Escrever é algo extraordinário. Por mio da escrita conseguimos colocar em um simples papel sonhos, perspectivas, anseios e também nossas emoções. É o que percebemos na obra “Saberes múltiplos na educação como forma de transformação social”. Nesse material cada autor traz a sua valiosa contribuição sobre diferentes temas que se interligam por um mesmo objetivo: a educação. Sabemos que abordar o tema educação denota um compromisso que é desempenhado com êxito por cada capítulo que aqui é apresentado, assim, a obra expressa temas pertinentes e atuais que auxiliam na busca de uma educação crítica e reflexiva, contribuindo para a ciência e para expansão do conhecimento dos leitores que embarcarão nesta prazerosa leitura. Desse modo, fica o convite para conhecer essa incrível obra que de maneira íntegra aborda um pouco da formação, individualidade e experiência de vida de cada escritor, que por meio da educação contribui para inovações pedagógicas, apresentando novas oportunidades de refletir sobre temas pertinentes e revolucionários.
PREFÁCIO
Régis Vinícius Alves de Abreu
APRESENTAÇÃO
Bruna Beatriz da Rocha
DO SUCESSO ESCOLAR À EDUCAÇÃO DO FRACASSO: BREVE ANÁLISE DA EDUCAÇÃO CONTEMPORÂNEA
Glauber Klay Carreiro Fidelis
REFLEXÕES SOBRE UM PROJETO DE EXTENSÃO DE VOLEIBOL PARA ADOLESCENTES: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Rafaela Pinheiro Lacerda
Vagner Silva dos Santos
Marcos Paulo Leite da Silva
EDUCAÇÃO CORPORATIVA: MENSURAÇÃO DE RESULTADOS EM TREINAMENTOS – UM ESTUDO DE CASO DA COPA DAS CONFEDERAÇÕES DE 2013
Joana Flávia Santos Botelho Maciel
Jeanne Rosalina Botelho Maciel
Eliana Rangel de Oliveira
Isaline Azevedo Tenório
A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA COMO PROPULSORA DE TRANSFORMAÇÃO SOCIAL
Ana Maria Biavati Guimarães
ABORDAGEM EXPERIENCIAL, PESQUISA (AUTO)BIOGRÁFICA E FORMAÇÃO
Arleide Maia Pinheiro
Nilton Paulo Ponciano
A IMPORTÂNCIA DA ARTICULAÇÃO ENTRE O PROFESSOR DE ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO E O PROFESSOR DO ENSINO COMUM PARA A INCLUSÃO ESCOLAR
Aline Costa Rabêlo
Rafaela Pinheiro Lacerda
IMAGEM CORPORAL EM ADOLESCENTES DO SEXO FEMININO E SUA RELAÇÃO COM OS TRANSTORNOS ALIMENTARES E A MÍDIA
Lillian Luciana Barroso
DEFICIÊNCIA DE POLÍTICAS PÚBLICAS NA EDUCAÇÃO FÍSICA E IMPORTÂNCIA DO LICENCIADO EM EDUCAÇÃO FÍSICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Lillian Luciana Barroso
Priscila Patrícia Moura Oliveira
EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO ESPECIAL INCLUSIVA: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DE LITERATURA
Sidney Lopes Sanchez Junior
Natany Dayani de Souza Assai
Silvia Fernanda de Souza Lordani
Patrícia Ferreira Concato de Souza
Márcia Ines Schabarum Mikuska
Beatriz Haas Delamuta
TEMPOS E ESPAÇOS DO CONTATO CORPORAL: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA DURANTE A PANDEMIA
Camila Sandim de Castro
A FUNÇÃO SOCIAL DA ESCOLA: AS CONTRIBUIÇÕES DA ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL
André Cristovão Sousa
Ana Paula Sousa
CONCEPÇÕES SOBRE OS INSTRUMENTOS AVALIATIVOS NOS CURSOS DE LICENCIATURAS NO IFAM – CAMPUS MANAUS CENTRO
Ranyelle Lopes Barros
Josiani Mendes Silva
POR UMA EDUCAÇÃO CRÍTICA: AUTONOMIA E PESQUISA PARA A TRANSFORMAÇÃO SOCIAL
Fernanda Silva Confessor
O ATO DE LER E ESCREVER COMO CONSTRUÇÕES SOCIAIS: DIÁLOGOS ACERCA DO ENSINO DA LÍNGUA ESCRITA
Claudimir José da Silva
MEMÓRIAS DE UMA TRAJETÓRIA DE FORMAÇÃO DOCENTE
Mariana Pinheiro da Costa
DISCURSOS SOBRE O USO DE NOVAS TECNOLOGIAS: O CASO DO ÁRBITRO DE VÍDEO NO FUTEBOL
Carlos Augusto Magalhães Júnior
Ana Clara Oliveira
Júlia Oliveira Braga
PERSPECTIVAS SOBRE A FORMAÇÃO DOCENTE POR MEIO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS
Joselma Silva
Flávia Cristina de Araújo Santos Assis
O ESTÁGIO SUPERVISIONADO COMO PRÁTICA REFLEXIVA DA DOCÊNCIA
Joselma Silva
Ilsa do Carmo Vieira Goulart
A HORIZONTALIZAÇÃO DO CINEMA À LUZ DO MARXISMO
Glauber Klay Carreiro Fidelis
Márcio Heleno Soares
POSFÁCIO
Rebeca Freitas Ivanicska
SOBRE OS ORGANIZADORES
S115 Saberes múltiplos na educação como forma de transformação
social [recurso eletrônico] / organizadores: Bruna Beatriz da Rocha, Rebeca Freitas Ivanicska, Régis Vinícius Alves de Abreu. - Santo Ângelo : Metrics, 2021.
320 p. : il.
ISBN 978-65-89700-08-1
DOI 10.46550/978-65-89700-08-1
1. Educação. 2. Política públicas. 3. Educação inclusiva. 4. Educação física. 5. Novas tecnologias. I. Rocha, Bruna Beatriz da (org.). II. Ivanicska, Rebeca Freitas (org.). III. Abreu, Régis Vinícius Alves de (org.).
CDU: 37