Educação Conectada: Explorando o potencial da tecnologia na sala de aula

O livro “Educação Conectada: Explorando o Potencial da Tecnologia na Sala de Aula” é uma obra fundamental para educadores, administradores educacionais e todos aqueles interessados na transformação da educação através da inovação e tecnologia. O livro  oferece uma análise abrangente das tendências atuais que estão moldando o cenário educacional. É uma leitura essencial para todos os profissionais da educação que desejam compreender e aplicar as mais recentes inovações tecnológicas e metodológicas em suas práticas diárias. Através de uma abordagem abrangente e detalhada, os autores fornecem ideias valiosas para a construção de um sistema educacional mais eficiente, inclusivo e preparado para os desafios do futuro. Os autores analisam as exigências de formação contínua para os professores e a necessidade de políticas educacionais que acompanhem essas transformações, proporcionando uma visão crítica e prática sobre como enfrentar essas demandas e garantir uma educação de qualidade para todos.

Download da obra digital
Preencha o formulário abaixo, e o livro digital será enviado para o seu email

* Ao clicar em Enviar, você afirma estar ciente e concorda com o que segue:
- Declaração de privacidade: Os nomes, e-mails, telefones e endereços informados na Editora Metrics serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta Editora, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.
- Concordo em ter meus dados coletados e armazenados de acordo com a declaração de privacidade acima.



Autor(es)
Sumário

APRESENTAÇÃO
Rodi Narciso

Capítulo 1 - SINERGIA NA EDUCAÇÃO: INTEGRANDO TECNOLOGIA, METODOLOGIAS INOVADORAS E CURRÍCULO
Lindoracy Almeida Santos
Fernanda da Cruz Lameira
Glyciane Vieira da Silva
Madson Cantuário de Assunção
Silvana Maria Aparecida Viana Santos

Capítulo 2 - O VALOR DO DESIGN INSTRUCIONAL NA EXPERIÊNCIA DE APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
Joberto da Silva Pessanha Junior
Claudia Ribeiro
Jessé Marques Lima Costa
Jordana Romero Silva
Julimeure Silva de Brito

Capítulo 3 - WEB CURRÍCULO E CURRÍCULOS NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (EAD)
Ana Walquíria Souza da Silva
Elionides José da Costa
Fabiana Pereira de Aguiar Ricardo
Julimeure Silva de Brito
Lindalva Mendonça de Figueirôa

Capítulo 4 - O USO DE TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO NO ENSINO INFANTIL: POSSIBILIDADES E DESAFIOS
Paula Welliana Araujo Martins
Jorge José Klauch
Julimeure Silva de Brito
Maria Cleonice Santos de Melo Penha
Mauri Alves da Silva

Capítulo 5 - INTERFACE EDUCACIONAL: EDUCAÇÃO 4.0 NA REVOLUÇÃO 5.0 DIANTE DOS AVANÇOS TECNOLÓGICOS COM PRÁTICAS DOCENTES
Nivaldo Pedro de Oliveira
Elionides José da Costa
Filomena Alves Pereira
Monique Bolonha das Neves Meroto
Wesley Schulz Mungo

Capítulo 6 - EDUCAÇÃO ESPECIAL E A IMPORTÂNCIA DO USO DAS MÍDIAS TECNOLÓGICAS COMO FERRAMENTAS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DOS ALUNOS COM DEFICIÊNCIA
Paula Welliana Araujo Martins
João Carlos Machado
Kesia Nascimento da Cruz
Lucas Ferreira Gomes
Valéria Costa Souza

Capítulo 7 - PROMOVENDO O LETRAMENTO CRÍTICO ATRAVÉS DA TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO
Rodi Narciso
Camila Sabino de Araujo 
Dirceu da Silva
Leila Costa 
Sophia Romero Motta

Capítulo 8 - PEER INSTRUCTION: UMA ABORDAGEM COLABORATIVA PARA O APRENDIZADO ATIVO
Silene de Freitas Oliveira Polari
Átila de Souza 
Cássia Danielle Lonardoni do Nascimento
Rodi Narciso
Zaqueu Do Nascimento Santos

Capítulo 9 - OBESIDADE INFANTIL: UM PROBLEMA DE SAÚDE PÚBLICA QUE TENDE A AUMENTAR EXPONENCIALMENTE
Luiz Marcelo Passos
Evaristo Fernandes de Almeida 
Luiz Carlos Melo Gomes 
Mackson Azevedo Mafra
Mirene da Cruz Silva 

