Cada capítulo que compõe a obra apresenta não apenas um conjunto de ideias, mas também uma oportunidade de diálogo e colaboração entre educadores, gestores, pesquisadores e demais interessados no avanço da educação. Ao explorarmos temas como desenvolvimento profissional, uso de tecnologias na sala de aula, inclusão, liderança e formação de professores, somos instigados a buscar soluções inovadoras e sustentáveis para os desafios educacionais contemporâneos. Levamos conosco o compromisso de continuar explorando e expandindo as fronteiras da educação e da tecnologia. Que possamos aproveitar o potencial das redes de conhecimento para criar um futuro onde todos tenham acesso a uma educação de qualidade e oportunidades iguais. Juntos, podemos construir uma sociedade mais justa, inclusiva e próspera para as gerações futuras.
APRESENTAÇÃO
Rodi Narciso
Allysson Barbosa Fernandes
Capítulo 1 - DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOS PROFESSORES: UMA PRIORIDADE NA GESTÃO ESCOLAR
Allysson Barbosa Fernandes
Antonio Guilherme da Cruz Lima
Edilson Damasceno
Fábio Ferraz Giarola
Jaqueline Conceição Leite
João Alves Pereira
Pablo Holanda Aderaldo Albuquerque
Rodi Narciso
Weldilene Aparecida da Silva Pires
Capítulo 2 - O USO DE JOGOS E ATIVIDADES LÚDICAS NO ENSINO DE MATEMÁTICA PARA CRIANÇAS
Rodi Narciso
Addgo de Oliveira Santos
João Carlos Machado
Josiane Rodrigues
Luciane Pereira de Castilho
Luiz Carlos Melo Gomes
Marilda Faustino de Andrade Ribeiro
Simária Monteiro Tavares
Capítulo 3 - A AFETIVIDADE NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
Allysson Barbosa Fernandes
Claudia Kreuzberg da Silva
Christiane Diniz Guimarães
Isabela de Melo Rodrigues
Jorge José Klauch
Juliana Lima de Souza
Maria Gneglauda Holanda
Paula Welliana Araujo Martins
Capítulo 4 - INOVAÇÃO E TECNOLOGIA NA GESTÃO ESCOLAR: POSSIBILIDADES E DESAFIOS
Allysson Barbosa Fernandes
Claudia Kreuzberg da Silva
Débora Alves Morra Loures
Elineide Cavalcanti de Oliveira
Itamar Ernandes
Katia Silene Macedo de Medeiros Rodrigues
Paula Welliana Araujo Martins
Rodi Narciso
Sandra Cristina Mira
Vera Lúcia Barbosa Oliveira
Capítulo 5 - COMPREENDENDO E APOIANDO A DIVERSIDADE DO ESPECTRO AUTISTA
Rodi Narciso
Aline Esprendor
Daniel Bruno Anunciação Nobre
Fernanda Aparecida da Silva
Maria Cleonice Santos de Melo Penha
Maria Cristina de Borba Soriano Souza
Sebastião Lopes da Silva Júnior
Weldilene Aparecida da Silva Pires
Capítulo 6 - DESIGN INSTRUCIONAL: IMPORTÂNCIA, FASES E VANTAGENS NO ÂMBITO EDUCACIONAL
Andreia Silva Rodrigues
Antonio Epitácio Soares de Macêdo
Denise Lopes Costa
Geisiélli Aparecida Carvalho Marin de Medeiros
Liriane dos Santos Pontini
Luiz Carlos Melo Gomes
Rodi Narciso
Sebastião Lopes da Silva Júnior
Capítulo 7 - A BNCC E A EDUCAÇÃO INCLUSIVA: IMPLICAÇÕES NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Rodi Narciso
Allysson Barbosa Fernandes
Aldicéa Gomes Pereira
Ana Cristina Ferrari Ávila
Dayvid Carlos Piovezan Tozato
Geliane Regina Esposito Burin
Jorge José Klauch
José Luiz Alves
Sônia Regina Barbosa Baracho
Capítulo 8 - A INFLUÊNCIA DAS REDES SOCIAIS NA ALFABETIZAÇÃO INFANTIL: DESAFIOS E OPORTUNIDADES
Rodi Narciso
Adna Caetano e Silva Moreira
Claudia Kreuzberg da Silva
Evaristo Fernandes de Almeida
Luiz Carlos Melo Gomes
Liliane Inácia da Silva
Nivaldo Pedro de Oliveira
Sonaí Maria da Silva
Capítulo 9 - LIDERANÇA TRANSFORMACIONAL: O PAPEL DO LÍDER NA CONSTRUÇÃO DE EQUIPES DE ALTA PERFORMANCE
Allysson Barbosa Fernandes
Aline Canuto de Abreu Santana
Cássia Danielle Lonardoni do Nascimento
Guelly Urzêda de Mello Rezende
Hermócrates Gomes Melo Júnior
Paula Welliana Araujo Martins
Lucas Estevão Fernandes Laet
Josiane Mendes Lopes
Capítulo 10 - FORMAÇÃO DE PROFESSORES E A BNCC: INTEGRAÇÃO CURRICULAR E INTERDISCIPLINARIDADE
Rodi Narciso
Allysson Barbosa Fernandes
Átila de Souza
Freilan Pereira da Silva
Glyciane Vieira da Silva
Guelly Urzêda de Mello Rezende
José Luiz Alves
José Rogério Linhares
Mirene da Cruz Silva
SOBRE OS AUTORES