Cin Zanon
Capítulo 7 - Saberes Estatísticos em uma Pesquisa de Opinião: Um Método em uma Revisão da Literatura
Bruna Ferreira Lopes
Cristimara Rodrigues de Castilho
Chang Kuo Rodrigues
Capítulo 8 - Análise Combinatória em Livros Utilizados na Licenciatura em Matemática ou no Ensino Médio
Jorge Henrique Gualandi
Ayandara Pozzi de Moraes Campos
Capítulo 9 - Teaching Conceptions Mobilized in the Development of the Statistical Learning Project
Cassio Cristiano Giordano
Mauren Porciúncula
Fernanda Ângelo Pereira
Índice remissivo
Sobre os autores