Esta obra é resultado de um esforço coletivo no intuito de expressar o jeito amazônida da prática docente, por meio de propostas de sequências didáticas que podem inspirar professores do ensino infantil, fundamental e médio com diferentes temáticas e atividades. As sequências didáticas se aliam a diferentes concepções teóricas e estruturas metodológicas, entre as temáticas apresentadas e discutidas estão: cuidados com águas e rios, culinária regional com destaque para a mandioca, plantas medicinais, saberes culturais, envolvendo o cordão da bicharada, e resíduos sólidos com destaque ao descarte de lixo eletrônico e de aterros sanitários. Cada sequência didática traz uma proposta de ensino contextualizada, contendo links de materiais de apoio a aula idealizada, com a finalidade de apresentar diferentes possibilidades de atividades que privilegie a participação ativa do educando. Por fim, as sequências didáticas constituem-se experiências pedagógicas interdisciplinares de qualidade socialmente relevante, estruturadas em atividades que se encadeiam em percursos desafiadores, com metodologias diversificadas que instigam a investigação, a reflexão, o debate, a criatividade e a criticidade.
APRESENTAÇÃO
Inês Trevisan
Bianca Venturieri
PREFÁCIO
Eliane Maria Pinto Pedrosa
Capítulo 1 - A ÁGUA NO CONTEXTO AMAZÔNICO: UMA PROPOSTA INTERDISCIPLINAR NO ENSINO DE CIÊNCIAS
Ana Paula Silva da Cunha
Marina Dêisedely Damasceno dos Santos Oliveira
Taynná Nayara Barreiros Arrais
Bianca Venturieri
Frederico da Silva Bicalho
Lucicléia Pereira da Silva
Capítulo 2 - PARA UM DESCARTE CONSCIENTE: SEQUÊNCIA DIDÁTICA SOBRE LIXOS ELETRÔNICOS
Amanda de Jesus Araújo Trindade Parente
Rodrigo Almeida Pacheco
Luely Oliveira da Silva
Inês Trevisan
Capítulo 3 - ESSE RIO É MINHA RUA: PROPOSIÇÕES PARA PRESERVAÇÃO DOS RECURSOS HÍDRICOS NA AMAZÔNIA PARAENSE
Ana Cláudia da Cunha Miranda
Suzane Pereira Miranda Marques
Milta Mariane da Mata Martins
Luciana de Nazaré Farias
Capítulo 4 - SABERES CULTURAIS E AS PLANTAS MEDICINAIS: UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA INTERDISCIPLINAR, POR MEIO DA APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS (ABP)
Ivana Thariny de Lima Leal
Vandressa Caldas Amorim
Luely Oliveira da Silva
Priscyla Cristinny Santiago da Luz
Capítulo 5 - O INTERCÂMBIO DE FARINHA ENTRE ESCOLAS DE CONTEXTOS AMAZÔNICOS URBANO E RURAL
Felipe Moraes dos Santos
Gláucia Nunes de Souza da Conceição
Erick Elisson Hosana Ribeiro
Luciana de Nazaré Farias
Capítulo 6 - SEQUÊNCIA DIDÁTICA “COMER SABENDO, PARA COMER BEM”
Jamilly Souza de Azevedo
Amauri Rodrigues de Carvalho
Ronilson Freitas de Souza
Danielle Rodrigues Monteiro da Costa
Capítulo 7 - SEQUÊNCIA DE ENSINO POR INVESTIGAÇÃO (SEI): RESÍDUOS SÓLIDOS
Ronaldo dos Santos Leonel
Tayllen Silva Barbosa
Diego Ramon Silva Machado
Jacirene Vasconcelos de Albuquerque
ÍNDICE REMISSIVO
SOBRE OS AUTORES
SOBRE AS ORGANIZADORAS
SOBRE A COLEÇÃO