Saberes Interdisciplinares: Políticas públicas e práticas educativas

Este livro é fruto de pesquisadores das mais diversas áreas do conhecimento. O intuito de organizar esta obra está relacionado com a partilha de ideias e pensamentos com outras pessoas, com a formação de novos leitores. Nós não nos constituímos no diálogo interior, mas no diálogo intersubjetivo, na pluralidade e diversidade de ideias e perspectivas. Nesse sentido, acreditamos que todo conhecimento, para vir a ser considerado conhecimento, precisa passar pela intersubjetividade, nessa possibilidade de se “medir com o outro”. É por isso que os múltiplos saberes necessitam ser formulados em uma linguagem pública e compartilhável. O conjunto de textos que o leitor tem nas mãos acomoda-se com um gesto milenar, a saber, “o dar a ler”. Escrever e ler são tipos de salvações de um mundo anterior, pois, não apenas ressuscitam a esperança nos vivos de agora, senão o fazem a partir de palavras de ontem, do passado. 

Download da obra digital
Preencha o formulário abaixo, e o livro digital será enviado para o seu email

* Ao clicar em Enviar, você afirma estar ciente e concorda com o que segue:
- Declaração de privacidade: Os nomes, e-mails, telefones e endereços informados na Editora Metrics serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta Editora, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.
- Concordo em ter meus dados coletados e armazenados de acordo com a declaração de privacidade acima.





Opcional: Caso deseje contribuir com um valor simbólico, pode fazê-lo através da seguinte chave PIX: (55) 99661-7792


Autor(es)
Sumário

PREFÁCIO
Jenerton Arlan Schütz

EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS: DIÁLOGOS E POSSIBILIDADES NA FORMAÇÃO DOCENTE
Adriana de Medeiros Marcolano Thebas 
Camila Oliveira Pereira Mattos 
Patrícia de Medeiros Marcolano Silva 

ESTÁGIO SUPERVISIONADO DE ENSINO EM CIÊNCIAS: UMA EXPERIÊNCIA NO COLÉGIO ESTADUAL PROFESSOR VALNIR CHAGAS-SE
Aldeci dos Santos

ASSISTIR À JUVENTUDE EM SEU CAMINHAR: CONSIDERAÇÕES A PARTIR DO ACOMPANHAMENTO DE MEDIDAS SOCIOEDUCATIVA
André Luiz Gusmão
Silvia Matos de Sousa 

A CONSIGNAÇÃO GOVERNAMENTAL GENOCIDA POR MEIO DE UMA NECROPOLÍTICA DA MORTE NA ATUAL CRISE PANDÊMICA BRASILEIRA
Celso Gabatz 
Rosângela Angelin 

EXPOSIÇÕES ACERCA DA HISTÓRIA EM ROBIN GEORGE COLLINGWOOD E HANNAH ARENDT
César Evangelista Fernandes Bressanin 
Rafael Machado Santana 

UMA DISCUSSÃO A PARTIR DA FILOSOFIA DA DIFERENÇA: CURRÍCULO E O ENSINO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA - PRIMADO DOS DESEJOS E DAS SUBJETIVIDADES
Daniela Carolina Ernst 
Catia Keske 
Sandra Elizabet Bazana Nonenmacher 
Sirley Rigodanzo  
Deniz Alcione Nicolay

A CARTOGRAFIA COMO (ANTI) MÉTODO DE PESQUISAS CURRICULARES DO ENSINO DE CIÊNCIAS DA  NATUREZA
Daniela Carolina Ernst 
Andressa de Oliveira Camões Hilgert  
Carolina Farias da Costa 
Deniz Alcione Nicolay 

REFLEXÕES ACERCA DA ORALIDADE E ESCRITA NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO
Fabíola Mendoza 
Daniele Castedo 
Fabiano Sales de Aguiar

“NAS MINHAS AULAS DE INGLÊS TODAS AS CULTURAS SERÃO BEM-VINDAS!”: INGLÊS COMO LÍNGUA FRANCA E OUTROS DESAFIOS PARA UMA PROFESSORA EM FORMAÇÃO
Fernando Silvério de Lima

A PSICOLOGIA NA FORMAÇÃO DOCENTE: ASPECTOS DA PERSPECTIVA RACIONAL-TÉCNICA
Flavia Araújo Silveira

CONDIÇÕES PARA IMPLEMENTAÇÃO DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA NA PERCEPÇÃO DE DOCENTES DA EDUCAÇÃO BÁSICA 
Jacqueline Lidiane de Souza Prais 

