Tendências e Pesquisas no Ensino de Ciências foi escrita por e para profissionais de educação e, portanto, em linguagem acessível, comportando vários estudos e pesquisas que questionam um Ensino de Ciências em geral, tradicional, centralizado na simples memorização e repetição de nomes, fórmulas e cálculos, totalmente desvinculados do dia-a-dia e da realidade em que os alunos se encontram. O Ensino de Ciências, enquanto campo de pesquisa, vem recebendo um maior destaque nos últimos anos. Muitos fatores contribuíram para a ampliação e consolidação da área, dentre elas, as origens e características dessas pesquisas que têm sido estudadas com base em diferentes referenciais teóricos e metodológicos. Destacamos que a partir de 2010 a área de Ensino foi ampliada no país, com a incorporação da área de Ensino de Ciências e Matemática, pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Nesse sentido, é importante compreender que pesquisas em Ensino de Ciências perpassam períodos históricos, envolvendo diferentes interesses na sua produção. A constituição da área abrange aspectos voltados, principalmente, a preocupação com as questões de ensino e aprendizagem, bem como, a inquietação com o contexto de desenvolvimento de pesquisas sobre o tema.
PREFÁCIO
Rafael Soares Silva
Capítulo 1
O CONTEXTO DE ENSINO DE QUÍMICA DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19: UM ESTUDO DE CASO COM DUAS PROFESSORAS DO CENTRO-OESTE, FORMADAS NA UFMT
Kaique de Oliveira
Graziele Borges de Oliveira Pena
Capítulo 2
ABORDAGEM RELACIONAL NA HISTÓRIA DO ENSINO DE QUÍMICA NO BRASIL: CONTADA A PARTIR DOS ESTUDIOSOS CONDE DA BARCA E JOSÉ BONIFÁCIO DE ANDRADA E SILVA
Francisca das Chagas Alves da Silva
Joyce Melo Mesquita
Nyuara Araújo da Silva Mesquita
Capítulo 3
A QUÍMICA DOS JOGOS NA SALA DE AULA
Rafael Soares Silva
Capítulo 4
ARGUMENTAÇÃO CIENTÍFICA E EDUCAÇÃO PELA PESQUISA EM UMA PRÁTICA PEDAGÓGICA: TENDÊNCIA E INTERFACES
Agnaldo Ronie Pezarini
Samuel Mendonça
Capítulo 5
A ECOPEDAGOGIA COMO ALTERNATIVA PARA A IMPLEMENTAÇÃO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ENSINO DE QUÍMICA
Lays Rafalscky
Bárbara Darós de Lelis Ferreira
Fabiana da Silva Kauark
Capítulo 6
A IMPORTÂNCIA DOS BIOCOMBUSTÍVEIS FRENTE Á PROBLEMÁTICA AMBIENTAL: UMA INTERLOCUÇÃO PARA O ENSINO DE QUÍMICA
Manoel Aguiar Neto Filho
Viviane Zanuzzo
Taiane Bacega
Aline Locatelli
Capítulo 7
ANÁLISE DE MEDICAMENTOS DE REFERÊNCIA E GENÉRICOS UTILIZANDO A ESPECTROSCOPIA NO INFRAVERMELHO: UMA ABORDAGEM PARA O ENSINO MÉDIO
Evellyn Elias Soares
Lucas Alves Barbosa e Silva
Carla de Moura Martins
Capítulo 8
A EXPERIMENTAÇÃO NO ENSINO DE QUÍMICA: UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA SOBRE POTABILIDADE DA ÁGUA
Rafael Soares Silva
Capítulo 9
A INTERLOCUÇÃO ENTRE OS HÁBITOS ALIMENTARES E O ENSINO DE QUÍMICA
Viviane Zanuzzo
Aline LocatelliI
Luiz Marcelo Darroz
Manoel Aguiar Neto Filho
Capítulo 10
UM JOGO PARA O ENSINO DE EQUILÍBRIO QUÍMICO
Rafael Soares Silva
Capítulo 11
SENSIBILIDADES E INTERPRETAÇÕES DA EDUCAÇÃO: UM ENSAIO DE EXPERIÊNCIAS PEDAGÓGICAS VIVENCIADAS NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DURANTE O ENSINO REMOTO
Fernando Ripe
SOBRE OS ORGANIZADORES
T291 Tendências & pesquisas no ensino de ciências [recurso eletrônico] / organizadores: Rafael Soares Silva, Mariana Helena Chaves. - Santo Ângelo : Metrics, 2021.
193 p. ; il.
ISBN 978-65-89700-48-7
DOI 10.46550/978-65-89700-48-7
1. Ensino de ciências. I. Silva, Rafael Soares (org.). II.
Chaves, Mariana Helena (org.).
CDU: 37.02:50