Tendências e Pesquisas no Ensino de Ciências foi escrita por e para profissionais de educação e, portanto, em linguagem acessível, comportando vários estudos e pesquisas que questionam um Ensino de Ciências em geral, tradicional, centralizado na simples memorização e repetição de nomes, fórmulas e cálculos, totalmente desvinculados do dia-a-dia e da realidade em que os alunos se encontram. O Ensino de Ciências, enquanto campo de pesquisa, vem recebendo um maior destaque nos últimos anos. Muitos fatores contribuíram para a ampliação e consolidação da área, dentre elas, as origens e características dessas pesquisas que têm sido estudadas com base em diferentes referenciais teóricos e metodológicos.
PREFÁCIO
Rafael Soares Silva 
Capítulo 1 - O CONTEXTO DE ENSINO DE QUÍMICA DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19: UM ESTUDO DE CASO COM DUAS PROFESSORAS DO CENTRO-OESTE, FORMADAS NA UFMT
Kaique de Oliveira 
Graziele Borges de Oliveira Pena 
Capítulo 2 - ABORDAGEM RELACIONAL NA HISTÓRIA DO ENSINO DE QUÍMICA NO BRASIL: CONTADA A PARTIR DOS ESTUDIOSOS CONDE DA BARCA E JOSÉ BONIFÁCIO  DE ANDRADA E SILVA
Francisca das Chagas Alves da Silva
Joyce Melo Mesquita  
Nyuara Araújo da Silva Mesquita 
Capítulo 3 - A QUÍMICA DOS JOGOS NA SALA DE AULA 
Rafael Soares Silva 
Capítulo 4 - ARGUMENTAÇÃO CIENTÍFICA E EDUCAÇÃO PELA PESQUISA EM UMA PRÁTICA PEDAGÓGICA: TENDÊNCIA E INTERFACES
Agnaldo Ronie Pezarini
Samuel Mendonça 
Capítulo 5 - A ECOPEDAGOGIA COMO ALTERNATIVA PARA A IMPLEMENTAÇÃO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ENSINO DE QUÍMICA
Lays Rafalscky 
Bárbara Darós de Lelis Ferreira 
Fabiana da Silva Kauark 
Capítulo 6 - A IMPORTÂNCIA DOS BIOCOMBUSTÍVEIS FRENTE Á PROBLEMÁTICA AMBIENTAL: UMA INTERLOCUÇÃO PARA O ENSINO DE QUÍMICA
Manoel Aguiar Neto Filho 
Viviane Zanuzzo 
Taiane Bacega  
Aline Locatelli 
Capítulo 7 - ANÁLISE DE MEDICAMENTOS DE REFERÊNCIA E GENÉRICOS UTILIZANDO A ESPECTROSCOPIA NO INFRAVERMELHO: UMA ABORDAGEM PARA O ENSINO MÉDIO1
Evellyn Elias Soares 
Lucas Alves Barbosa e Silva 
Carla de Moura Martins 
Capítulo 8 - A EXPERIMENTAÇÃO NO ENSINO DE QUÍMICA: UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA SOBRE POTABILIDADE DA ÁGUA 
Rafael Soares Silva 
Capítulo 9 - A INTERLOCUÇÃO ENTRE OS HÁBITOS ALIMENTARES E O ENSINO DE QUÍMICA
Viviane Zanuzzo  
Aline LocatelliI 
Luiz Marcelo Darroz 
Manoel Aguiar Neto Filho
Capítulo 10 - UM JOGO PARA O ENSINO DE EQUILÍBRIO  QUÍMICO
Rafael Soares Silva 
Capítulo 11 - SENSIBILIDADES E INTERPRETAÇÕES DA EDUCAÇÃO: UM ENSAIO DE EXPERIÊNCIAS PEDAGÓGICAS VIVENCIADAS NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DURANTE O ENSINO REMOTO
Fernando Ripe 
SOBRE OS ORGANIZADORES
T291  Tendências & pesquisas no ensino de ciências [recurso  eletrônico] / organizadores: Rafael Soares Silva, Mariana Helena Chaves. - Santo Ângelo : Metrics, 2021.
191 p. ; il.
ISBN 978-65-89700-48-7
DOI 10.46550/978-65-89700-48-7
 
1. Ensino de ciências. I. Silva, Rafael Soares (org.). II. Chaves, Mariana Helena (org.).                                        
CDU: 37.02:50