Trilhas Na Educação Do Campo: Teoria e Prática

As concepções discorridas neste livro “Trilhas na Educação do Campo: teoria e prática” estão vinculadas às questões da Educação do Campo como direito de todos e dever do Estado, é o resultado da caminhada de pesquisadores, professores da educação básica e estudantes, fruto desse projeto educativo, que de alguma forma o fortalece por meio da pesquisa, da prática pedagógica e relatos de experiências,  evidenciando que os povos do campo tem alcançado a educação básica e outros espaços educativos consagrados pela humanidade.

Download da obra digital
Preencha o formulário abaixo, e o livro digital será enviado para o seu email

* Ao clicar em Enviar, você afirma estar ciente e concorda com o que segue:
- Declaração de privacidade: Os nomes, e-mails, telefones e endereços informados na Editora Metrics serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta Editora, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.
- Concordo em ter meus dados coletados e armazenados de acordo com a declaração de privacidade acima.





Opcional: Caso deseje contribuir com um valor simbólico, pode fazê-lo através da seguinte chave PIX: (55) 99661-7792


Autor(es)
Sumário

PREFÁCIO
Odair Ledo Neves
Gidelmo Santos de Jesus
Romário Pereira Carvalho

EDUCAÇÃO DO CAMPO E POLÍTICAS PÚBLICAS NA BAHIA: DESAFIOS E PERSPECTIVAS EM TEMPOS DA COVID-19
Antônio Domingos Moreira
Jamile de Souza Soares
Arlete Ramos dos Santos
Queziane Martins da Cruz

CURRÍCULO E FORMAÇÃO DOCENTE: CAMINHOS PARA A CONSOLIDAÇÃO DA EDUCAÇÃO DO CAMPO NA REDE PÚBLICA DE ENSINO
 Marcilene Nasareth de Sousa

PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO E A EDUCAÇÃO  DO CAMPO
Gisele Batista de Souza
Vanessa Santos Bastos França
Odair Ledo Neves 

RELATO DE EXPERIÊNCIA: ANITA, UMA MENINA NEGRA
Antonio José de Souza

SABERES E PRÁTICAS TRADICIONAIS DE UMA PARTEIRA, E LÍDER ESPIRITUAL DO QUILOMBO BARREIRO GRANDE
Naita Aparecida Nunes de Lima
Ádma Bernardino Magalhães

ASPECTOS HISTÓRICOS E CONCEITUAIS DA PEDAGOGIA DA ALTERNÂNCIA, SUA MATERIALIDADE NA EFA JACYRA DE PAULA MINIGUITE
Wéster Francisco de Almeida
Poliana Dias dos Santos

EDUCAÇÃO DO CAMPO: UM DIREITO AMEAÇADO PELO PROJETO DE REORDENAMENTO NO MUNICÍPIO DE CANINDÉ DE SÃO FRANCISCO/SE
Gidelmo Santos de Jesus
Odair Ledo Neves
Romário Pereira Carvalho
Drágsa Silva Santos Lima

CULTURA AFRODESCENDENTE: UM OLHAR A PARTIR DO QUILOMBO TOMÉ NUNES EM MALHADA-BA
Carla Daiane Souza Silva

CLASSES MULTISSERIADAS COMO POSSIBILIDADE DA MATERIALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO DO CAMPO
Inaiara Alves Rolim
Raine Márcia Lopes Cavalcante

O LUGAR SOCIAL DA CULTURA QUILOMBOLA NO CAMPO: UM ESTUDO DA COMUNIDADE LAGOINHAS EM SÃO GABRIEL-BA
Ivanete Gomes Pereira

OS ESPAÇOS DA INFÂNCIA NO/DO CAMPO NO FAZER PEDAGÓGICO DA EDUCAÇÃO INFANTIL
Divina Michelle Pimentel de Souza


Ficha Técnica

T829    Trilhas na educação do campo : teoria e prática / organizadores:  
Odair Ledo Neves, Romário Pereira Carvalho, Gidelmo Santos de Jesus - Santo Ângelo : Metrics, 2021.
189 p. : il. ; 21 cm

ISBN 978-65-89700-00-5
DOI: 10.46550/978-65-89700-00-5

1. Educação. 2. Políticas públicas. 3. Movimentos sociais. I. Neves, Odair Ledo (org.). II. Carvalho, Romário Pereira (org.). III. Jesus, Gidelmo Santos de (org.)                            

CDU: 37