Capítulo 10 - O USO DA METODOLOGIA ATIVA SALA DE AULA INVERTIDA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: DESAFIOS DOCENTES
Raquel Alves Barbosa
Antonio Epitácio Soares de Macêdo
Camila Aparecida Santi Ramos
Elisângela Tavares da Silva Barros
Magali Maristela Graffunder

Capítulo 11 - O PILAR FUNDAMENTAL: A FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA UMA EDUCAÇÃO DE QUALIDADE
Arlete Baudson Rodrigues Fernandes
Andresson Batista Jacinto de Lima
José Rogério Linhares
Rutte Nogueira de Freitas Santos
Verônica Sousa Palha

Capítulo 12 - OS DESAFIOS DA EDUCAÇÃO FRENTE À MODERNIDADE LÍQUIDA
Eva Vilma Maria da Silva Espíndola
Alexsandro Narciso de Oliveira
Kênia Cristina Soares Ferreira
Narciso Marques Miranda
Vivienn Marques da Silva Bezerra

Capítulo 13 - APRENDIZAGEM COLABORATIVA, DESAFIOS ENFRENTADOS PELOS DOCENTES
Marta Cristiane Kraemer Zatti
Adriana da Conceição Tesch
Dirceu da Silva
Ítalo Martins Lôbo
Patrícia Alves Ferreira

Capítulo 14 - RECURSOS MULTIMÍDIAS NO ENSINO SUPERIOR COMO ESTRATÉGIAS E INSTRUMENTOS PEDAGÓGICOS
Maria da Fé Silva Moreira
Cristiane Monteiro da Silva
Maria Valdeli Matias Batista
Simone Barbosa Fernandes
Solange Lopes Lino Silveira

Capítulo 15 - ALGUMAS NOTAS PEDAGÓGICAS SOBRE AS PERSPECTIVAS E OS DESAFIOS DO ENSINO DE LÍNGUA ESTRANGEIRA NA ESCOLA PÚBLICA
Daniela Paula de Lima Nunes Malta
Aline Esprendor
Ana Carolina Rodrigues da Luz
Átila de Souza
Daiane de Lourdes Alves

Capítulo 16 - EXPLORANDO O POTENCIAL EDUCACIONAL DO GCOMPRIS COMO FERRAMENTA INOVADORA: USO DE JOGOS DIGITAIS COMO FERRAMENTA EDUCACIONAL MULTIMÍDIA
Alessandra Barboza Barros Almeida
Fernanda Hungaro
Guelly Urzêda de Mello Rezende
Mackson Azevedo Mafra
Magno Antonio Cardozo Caiado

Capítulo 17 - PROPOSTA DIDÁTICO-PEDAGÓGICA SOBRE MULTILETRAMENTO NA EDUCAÇÃO BÁSICA: O BOOK TRAILER CHEGA À ESCOLA ENTRE CENAS COMO PRÁTICAS SOCIAIS
Daniela Paula de Lima Nunes Malta
Gêneses Soares Pereira
José Roberto Moreira de Barros
Karine do Nascimento Araújo
Yara Kirya Brum

Capítulo 18 - DISCUTINDO O APROVEITAMENTO DA IA NO ENSINO A DISTÂNCIA
Ester Aparecida de Mei Mello Vilalva
Alcicleide Maria Santana de Jesus
Ana Maria de Oliveira Souza
Franciene Pereira das Chagas Oliveira
Marina Rolim Aragão

Capítulo 19 - AS PRÁTICAS DO DESIGN INSTRUCIONAL NA EDUCAÇÃO: UMA ANÁLISE DAS VANTAGENS E DESVANTAGENS SOB A PERSPECTIVA DO PROFISSIONAL DESIGNER INSTRUCIONAL
Celine Maria de Sousa Azevedo
Jeckson Santos do Nascimento
Lenice Lins Corrêa 
Maria do Carmo Pereira de Aguiar 
Sandra de Oliveira Botelho

Capítulo 20 - ESTUDOS SOBRE A POLÍTICA DE GESTÃO EDUCACIONAL E O REGIME DE COLABORAÇÃO EM FORTALEZA: O ESTADO DA QUESTÃO (EQ)
Isabella Maria Coelho Veloso
Janaina Benvindo

SOBRE OS ORGANIZADORES


Ficha Técnica

E24   Educação conectada [recurso eletrônico] : explorando o potencial da tecnologia na sala de aula / organizadores: Rodi Narciso ... [et al.]. - Santo Ângelo : Metrics, 2024.
218 p. - (Educação e Tecnologia) 
 
ISBN 978-65-5397-202-5
DOI 10.46550/978-65-5397-202-5
1. Educação. 2. Tecnologias. 3. Inovação tecnológica. 4. Inteligência artificial. I. Narciso, Rodi (org.).
 
CDU: 37:004