Uma Proposta Para O Ensino Do Conceito De Luz No Ensino Médio

Essa obra é uma extensão do trabalho desenvolvido no Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física - MNPEF (polo 10 - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte – IFRN). A temática sobre a natureza da luz escolhida parte de um desafio presente no ensino de física que é ensinar conceitos de óptica física para os estudantes do ensino médio, principalmente, aqueles relativos à natureza da luz (o que não é tarefa das mais simples). A abordagem dos livros de física do Ensino Médio é escassa e, muitas vezes, superficial, o que provoca pouca discussão desse tópico em sala de aula. Nesse contexto, a obra teve como finalidade avaliar a eficácia de uma proposta de ensino, baseada no conflito cognitivo sobre a natureza da luz utilizando como ferramentas didáticas a experimentação do tipo demonstrativa, a História da Física como forma de contextualização e simulações computacionais do PhET. O trabalho foi desenvolvido com os alunos do segundo ano do ensino médio integrado do curso de controle ambiental do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte – IFRN, Campus Natal-Central. O percurso metodológico foi dividido em três etapas. A primeira foi à fase exploratória, a segunda foi à fase de elaboração e aplicação da unidade didática e a última foi à análise dos resultados e conclusão. A execução da unidade didática se deu em sete aulas, durante três semanas (com encontros nas segundas-feiras e nas quartas-feiras). Primeiramente, foi aplicada uma atividade para investigar os conhecimentos prévios dos alunos (uma aula), nos dois encontros seguintes houve a aplicação do produto educacional (quatro aulas). No encontro posterior a aplicação foi realizada a atividade posterior (uma aula), com o objetivo de verificar a evolução dos alunos, pela comparação dos resultados encontrados nas duas atividades. Por fim, passados três meses da aplicação da atividade posterior, foi realizada uma atividade final (uma aula), para que fosse possível avaliar se os conhecimentos construídos foram sedimentados. A análise mista (quantitativa e qualitativa) dos resultados, bem indicou que o produto educacional proposto, mesmo com as dificuldades encontradas foi eficaz no auxílio para a aprendizagem relativa à natureza da luz. E ao fim da obra fica comprovado não só a relevância da temática para o Ensino de Física. Mas também fica nítido que o uso das atividades experimentais e da história e filosofia da ciência quando bem articulados (por uma unidade didática) se tornam poderosas ferramentas no processo de ensino e aprendizagem.  

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Autor(es)
Sumário

INTRODUÇÃO

Capítulo 1 - REVISÃO DA LITERATURA

Capítulo 2 - REFERENCIAL TEÓRICO
2.1 Ensino de Física 
2.1.1 Experimentação no Ensino de Física 
2.1.2 História da Física 
2.1.3 Conflito cognitivo 
2.1.4 Simulação no Ensino de Física 
3.2 A natureza da luz 
2.2.1 A visão grega sobre a luz 
22.2 As teorias de Newton e Huygens 
2.2.3 A Luz e a Teoria da Relatividade Especial 
3.2.4 O ressurgimento da teoria corpuscular da luz 
2.2.5 Grande saída: a dualidade onda-corpúsculo 

Capítulo 3 - KIT ÓPTICO EDUCACIONAL E UMA PROPOSTA DE APLICAÇÃO
3.1 O Kit Óptico Educacional 
3.2 Unidade didática 5

Capítulo 4 - METODOLOGIA
4.1 Contexto da pesquisa 
4.1.1 Ementa do Componente Curricular Física nos Cursos Integrados
4.2 Sujeitos da pesquisa 
4.3 Percurso metodológico 
4.4 Fase exploratória 
4.5 Elaboração e aplicação do produto educacional (experimento pedagógico) 
4.6 Descrição da aplicação da unidade didática 
4.7 Análise dos resultados 

Capítulo 5 - RESULTADOS E ANÁLISES
5.1 Análise da atividade prévia 
5.2 Análise da atividade posterior 
5.3 Análises da atividade final 

CONSIDERAÇÕES FINAIS E RECOMENDAÇÕES

REFERÊNCIAS

APÊNDICES


Ficha Técnica

P965   Uma proposta para o ensino do conceito de luz no ensino médio
[recurso eletrônico] / Felipe Alexandre Medeiros de Freitas ... [et al.]. - Santo Ângelo : Metrics, 2022.
166 p. : il. 

ISBN 978-65-89700-93-7
DOI 10.46550/978-65-89700-93-7

1. Óptica. 2. Luz (Física). I. Freitas, Felipe Alexandre Medeiros de                                    

CDU: 535