Teoria E Prática Da Educação De Jovens E Adultos: Diálogos com Paulo Freire

Os textos que compõem a presente obra revelam e problematizam as várias situações que envolvem as teorias e práticas libertadoras, fundadas nas ideias freirianas, entrelaçadas com a Educação de Jovens e Adultos (EJA), que vão desde o acesso ao direito a educação até a realização de práticas emancipatórias, para superação de todas as formas de desigualdades sociais, raciais e sociais. Os autores apresentam narrativas dos sujeitos da EJA com vivências associadas a leitura e escrita e aproveitam para indagar sobre a concepção epistemológica, no sentido de pensar como se dão as aprendizagens e os processos avaliativos, chamando a atenção sobre a necessidade histórica de continuar lutando pelo direito a educação dessas pessoas com políticas educacionais que respeitem a especificidade do tempo humano. 

Download da obra digital
Preencha o formulário abaixo, e o livro digital será enviado para o seu email

* Ao clicar em Enviar, você afirma estar ciente e concorda com o que segue:
- Declaração de privacidade: Os nomes, e-mails, telefones e endereços informados na Editora Metrics serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta Editora, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.
- Concordo em ter meus dados coletados e armazenados de acordo com a declaração de privacidade acima.



Autor(es)
Sumário

PREFÁCIO
Marlene Souza Silva 

Capítulo 1 - EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: NARRATIVAS DE SI DOS SUJEITOS DO COLÉGIO PAULO FREIRE
Alinádia Matos Silva 
Amilton Alves de Souza 

Capítulo 2 - EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS DO CAMPO E O TRABALHO COMO PRINCIPIO EDUCATIVO: UM ESTUDO BIBLIOGRÁFICO  
Yolanda Oliveira 

Capítulo 3 - A AVALIAÇÃO NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: UM OLHAR REFLEXIVO SOBRE A REALIDADE E A NECESSIDADE DE ALINHAR A TEORIA E A PRÁTICA NA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA
Zélia Nascimento de Almeida  

Capítulo 4 - EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: REFLEXÕES SOBRE FORMAÇÃO DOCENTE
Maria Eduarda Cardoso S. Souza 
Paula Alves de Oliveira 
Thaís Montalvão 
Yolanda Oliveira de Jesus 

Capítulo 5 - DIALOGANDO COM JOVENS E ADULTOS: LEITURA, ESCRITA E VIVÊNCIAS EM RODAS DE CONVERSA
Gabrielli Aparecida de Souza Ferreira 
Valéria Barbosa Evangelista  
Franciele Santos da Silva 
Zenaide Viana Soares Fortunato 

Capítulo 6 - A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS E A RELAÇÃO COM O MUNDO DO TRABALHO
Iure Dourado Coelho 
Jaiane Dias Espínola 
Rodrigo Guedes de Araújo 

Capítulo 7 - A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA) E OS DESAFIOS DAS PRÁTICAS EDUCACIONAIS 
Edna Alves Dias Zatta  
Giovanna Rodrigues de Souza 
Juliana Pereira Soares 

Capítulo 8 - A POLÍTICA DE EDUCAÇÃO PARA OS JOVENS E ADULTOS (EJA): MODELO E PERSPECTIVAS
Paula Pimentel 
Rodrigo Guedes de Araújo 

Capítulo 9 - A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA) E OS IMPACTOS DA INFANTILIZAÇÃO DOS EDUCANDOS
Henrique Santos Almeida 
Rodrigo Guedes de Araújo 

Capítulo 10 - EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS DO CAMPO E OS MOVIMENTOS SOCIAIS: DA LUTA AO DIREITO E ACESSO A EDUCAÇÃO
Rodrigo Guedes de Araújo     
Jemima Gonçalves da Silva

Capítulo 11 - A PERSPECTIVA DA EJA EM RIACHO DE SANTANA NO DEBATE DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS146
Carina Alves
Daniela Souza
Edivania Fernandes
Rodrigo Guedes de Araujo 

SOBRE O ORGANIZADOR


Ficha Técnica

T314   Teoria e prática da educação de jovens e adultos [recurso eletrônico] : diálogos com Paulo Freire / organizador: Rodrigo Guedes de Araújo. - Santo Ângelo : Metrics, 2022.
156 p.

ISBN 978-65-5397-049-6
DOI 10.46550/978-65-5397-049-6

1. Educação de jovens e adultos (EJA). 2. Práticas pedagógicas. 3. Ensino-aprendizagem. I. Araújo, Rodrigo Guedes de (org.).    

CDU: 374.7