Tecnologia Educacional: Desafios e perspectivas para a formação docente

“Tecnologia Educacional: Desafios e Perspectivas para a Formação Docente” representa uma obra abrangente que se debruça sobre os intricados desafios e promissoras perspectivas que permeiam a interseção entre tecnologia e educação. Ao longo dos seus diversos capítulos, especialistas renomados e pesquisadores dedicados exploram uma ampla gama de temas, fornecendo uma visão abrangente e aprofundada do cenário educacional contemporâneo. Desde a análise da Matriz SWOT como ferramenta auxiliar na gestão escolar até a exploração das metodologias ativas como catalisadoras da inovação educacional, cada capítulo oferece perspectivas valiosas e reflexões fundamentais para os profissionais da educação. A integração de tecnologias e metodologias inovadoras no processo de ensino-aprendizagem, bem como o papel crucial do professor e o ambiente de aprendizagem, são examinados com profundidade, oferecendo orientações práticas para uma prática educacional mais eficaz e significativa.

Download da obra digital
Preencha o formulário abaixo, e o livro digital será enviado para o seu email

* Ao clicar em Enviar, você afirma estar ciente e concorda com o que segue:
- Declaração de privacidade: Os nomes, e-mails, telefones e endereços informados na Editora Metrics serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta Editora, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.
- Concordo em ter meus dados coletados e armazenados de acordo com a declaração de privacidade acima.





Opcional: Caso deseje contribuir com um valor simbólico, pode fazê-lo através da seguinte chave PIX: (55) 99661-7792


Autor(es)
Sumário

APRESENTAÇÃO
Rodi Narciso 
Celine Maria de Sousa Azevedo
Elisangela Dias Brugnera
Geisiélli Aparecida Carvalho Marin de Medeiros
Glyciane Vieira Da Silva
Lucas Ferreira Gomes
Monique Bolonha das Neves Meroto 
Rebeca Maria de Oliveira
Sebastião Lopes da Silva Júnior
Silvana Maria Aparecida Viana Santos 

Capítulo 1 - MATRIZ SWOT COMO AUXÍLIO AOS DESAFIOS DA GESTÃO ESCOLAR: IDENTIFICAÇÃO DE FORÇAS, FRAQUEZAS, OPORTUNIDADES E AMEAÇAS NA ANÁLISE DE PROBLEMAS ENFRENTADOS POR UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO
Vander Aparecido de Castro
Eliane Rozario da Silva
Ester Aparecida de Mei Mello Vilalva
Fábio Feitosa Rodrigues
João Alves Pereira

Capítulo 2 - METODOLOGIAS ATIVAS: INOVANDO O PROCESSO EDUCACIONAL
Monique Bolonha das Neves Meroto
Benedito Braz Sobrinho
Christiane Diniz Guimarães
Edivan Jorge Costa
Luciane Pereira de Castilho

Capítulo 3 - INTEGRANDO TECNOLOGIAS E METODOLOGIAS INOVADORAS NO ENSINO-APRENDIZAGEM: UMA ANÁLISE DO IMPACTO NO CURRÍCULO E NA INTERATIVIDADE
Silvana Maria Aparecida Viana Santos
Freilan Pereira da Silva
Priscila Caser de Assis Vieira
Renato Machado
Tatiana Petúlia Araújo da Silva

Capítulo 4 - O PAPEL DO PROFESSOR E O AMBIENTE DE APRENDIZAGEM 
Claudio Giovane Prando Milli
Camila Sabino de Araujo
Jéssica Marinho Medeiros
Patrícia Alves Ferreira
Rosimar Rodrigues Souza

Capítulo 5 - PROMOVENDO APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA ATRAVÉS DA INTEGRAÇÃO DE TECNOLOGIA E METODOLOGIA INOVADORA NO CURRÍCULO
Valterlina Rosa Boueres Pinheiro
Lindoracy Almeida Santos
Sandra Maria Rodrigues Lopes
Silvana Maria Aparecida Viana santos
Shirle Maklene Veras

Capítulo 6 - JOGOS PEDAGÓGICOS EM EDUCAÇÃO:   O USO DE JOGOS PEDAGÓGICOS E APRENDIZAGEM MAIS SIGNIFICATIVA 
Jordana Romero Silva
Antonio Guilherme da Cruz Lima
Claudia Ribeiro
Jessé Marques Lima Costa
Joberto da Silva Pessanha Junior

Capítulo 7 - AS MÍDIAS DIGITAIS E AS PRODUÇÕES AUDIOVISUAIS COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA
Lindalva Mendonça de Figueirôa
Ana Walquíria Souza da Silva
Antonio Guilherme da Cruz Lima
Elionides José da Costa
Fabiana Pereira de Aguiar Ricardo

Capítulo 8 - A INCLUSÃO DIGITAL NA PALMA DA MÃO: O USO DO TALKBACK E VOICEOVER PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL EM DISPOSITIVOS MÓVEIS
Jorge José Klauch
Antonio Guilherme da Cruz Lima
Maria Cleonice Santos de Melo Penha
Mauri Alves da Silva
Paula Welliana Araujo Martins

