A obra “Reflexões sobre a prática educativa a partir de saberes discentes e docentes” corrobora com a compreensão da exatidão educacional em que a sociedade está inserida. Desde março de 2020 a educação na região Oeste da Bahia, assim como na maior parte do país, teve que inovar. A educação não se constrói em um espaço específico, dentre os métodos e metodologia o processo educacional ganha campo. Na linguagem poética pode-se descrever que a educação ganha asas. Inovação e conquista são as palavras que representam a presente obra, pois em período de limites e apreensões emocionais, professores e acadêmicos demonstraram que o fazer e o vivenciar a educação é possível.
PREFÁCIO
Andreson Corte Ferreira da Silva 
Marinalva Barbosa da Silva 
Raylane Rafaelle Castro Rodrigues 
Capítulo 1 - OS SUJEITOS DA EJA RETORNARAM À ESCOLA E AGORA? UMA ANÁLISE DO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DOS ALUNOS E PROFESSORES
Leiliane Lopes Santana 
Luzia Santos Silva 
Odair Ledo Neves 
Capítulo 2 - A IMPORTÂNCIA DA AFETIVIDADE NA RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO PARA O DESENVOLVIMENTO DO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM
Rejane Rodrigues de Oliveira  
Andreson Corte Ferreira da Silva 
Capítulo 3 - INFLUÊNCIA FAMILIAR E SEUS DESAFIOS PARA O ÂMBITO ESCOLAR
Ângela Neves Silva do Nascimento 
Eliane Santana da Silva 
Gabriel Oliveira Silva 
Andreson Corte Ferreira da Silva 
Capítulo 4 - BULLYING: FENÔMENO SOCIAL PRESENTE NO AMBIENTE ESCOLAR
Núbia dos Santos Marques 
Tânia Farias Sampaio 
Andreson Corte Ferreira da Silva 
Capítulo 5 - EDUCAÇÃO INFANTIL: PRÁTICAS DIDÁTICAS LUDOPEDAGÓGICAS
Elma Lopes da Silva  
Helaine Silva de Souza 
Noelma da Silva Passos  
Douglileide Santos Oliveira Calazans 
Capítulo 6 - REFLETIR O SABER E APRENDER DE FORMA LÚDICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Lorena Moreira Lopes de Souza 
Douglileide Santos Oliveira Calazans 
Capítulo 7 - JOGOS, BRINCADEIRAS E BRINQUEDOS: OS BENEFÍCIOS DO BRINCAR NA EDUCAÇÃO   INFANTIL
Ana Paula Lopes Rodrigues 
Jaiane Alecrim Correia 
Vanelson Aparecido Pereira Donato 
Capítulo 8 - A INFLUÊNCIA DAS INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS NO PROCESSO DA CONSTRUÇÃO DOS SABERES
Fernanda Lopes Pereira 
Vanelson Aparecido Pereira Donato 
Capítulo 9 - DIFICULDADE DE LEITURA E ESCRITA NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO
Deuzilene Bispo Barbosa da Silva 
 Laize Silva Do Carmo 
Odair Ledo Neves 
Capítulo 10 - A IMPORTÂNCIA DA LUDICIDADE NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM
Naiane da Silva Correia  
Raylane Rafaelle Castro Rodrigues  
Capítulo 11 - A ARTE E A MATEMÁTICA: NOVOS OLHARES E PERSPECTIVAS NO CONTEXTO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Erica Taiz Brandão da Silva 
Marinalva Barbosa Silva 
Capítulo 12 - DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM DO ENSINO FUNDAMENTAL DOS ANOS INICIAIS
Anna Letícia Alves dos Santos 
Menia Alves Luiz dos Santos 
Noêmia Angélica de Oliveira França Queiroz 
Capítulo 13 - A IMPORTÂNCIA DO BRINCAR E DO APRENDER NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Eliânia Lopes de Oliveira Bastos 
Nayara Barbosa Dos Santos 
Noêmia Angélica de O. F. Queiroz 
POSFÁCIO
Douglileide Santos Oliveira Calazans 
Noêmia Angélica Oliveira F. de Queiroz 
Odair Ledo Neves 
SOBRE OS AUTORES
R332   Reflexões sobre a prática educativa a partir de saberes discentes e  docentes / organizadores: Erivelton de Jesus Rego ... [et al.]. - Santo Ângelo : Metrics, 2021.
217 p. ; 21 cm
ISBN 978-65-89700-69-2
DOI 10.46550/978-65-89700-69-2
 
1. Educação. 2. Ensino-aprendizagem. 3. Educação infantil. 4. Práticas educativas. I. Rego, Erivelton de Jesus (org.).              
CDU: 37