Por meio dos dezesseis capítulos, “Além da Sala de Aula: Novas Abordagens Educacionais - Volume 2” oferece uma visão ampla das transformações em curso na educação contemporânea. Esses capítulos exploram uma variedade de temas, desde o papel da tecnologia na promoção da cidadania até as estratégias para integrar inovações tecnológicas ao currículo escolar. Ao examinar questões como gestão da qualidade, práticas digitais responsáveis e inclusão, este livro proporciona importantes reflexões para educadores, gestores e pesquisadores interessados em compreender e abordar os desafios do ensino no século XXI. Com um olhar voltado para o futuro, Além da Sala de Aula, portanto, não apenas analisa as tendências atuais, mas também antecipa as possibilidades e oportunidades emergentes, convidando os leitores a refletirem sobre como podem moldar a educação do amanhã.
APRESENTAÇÃO
Rodi Narciso
Aline Canuto de Abreu Santana
Allysson Barbosa Fernandes
Cássia Danielle Lonardoni do Nascimento
Christiane Diniz Guimarães
Joberto da Silva Pessanha Junior
Lucas Ferreira Gomes
Mackson Azevedo Mafra
Monique Bolonha das Neves Meroto
Silvana Maria Aparecida Viana Santos
Capítulo 1 - A TECNOLOGIA COMO POSSIBILIDADE PARA UMA EDUCAÇÃO CIDADÃ
Andréia Bueno
Debora Cristina Domingos Ferreira
Evany Pereira Viana
Lucas Estevão Fernandes Laet
Silvana Maria Aparecida Viana Santos
Capítulo 2 - A RELAÇÃO DAS TECNOLOGIAS COM O ENSINO-APRENDIZAGEM POR MEIO DAS NOVAS METODOLOGIAS E O CURRÍCULO ESCOLAR
Tatiana Petúlia Araújo da Silva
Ayrla Morganna Rodrigues Barros
Ianan Eugênia de Carvalho
Lucas Estevão Fernandes Laet
Solange Aparecida Gallo
Capítulo 3 - CAMINHOS DA EDUCAÇÃO DIGITAL: INTEGRANDO TECNOLOGIAS, CIDADANIA E INOVAÇÃO
Matozalém de Sousa
Franciele de Carvalho Ferreira
Jean dos Santos Silva
Mauri Alves da Silva
Ricardo Furtado de Oliveira
Capítulo 4 - TECNOLOGIAS, CIDADANIA E EDUCAÇÃO: PRÁTICAS DIGITAIS E RISCOS NO CONTEXTO DAS INSTITUIÇÕES ESCOLARES
Vanessa Carolina Gomes de Melo
Adriana Carla de Araújo Veríssimo
Inacio Muniz Franco Neto
Lucelena Maria Fernandes
Monique Bolonha das Neves Meroto
Capítulo 5 - ENSINO DA METEOROLOGIA COMO PRÁTICA INTERDISCIPLINAR NO ENSINO MÉDIO
Thaís Freitas Dill
Glyciane Vieira da Silva
Izaias Nunes de Lima Junior
Joana Paula Ramos Krohling
Luiz Marcelo Passos
Capítulo 6 - A IMPORTÂNCIA DA GESTÃO DA QUALIDADE NAS INSTITUIÇÕES EDUCACIONAIS
Christiane Diniz Guimarães
Edivan Jorge Costa
Benedito Braz Sobrinho
Luciane Pereira de Castilho
Monique Bolonha das Neves Meroto
Capítulo 7 - AS MULTIMÍDIAS COMO FERRAMENTAS DE ENSINO E APRENDIZAGEM NO ENSINO MÉDIO
Patrícia Alves Ferreira
Camila Sabino de Araujo
Claudio Giovane Prando Milli
Jéssica Marinho Medeiros
Rosimar Rodrigues Souza
Capítulo 8 - TECNOLOGIAS, CIDADANIA E EDUCAÇÃO: PRÁTICAS DIGITAIS E RISCOS NO CONTEXTO DAS INSTITUIÇÕES ESCOLARES
Antonio Guilherme da Cruz Lima
Claudia Ribeiro
Jessé Marques Lima Costa
Joberto da Silva Pessanha Junior
Jordana Romero Silva
Capítulo 9 - BENEFÍCIOS E DIFICULDADES ENFRENTADAS COM O USO DE TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO
Antonio Guilherme da Cruz Lima
Jorge José Klauch
Maria Cleonice Santos de Melo Penha
Mauri Alves da Silva
Paula Welliana Araujo Martins
Capítulo 10 - EXPERIÊNCIAS COM MÍDIAS DIGITAIS E LINGUAGEM VISUAL JUNTO AOS ESTUDANTES: UM ESTUDO
Filomena Alves Pereira
Elionides José da Costa
Monique Bolonha das Neves Meroto
Nivaldo Pedro de Oliveira
Wesley Schulz Mungo
Capítulo 11 - INOVAÇÕES TECNOLÓGICAS NA EDUCAÇÃO FÍSICA ADAPTADA: RECURSOS E APLICAÇÕES
João Carlos Machado
Kesia Nascimento da Cruz
Lucas Ferreira Gomes
Paula Welliana Araujo Martins
Valéria Costa Souza
Capítulo 12 - PRÁTICAS DIGITAIS E RISCOS NO CONTEXTO DAS INSTITUIÇÕES ESCOLARES
Addgo de Oliveira Santos
Átila de Souza
Cássia Danielle Lonardoni do Nascimento
Silene de Freitas Oliveira Polari
Zaqueu do Nascimento Santos
Capítulo 13 - GERAÇÕES FLUÍDAS: COMO A MODERNIDADE LÍQUIDA AFETA DIFERENTES ÉPOCAS E SUAS RELAÇÕES SOCIAIS?
Evaristo Fernandes de Almeida
Luiz Carlos Melo Gomes
Luiz Marcelo Passos
Mackson Azevedo Mafra
Mirene da Cruz Silva
Capítulo 14 - CURRÍCULO OFICIAL DO NOVO ENSINO MÉDIO DO ESTADO DE SÃO PAULO INFLUÊNCIAS NEOLIBERAL
Camila Aparecida Santi Ramos
Antonio Epitácio Soares de Macêdo
Elisângela Tavares da Silva Barros
Magali Maristela Graffunder
Raquel Alves Barbosa
Capítulo 15 - FORMAÇÃO DOCENTE, TECNOLOGIA E CURRÍCULO
Circe Carneiro de Leão
Alessandra Barboza Barros Almeida
Lucas Estevão Fernandes Laet
Maura Aparecida de Souza
Vanessa Souza Santos Detoni
Capítulo 16 - GERAÇÃO DIGITAL NA EDUCAÇÃO: DESAFIOS E ADAPTAÇÕES
Maria Aparecida Martim Pereira
Elionides José da Costa
Ellen Gonçalves Lira
Gabriela dos Santos de Almeida
Moésia da Cunha Batista
SOBRE OS ORGANIZADORES