Capítulo 9 - DESIGN INSTRUCIONAL E EDUCAÇÃO: PERSPECTIVAS PARA UMA APRENDIZAGEM PERSONALIZADA E EFICAZ
Monique Bolonha das Neves Meroto
Elionides José da Costa
Filomena Alves Pereira
Nivaldo Pedro de Oliveira
Wesley Schulz Mungo

Capítulo 10 - USO DE TECNOLOGIAS COMO FERRAMENTAS EDUCACIONAIS NO ENSINO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA
Lucas Ferreira Gomes
João Carlos Machado
Kesia Nascimento da Cruz
Paula Welliana Araujo Martins
Valéria Costa Souza

Capítulo 11 - A BNCC E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL: REFLEXÕES E DIRETRIZES
Sophia Romero Motta
Camila Sabino de Araujo
Dirceu da Silva
Leila Costa
Rodi Narciso

Capítulo 12 - ALÉM DAS FRONTEIRAS DIGITAIS: A FORMAÇÃO DOCENTE PARA A EDUCAÇÃO FUTURA
Átila de Souza
Addgo de Oliveira Santos 
Cássia Danielle Lonardoni do Nascimento
Silene de Freitas Oliveira Polari
Zaqueu Do Nascimento Santos

Capítulo 13 - ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO (AEE): DA TEORIA A PRATICA INCLUSIVA
Mackson Azevedo Mafra
Evaristo Fernandes de Almeida
Luiz Carlos Melo Gomes
Luiz Marcelo Passos
Mirene da Cruz Silva

Capítulo 14 - TRANSFORMANDO A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: A PERSONALIZAÇÃO DO ENSINO ATRAVÉS DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL
Elisângela Tavares da Silva Barros 
Antonio Epitácio Soares de Macêdo 
Camila Aparecida Santi Ramos 
Magali Maristela Graffunder
Raquel Alves Barbosa 

Capítulo 15 - ENSINO À DISTÂNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: DESAFIOS E OPORTUNIDADES NA ERA DIGITAL
Verônica Sousa Palha
Andresson Batista Jacinto de Lima
Arlete Baudson Rodrigues Fernandes
José Rogério Linhares
Rutte Nogueira de Freitas Santos

Capítulo 16 - INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL E EDUCAÇÃO: DESAFIOS E POSSIBILIDADES
Narciso Marques Miranda
Alexsandro Narciso de Oliveira
Eva Vilma Maria da Silva Espíndola
Kênia Cristina Soares Ferreira
Vivienn Marques da Silva Bezerra

Capítulo 17 - A MOTIVAÇÃO NO E-LEARNING: FATORES MOTIVACIONAIS PARA OS DISCENTES E DESAFIOS PARA OS DOCENTES
Ítalo Martins Lôbo
Dirceu da Silva
Adriana da Conceição Tesch
Marta Cristiane Kraemer Zatti
Patrícia Alves Ferreira 

Capítulo 18 - A CONTRIBUIÇÃO DA DIDÁTICA PARA A FORMAÇÃO DOCENTE: A AVALIAÇÃO PROCESSUAL COMO ARTICULADORA DE NOVAS PRÁTICAS
Cristiane Monteiro da Silva
Maria da Fé Silva Moreira
Maria Valdeli Matias Batista
Simone Barbosa Fernandes
Solange Lopes Lino Silveira

Capítulo 19 - METODOLOGIAS ATIVAS NA FORMAÇÃO DOCENTE
Rodi Narciso
Marlini Maira Valente
Silvana da Silva Reis
Sandra Maria dos Santos Vital
Daiane de Lourdes Alves
Jocely Gomes da Silva

Capítulo 20 - CONEXÕES DIGITAIS NO ESPECTRO AUTISTA: EXPLORANDO POTENCIALIDADES E PROMOVENDO       INCLUSÃO
Rodi Narciso
Luiz da Silva Soares
Deyme Chiquera
Lenice Lins Corrêa
Franciene Pereira das Chagas Oliveira
Wilma Angélica da Silva

Capítulo 21 - TRANSFORMAÇÃO E DESAFIOS: A INTEGRAÇÃO DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NO ENSINO SUPERIOR
Rodi Narciso
Jocely Gomes da Silva
Olivéria Ronilda Rodrigues
Ana Maria de Oliveira Souza
Luiz Antônio Xavier da Cruz
Rejâne Núbia Gossler Lima Morais

SOBRE OS ORGANIZADORES


Ficha Técnica

T255   Tecnologia educacional [recurso eletrônico] : desafios e perspectivas para a formação docente / organizadores: Rodi Narciso ... [et al.]. - Santo Ângelo : Metrics, 2024
239 p. - (Educação e Tecnologia) 
 
ISBN 978-65-5397-193-6
DOI 10.46550/978-65-5397-193-6
1. Educação. 2. Tecnologias. 3. Inteligência artificial. 4. Educação a distância. I. Narciso, Rodi (org.).    
 
CDU: 37:004