
Promover educação é tarefa árdua e que requer muito compromisso e conhecimento, pois não se pode ensinar o que não se sabe, não se pode desenvolver aprendizagens significativas se o profissional desconhece esses caminhos. Dessa forma, nós enquanto pesquisadores, temos objetivo e por que não dizer a missão, de mergulharmos nesse mar de dificuldades e tentarmos trazer “soluções” / diálogos que possa dirimir os desafios e ampliarmos nossa capacidade de ensinar e fazer educação. Se faz necessário, a cada educador está sempre se reinventando e aprendendo para que este, possa está cada vez mais atualizado. É nesse contexto que esta obra se localiza, foi escrita por e para profissionais de educação e, portanto, em linguagem acessível, podendo ser útil para comunidade em geral, pois em seu corpo textual utiliza-se de termos de fácil compreensão, assim sendo viável para quem busca entender e compreender novas tendências educacionais.
PREFÁCIO
Géssica Ferreira Carvalho Pessoa
Capítulo 1 - A INSUBORDINAÇÃO CRIATIVA NA EDUCAÇÃO
Izabel Rodrigues da Silva
Tarcísio Welvis Gomes de Araújo
Thayane Nascimento Freitas
Aline Mendes Medeiros
Nádia Fernanda Martins de Araújo
Rafael Soares Silva
Capítulo 2 - FONOLOGIA E ENSINO DE LÍNGUA MATERNA: ESTRATÉGIAS DE ENSINO E PROPOSTAS INTERVENTIVAS PARA EDUCAÇÃO BÁSICA
Géssica Ferreira Carvalho Pessoa
Capítulo 3 - A IMPORTÂNCIA DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NAS PROPOSTAS DE ENSINO REMOTO EMERGENCIAL
Evando Luiz e Silva Soares da Rocha
Capítulo 4 - OS DISCURSOS DO USO DA MEDICALIZAÇÃO PARA O TRATAMENTO DE PACIENTES COM TDAH
Hélio Cleidilson de Oliveira Sena
Lílian de Sousa Sena
Aline de Sousa
Maria de Jesus Pinheiro Sousa
Capítulo 5 - FORMAÇÃO E ATUAÇÃO DOCENTE NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Rogério Leal de Sousa
Fausneto Alves Ibiapina
Rosane Ferreira Macedo
Ivone das Dores de Jesus
Capítulo 6 - LITERATURA MOÇAMBICANA: SUAS CARACTERÍSTICAS IDENTITÁRIAS NA OBRA DE NELSON SAÚTE
Maria Laisia Viana da Silva
Paula Raíssa Sousa Borges
Capítulo 7 - FORMAÇÃO DE PROFESSORES E TECNOLOGIAS DIGITAIS: NOVOS SABERES DOCENTES PARA NOVOS TEMPOS
Angela da Silva Fernandes Cruz
Denys Santos da Cruz
Efraim Menezes de Lima Costa
Capítulo 8 - UMA ANÁLISE SOBRE O ENSINO DO PENSAMENTO COMPUTACIONAL PARA ALUNOS COM ESPECTRO AUTISTA
Lucas Daniel Batista Lima
Izabel Rodrigues da Silva
Capítulo 9 - PRÁTICA DOCENTE DOS PROFISSIONAIS BACHARÉIS DA ÁREA DA SAÚDE
Amanda Cristine Ferreira dos Santos
Michelly da Silva Pinheiro
Pietro Rodrigo Almeida e Sousa
Maria de Fátima Almeida e Sousa
Francisca Neuza de Almeida Farias
Capítulo 10 - AS CONTRIBUIÇÕES DO LÚDICO PARA A APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL NA ESCOLA MUNICIPAL JOAQUIM PARENTE EM ÁGUA BRANCA PIAUÍ
José Miguel Rodrigues Da Silva
Rosa Maria da Silva Rodrigues
Capítulo 11 - A IMPORTÂNCIA DA INTERTEXTUALIDADE PARA A PRODUÇÃO TEXTUAL
João Batista Da Silva
Capítulo 12 - SEMIÓTICA: MEMES NO CONTEXTO DA PANDEMIA DA COVID-19
Damarys Alves da Silva Barbosa
Emanuelly Nascimento Gomes
Capítulo 13 - COMPETÊNCIA LEITORA: UM OLHAR SOBRE OS DESCRITORES DE LÍNGUA PORTUGUESA COM ALUNOS DO 6° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Géssica Ferreira Carvalho Pessoa
Capítulo 14 - ELABORAÇÃO DE MATERIAIS EDUCATIVOS DE NUTRIÇÃO PARA AS AULAS E ATIVIDADES COM A COMUNIDADE – EDUCANUTRI
Amanda Cristine Ferreira dos Santos
Gisele Viana de Moura
Andrea Nunes Mendes de Brito
Carlos Henrique Ribeiro Lima
Lília Maria Monteiro de Oliveira e Silva
Capítulo 15 - LITERATURA E INFÂNCIA: TRAVESSIAS
João Batista Da Silva
Capítulo 16 - GESTÃO DA EDUCAÇÃO NO PIAUÍ: PERSPECTIVAS E APLICAÇÕES
Tássio Mascarenhas de Carvalho
Gilvan Duarte dos Santos
Manoel Leonardo Tavares da Silva
Amanda Cristine Ferreira dos Santos
Capítulo 17 - OS JOGOS E AS BRINCADEIRAS NO DESENVOLVIMENTO INFANTIL
Rozinete de Oliveira Tavares
Capítulo 18 - ANÁLISE SOBRE NOVOS DESAFIOS DO EDUCADOR DO CURSO DE BACHARELADO EM DIREITO
Tássio Mascarenhas de Carvalho
Gilvan Duarte dos Santos
Manoel Leonardo Tavares da Silva
Amanda Cristine Ferreira dos Santos
Capítulo 19 - PRÁTICAS DE LETRAMENTO(S) NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA PARA ESTUDANTES SURDOS
Nádia Fernanda Martins de Araújo
Tarcísio Welvis Gomes de Araújo
Thayane Nascimento Freitas
Aline Mendes Medeiros
Izabel Rodrigues da Silva
Rafael Soares Silva
SOBRE OS ORGANIZADORES
T291 Tendências e pesquisas em educação [recurso eletrônico] / organizadores: Rafael Soares Silva ... [et al.]. - Santo Ângelo: Metrics, 2021.
301 p.
ISBN 978-65-89700-44-9
DOI 10.46550/978-65-89700-44-9
1. Educação. 2. Formação de professores. 3. Ensino-aprendizagem. I. Silva, Rafael Soares (org.).
CDU: 37