Diversidade, Educação Inclusiva E O Ensino De Matemática

Este livro congrega diferentes práticas de ensino e aprendizagem que promovem aulas de matemática dinâmicas e prazerosas. É resultado do trabalho desenvolvido sob a orientação das docentes organizadoras deste livro, no curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Educação Matemática para anos iniciais do Ensino Fundamental: Uma Proposta Interdisciplinar no Componente de Diversidade e Educação Inclusiva, ofertado pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha - IFFar / Campus Santa Rosa. Nesse sentido, este livro simboliza o esforço conjunto para garantir que todos os alunos tenham direito de aprender conceitos matemáticos de forma ativa e significativa, oportunizados a partir de um contexto escolar lúdico e que desperta a autonomia e a criatividade infantil. Desejamos uma inspiradora leitura. 

Download da obra digital
Preencha o formulário abaixo, e o livro digital será enviado para o seu email

* Ao clicar em Enviar, você afirma estar ciente e concorda com o que segue:
- Declaração de privacidade: Os nomes, e-mails, telefones e endereços informados na Editora Metrics serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta Editora, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.
- Concordo em ter meus dados coletados e armazenados de acordo com a declaração de privacidade acima.





Opcional: Caso deseje contribuir com um valor simbólico, pode fazê-lo através da seguinte chave PIX: (55) 99661-7792


Autor(es)
Sumário

APRESENTAÇÃO
Mariele Josiane Fuchs 

Capítulo 1 - A MÁSCARA DA INCLUSÃO: REFLEXÕES E ANÁLISES NECESSÁRIAS NO CONTEXTO EDUCACIONAL
Cláudia Maria Costa Nunes  
Geovane Barbosa dos Santos 
Mariele Josiane Fuchs 

Capítulo 2 - O TRANSTORNO DO ESPECTRO DO AUTISMO (TEA): UM ESTUDO COM PAIS DE ALUNOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA
Henrique Scalco 
Catia Roberta de Souza Schernn 
Cláudia Maria Costa Nunes  
Katia Gilene dos Santos Moura 
Daniela Copetti Santos 

Capítulo 3 - CONSTRUINDO A DISCIPLINA DE DIVERSIDADE E EDUCAÇÃO INCLUSIVA NO ENSINO DE MATEMÁTICA COM ALUNOS DE UM CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO A PARTIR DE CÍRCULOS DE DIÁLOGO E COMPREENSÃO VIRTUAIS
Daniela Copetti Santos 
Cátia Roberta de Souza Schernn 

Capítulo 4 - APRENDIZAGEM MATEMÁTICA DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL: UM OLHAR INDIVIDUALIZADO PARA O ALUNO EM PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO
Juliane Marques 
Eliser de Matos 

Capítulo 5 - TECENDO REFLEXÕES SOBRE A DISLEXIA: UMA PROPOSTA DE INTERAÇÃO NO PRIMEIRO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Inês Sostisso
Jéssica Suzana Nagel 

Capítulo 6 - CONSTRUINDO MATERIAIS DIDÁTICOS MANIPULÁVEIS PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DA GEOMETRIA EM CENÁRIOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL
Angélica Maria de Gasperi 
Ivana Letícia Damião 
Tanise da Silva Moura 
Catia Roberta de Souza Schernn 
Mariele Josiane Fuchs 
Lucilaine Goin Abitante 

Capítulo 7 - OLHARES PARA SÓLIDOS GEOMÉTRICOS: RELATOS DE UMA ATIVIDADE COM O MATERIAL CONCRETO MANIPULÁVEL
Ana Cláudia Pires de Oliveira Bueno  
Arcelita Koscheck 
Mariele Josiane Fuchs 

SOBRE AS ORGANIZADORAS


Ficha Técnica

D618  Diversidade, educação inclusiva e o ensino de matemática / organizadoras: Daniela Copetti Santos ... [et al.]  - Santo Ângelo : Metrics, 2021.
103 p. :il. ; 21 cm

ISBN 978-65-89700-64-7
DOI 10.46550/978-65-89700-64-7

1. Matemática - Ensino. 2. Educação inclusiva. I. Santos, Daniela Copetti (org.).                          

CDU: 51:376