Os textos que compõem a presente obra revelam e problematizam as várias situações que envolvem as teorias e práticas libertadoras, fundadas nas ideias freirianas, entrelaçadas com a Educação de Jovens e Adultos (EJA), que vão desde o acesso ao direito a educação até a realização de práticas emancipatórias, para superação de todas as formas de desigualdades sociais, raciais e sociais. Os autores apresentam narrativas dos sujeitos da EJA com vivências associadas a leitura e escrita e aproveitam para indagar sobre a concepção epistemológica, no sentido de pensar como se dão as aprendizagens e os processos avaliativos, chamando a atenção sobre a necessidade histórica de continuar lutando pelo direito a educação dessas pessoas com políticas educacionais que respeitem a especificidade do tempo humano.
PREFÁCIO
Marlene Souza Silva
Capítulo 1 - EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: NARRATIVAS DE SI DOS SUJEITOS DO COLÉGIO PAULO FREIRE
Alinádia Matos Silva
Amilton Alves de Souza
Capítulo 2 - EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS DO CAMPO E O TRABALHO COMO PRINCIPIO EDUCATIVO: UM ESTUDO BIBLIOGRÁFICO
Yolanda Oliveira
Capítulo 3 - A AVALIAÇÃO NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: UM OLHAR REFLEXIVO SOBRE A REALIDADE E A NECESSIDADE DE ALINHAR A TEORIA E A PRÁTICA NA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA
Zélia Nascimento de Almeida
Capítulo 4 - EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: REFLEXÕES SOBRE FORMAÇÃO DOCENTE
Maria Eduarda Cardoso S. Souza
Paula Alves de Oliveira
Thaís Montalvão
Yolanda Oliveira de Jesus
Capítulo 5 - DIALOGANDO COM JOVENS E ADULTOS: LEITURA, ESCRITA E VIVÊNCIAS EM RODAS DE CONVERSA
Gabrielli Aparecida de Souza Ferreira
Valéria Barbosa Evangelista
Franciele Santos da Silva
Zenaide Viana Soares Fortunato
Capítulo 6 - A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS E A RELAÇÃO COM O MUNDO DO TRABALHO
Iure Dourado Coelho
Jaiane Dias Espínola
Rodrigo Guedes de Araújo
Capítulo 7 - A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA) E OS DESAFIOS DAS PRÁTICAS EDUCACIONAIS
Edna Alves Dias Zatta
Giovanna Rodrigues de Souza
Juliana Pereira Soares
Capítulo 8 - A POLÍTICA DE EDUCAÇÃO PARA OS JOVENS E ADULTOS (EJA): MODELO E PERSPECTIVAS
Paula Pimentel
Rodrigo Guedes de Araújo
Capítulo 9 - A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA) E OS IMPACTOS DA INFANTILIZAÇÃO DOS EDUCANDOS
Henrique Santos Almeida
Rodrigo Guedes de Araújo
Capítulo 10 - EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS DO CAMPO E OS MOVIMENTOS SOCIAIS: DA LUTA AO DIREITO E ACESSO A EDUCAÇÃO
Rodrigo Guedes de Araújo
Jemima Gonçalves da Silva
Capítulo 11 - A PERSPECTIVA DA EJA EM RIACHO DE SANTANA NO DEBATE DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS146
Carina Alves
Daniela Souza
Edivania Fernandes
Rodrigo Guedes de Araujo
SOBRE O ORGANIZADOR
T314 Teoria e prática da educação de jovens e adultos [recurso eletrônico] : diálogos com Paulo Freire / organizador: Rodrigo Guedes de Araújo. - Santo Ângelo : Metrics, 2022.
156 p.
ISBN 978-65-5397-049-6
DOI 10.46550/978-65-5397-049-6
1. Educação de jovens e adultos (EJA). 2. Práticas pedagógicas. 3. Ensino-aprendizagem. I. Araújo, Rodrigo Guedes de (org.).
CDU: 374.7