FEMINISMO NEGRO NAS TRAVESSIAS DE CHIMAMANDA NGOZI ADICHIE
Jessé Pinto Campos 
Maria José Borges da Silva 

A MOTIVAÇÃO DOS ALUNOS E O ENSINO-APRENDIZAGEM DE LÍNGUA ESTRANGEIRA: ESTUDO DE CASO EM UM CURSINHO NA CIDADE DE MORRINHOS/GO
Kyvy Ferreira dos Santos 
Wesley Ribeiro Alves 
Renan Filgueiras Ribeiro 
Cleber Cezar da Silva 

DOCÊNCIA NA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ: UM OFÍCIO DE SUPERAÇÃO NO CAMPUS LIMOEIRO DO  NORTE
Antonio Lailton Moraes Duarte 

EDUCAÇÃO SEXUAL ESCOLAR: UMA BREVE ANÁLISE DO DESENVOLVIMENTO SEXUAL E SUAS IMPLICAÇÕES NO SISTEMA EDUCACIONAL
Leonam Monteiro Mendonça Xavier 

CONSTRUÇÃO SÓCIO-HISTÓRICA DO PRECONCEITO COM A COMUNIDADE LGBT+
Marco Aurélio de Almeida Soares 
Carlos Magno Naglis Vieira  

PROPOSTA DE UMA E-ATIVIDADE PARA AULAS EXPERIMENTAIS DE QUÍMICA: MAPAS CONCEITUAIS E GOOGLE JAMBOARD
Núria Angelo Gonçalves 
Renato Saldanha Bastos 

AVANÇOS TECNOLÓGICOS NA EDUCAÇÃO: UMA ANÁLISE DO PROGRAMA FORMAÇÃO PELA ESCOLA NO MUNICÍPIO DE SERRA DO RAMALHO
Odair Neves Ledo  
Romário Pereira Carvalho 

A NOTORIEDADE DO ENSINO DE HISTÓRIA POLÍTICA EM SALA DE AULA COMO COMPREENSÃO DO POLÍTICO E DE MOVIMENTOS NEOFASCISTAS
Pâmela Pongan 

REFLEXÕES SOBRE A RELAÇÃO ENTRE CULTURA, LITERATURA E ENSINO: UM OLHAR PARA O CURRÍCULO
Juliana Aparecida dos Santos 
Queren Hapuque Souza

A FORMAÇÃO DE PROFESSORES E AS APLICAÇÕES DA INFORMÁTICA NO ENSINO DE QUÍMICA
Rafael Soares Silva 

OS CONDENADOS PELA PANDEMIA: QUEM DEVE MORRER? QUEM DEVE VIVER? UMA ANÁLISE DO GENOCÍDIO NEGRO BRASILEIRO
Rander de Souza Ferreira 
Urano Augusto Lopes Ferreira da Silva

RELAÇÃO ESCOLA E FAMÍLIA EM TEMPO DE PANDEMIA
Roseni Alves Arruda Terra 

IMPROVISAÇÃO TEATRAL COMO LEITURA DE MUNDO
Valdelina Dias da Cunha Silva

NARRATIVAS DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO DO IF GOIANO – CAMPUS IPORÁ SOBRE O SIMULADO
Suelia da Silva Araujo 
Sangelita Miranda Franco Mariano 

SOCIEDADE CIVIL EM MOVIMENTO E ESTADO: UM PANORAMA PARA A ANÁLISE DOS MOVIMENTOS SOCIAIS CONTEMPORÂNEOS 
Flávia Gabriella Franco Mariano  
Sangelita Miranda Franco Mariano

O JÚRI SIMULADO COMO RECURSO DIDÁTICO NO ENSINO E NA APRENDIZAGEM
Daniel Hedlund Soares das Chagas 
Tarcisio Dorn de Oliveira 


Ficha Técnica

S115   Saberes interdisciplinares [recurso eletrônico] : políticas e 
práticas educativas / organizadores: Jenerton Arlan Schütz, Marco Antonio Franco do Amaral, Jacqueline Lidiane de Souza Prais. - Santo Ângelo : Metrics, 2021.
421 p. : il.

ISBN 978-65-89700-13-5
DOI 10.46550/978-65-89700-13-5

1. Educação. 2. Formação de professores. 3. Ensino aprendizagem. 4. Práticas educativas. I. Schütz, Jenerton Arlan (org.). II. Amaral, Antonio Franco do (org.). III. Prais, Jacqueline Lidiane de Souza (org.).             

CDU: 37