Sequências Didáticas: Propostas para o ensino de Ciências em contextos amazônicos

Esta obra é resultado de um esforço coletivo no intuito de expressar o jeito amazônida da prática docente, por meio de propostas de sequências didáticas que podem inspirar professores do ensino infantil, fundamental e médio com diferentes temáticas e atividades. As sequências didáticas se aliam a diferentes concepções teóricas e estruturas metodológicas, entre as temáticas apresentadas e discutidas estão: cuidados com águas e rios, culinária regional com destaque para a mandioca, plantas medicinais, saberes culturais, envolvendo o cordão da bicharada, e resíduos sólidos com destaque ao descarte de lixo eletrônico e de aterros sanitários. Cada sequência didática traz uma proposta de ensino contextualizada, contendo links de materiais de apoio a aula idealizada, com a finalidade de apresentar diferentes possibilidades de atividades que privilegie a participação ativa do educando.  Por fim, as sequências didáticas constituem-se experiências pedagógicas interdisciplinares de qualidade socialmente relevante, estruturadas em atividades que se encadeiam em percursos desafiadores, com metodologias diversificadas que instigam a investigação, a reflexão, o debate, a criatividade e a criticidade.

Download da obra digital
Preencha o formulário abaixo, e o livro digital será enviado para o seu email

* Ao clicar em Enviar, você afirma estar ciente e concorda com o que segue:
- Declaração de privacidade: Os nomes, e-mails, telefones e endereços informados na Editora Metrics serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta Editora, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.
- Concordo em ter meus dados coletados e armazenados de acordo com a declaração de privacidade acima.



Autor(es)
Sumário

APRESENTAÇÃO
Inês Trevisan
Bianca Venturieri

PREFÁCIO
Eliane Maria Pinto Pedrosa

Capítulo 1 - A ÁGUA NO CONTEXTO AMAZÔNICO: UMA PROPOSTA INTERDISCIPLINAR NO ENSINO DE CIÊNCIAS
Ana Paula Silva da Cunha
Marina Dêisedely Damasceno dos Santos Oliveira
Taynná Nayara Barreiros Arrais
Bianca Venturieri
Frederico da Silva Bicalho
Lucicléia Pereira da Silva

Capítulo 2 - PARA UM DESCARTE CONSCIENTE: SEQUÊNCIA DIDÁTICA SOBRE LIXOS ELETRÔNICOS
Amanda de Jesus Araújo Trindade Parente 
Rodrigo Almeida Pacheco
Luely Oliveira da Silva
Inês Trevisan

Capítulo 3 - ESSE RIO É MINHA RUA: PROPOSIÇÕES PARA PRESERVAÇÃO DOS RECURSOS HÍDRICOS NA AMAZÔNIA PARAENSE
Ana Cláudia da Cunha Miranda
Suzane Pereira Miranda Marques
Milta Mariane da Mata Martins
Luciana de Nazaré Farias

Capítulo 4 - SABERES CULTURAIS E AS PLANTAS MEDICINAIS: UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA INTERDISCIPLINAR, POR MEIO DA APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS (ABP)
Ivana Thariny de Lima Leal
Vandressa Caldas Amorim
Luely Oliveira da Silva
Priscyla Cristinny Santiago da Luz

Capítulo 5 - O INTERCÂMBIO DE FARINHA ENTRE ESCOLAS DE CONTEXTOS AMAZÔNICOS URBANO E RURAL 
Felipe Moraes dos Santos 
Gláucia Nunes de Souza da Conceição
Erick Elisson Hosana Ribeiro
Luciana de Nazaré Farias

Capítulo 6 - SEQUÊNCIA DIDÁTICA “COMER SABENDO, PARA COMER BEM”
Jamilly Souza de Azevedo
Amauri Rodrigues de Carvalho
Ronilson Freitas de Souza
Danielle Rodrigues Monteiro da Costa

Capítulo 7 - SEQUÊNCIA DE ENSINO POR INVESTIGAÇÃO (SEI): RESÍDUOS SÓLIDOS
Ronaldo dos Santos Leonel 
Tayllen Silva Barbosa
Diego Ramon Silva Machado
Jacirene Vasconcelos de Albuquerque

ÍNDICE REMISSIVO

SOBRE OS AUTORES

SOBRE AS ORGANIZADORAS

SOBRE A COLEÇÃO


Ficha Técnica

S479  Sequências didáticas [recurso eletrônico] : propostas para o ensino de ciências em contextos amazônicos / organizadoras: Inês Trevisan, Bianca Venturieri. - Santo Ângelo : Metrics, 2024.
124 p. : il. - (Educação & (Com)Ciência na Amazônia)
 
ISBN 978-65-5397-178-3
DOI 10.46550/978-65-5397-178-3
1. Ensino de ciências. I. Trevisan, Inês (org.) II. Venturieri, Bianca (org.).
 
CDU: 37.02:50