Os relatos das práticas que constituem esta obra são tecidas por futuros professores de Matemática e seus professores formadores, nas quais analisam como as propostas pedagógicas elaboradas no âmbito acadêmico poderão contribuir com o processo de aprendizagem dos alunos, quando colocadas em prática nas salas de aula da Educação Básica. Nela o leitor vivenciará o compartilhamento de alguns resultados evidenciados, abarcando uma perspectiva metodológica diferenciada: a modelagem matemática. Para além disto, os planejamentos, desenvolvidos nos componentes curriculares de Prática de Ensino de Matemática VIII (PeCC VIII) e Estágio Curricular Supervisionado IV, em 2022, visam refletir acerca da avaliação do ensino e da aprendizagem sob a ótica da avaliação mediadora, da metodologia de análise de erros e do uso das tecnologias educacionais para a abordagem de conceitos matemáticos. Esta obra reafirma o compromisso do Curso de Licenciatura em Matemática do IFFar/Campus Santa Rosa, com a qualificação do trabalho docente, promovendo a integração entre formação e o exercício profissional, pautada na implementação de uma prática educativa crítica, criativa, responsável, construtiva e autônoma no processo escolar e social. Capaz de colaborar para a efetivação de práticas avaliativas responsáveis, reflexivas e permanentes, que considerem o conhecimento construído e não apenas as dificuldades de aprendizagem.
APRESENTAÇÃO
Cláudia Maria Costa Nunes
Mariele Josiane Fuchs
Capítulo 1 - ENSINAR E AVALIAR: DISCUTINDO OS FAZERES DOCENTES NUMA PERSPECTIVA FORMATIVA
Júlia Vanderléia Dollis
Daiani Finatto Bianchini
Luana Henrichsen
Mariele Josiane Fuchs
Capítulo 2 - COMPRAR UMA CASA OU MORAR DE ALUGUEL? A MODELAGEM MATEMÁTICA AUXILIANDO NO ESTUDO DA VIABILIDADE FINANCEIRA PARA ESSA ESCOLHA
Anderson Felipe Mohr
Pablo Henrique Tolfo
Analice Marchezan
Lucilaine Goin Abitante
Capítulo 3 - O USO DA MODELAGEM MATEMÁTICA PARA CONSTRUÇÕES EM UM TERRENO COM FORMATO TRIANGULAR
Cristiane Bajerski
Gabriel Knäsel Klein
Graziela Zorzo
Daiani Finatto Bianchini
Luana Henrichsen
Capítulo 4 - MODELAGEM MATEMÁTICA DO SALÁRIO DOS RECENSEADORES DO IBGE
Djéssi Carolina Krauspenhar Reffatti
Geovana Cristina Teschiedel
Lucilaine Goin Abitante
Analice Marchezan
Capítulo 5 - A MODELAGEM MATEMÁTICA NO ENSINO DA FUNÇÃO QUADRÁTICA
Andressa Camila Giehl
Angélica Maria de Gasperi
Juliana Cristina Lösch
Daiani Finatto Bianchini
Luana Henrichsen
Capítulo 6 - MODELAGEM MATEMÁTICA E A RENTABILIDADE DE VENDA DE SACAS DE SOJA PARA DIFERENTES CEREALISTAS DA REGIÃO NOROESTE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL
Katieli Graef Ludwig Simionatto
Thaís Daniele Dotto
Regina Luísa Schwaikardt
Daiani Finatto Bianchini
Luana Henrichsen
Capítulo 7 - A MODELAGEM MATEMÁTICA NA ANÁLISE DO DESPERDÍCIO ANUAL DE MDF EM DUAS MARCENARIAS
Gabriele Samara Schlinwein
Natasha Inês Buche
Suelin Dewes Schudiken
Elizangela Weber
Julhane Alice Thomas Schulz
Capítulo 8 - MODELAGEM MATEMÁTICA COMO FERRAMENTA DE AVALIAÇÃO: VOLUME DE UM SILO E A CAPACIDADE DE ARMAZENAGEM DE GRÃOS DE SOJA
Caren Cristina Erstling
Jeancarlo Fiorentini
Jenivaldo Frank
Elizangela Weber
Julhane Alice Thomas Schulz
Mariele Josiane Fuchs