A obra “Reflexões sobre a prática educativa a partir de saberes discentes e docentes” corrobora com a compreensão da exatidão educacional em que a sociedade está inserida. Desde março de 2020 a educação na região Oeste da Bahia, assim como na maior parte do país, teve que inovar. A educação não se constrói em um espaço específico, dentre os métodos e metodologia o processo educacional ganha campo. Na linguagem poética pode-se descrever que a educação ganha asas. Inovação e conquista são as palavras que representam a presente obra, pois em período de limites e apreensões emocionais, professores e acadêmicos demonstraram que o fazer e o vivenciar a educação é possível. Fazer parte de mais uma obra, fruto de pesquisas de futuros Cientistas da Educação, Pedagogos que atuarão em diversos espaços que necessitem do olhar de quem mais tem autonomia para dialogar sobre o processo de ensino e aprendizagem, o olhar de quem vivencia a prática do dia-a-dia entre as paredes, muros e toda a sistemática do espaço escolar e do processo burocrático do sistema de ensino, estes, que finalizam a graduação com o entendimento de que não estão “acabados” que toda formação precisa dar continuidade nas buscas por atualizações para atender as exigências das tendências de cada tempo, nos faz imensamente gratos por esta oportunidade.
PREFÁCIO
Andreson Corte Ferreira da Silva
Marinalva Barbosa da Silva
Raylane Rafaelle Castro Rodrigues
Capítulo 1
OS SUJEITOS DA EJA RETORNARAM À ESCOLA E AGORA? UMA ANÁLISE DO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DOS ALUNOS E PROFESSORES
Leiliane Lopes Santana
Luzia Santos Silva
Odair Ledo Neves
Capítulo 2
A IMPORTÂNCIA DA AFETIVIDADE NA RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO PARA O DESENVOLVIMENTO DO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM
Rejane Rodrigues de Oliveira
Andreson Corte Ferreira da Silva
Capítulo 3
INFLUÊNCIA FAMILIAR E SEUS DESAFIOS PARA O ÂMBITO ESCOLAR
Ângela Neves Silva do Nascimento
Eliane Santana da Silva
Gabriel Oliveira Silva
Andreson Corte Ferreira da Silva
Capítulo 4
BULLYING: FENÔMENO SOCIAL PRESENTE NO AMBIENTE ESCOLAR
Núbia dos Santos Marques
Tânia Farias Sampaio
Andreson Corte Ferreira da Silva
Capítulo 5
EDUCAÇÃO INFANTIL: PRÁTICAS DIDÁTICAS LUDOPEDAGÓGICAS
Elma Lopes da Silva
Helaine Silva de Souza
Noelma da Silva Passos
Douglileide Santos Oliveira Calazans
Capítulo 6
REFLETIR O SABER E APRENDER DE FORMA LÚDICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Lorena Moreira Lopes de Souza
Douglileide Santos Oliveira Calazans
Capítulo 7
JOGOS, BRINCADEIRAS E BRINQUEDOS: OS BENEFÍCIOS DO BRINCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Ana Paula Lopes Rodrigues
Jaiane Alecrim Correia
Vanelson Aparecido Pereira Donato
Capítulo 8
A INFLUÊNCIA DAS INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS NO PROCESSO DA CONSTRUÇÃO DOS SABERES
Fernanda Lopes Pereira
Vanelson Aparecido Pereira Donato
Capítulo 9
DIFICULDADE DE LEITURA E ESCRITA NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO
Deuzilene Bispo Barbosa da Silva
Laize Silva Do Carmo
Odair Ledo Neves
Capítulo 10
A IMPORTÂNCIA DA LUDICIDADE NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM
Naiane da Silva Correia
Raylane Rafaelle Castro Rodrigues
Capítulo 11
A ARTE E A MATEMÁTICA: NOVOS OLHARES E PERSPECTIVAS NO CONTEXTO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Erica Taiz Brandão da Silva
Marinalva Barbosa Silva
Capítulo 12
DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM DO ENSINO FUNDAMENTAL DOS ANOS INICIAIS
Anna Letícia Alves dos Santos
Menia Alves Luiz dos Santos
Noêmia Angélica de Oliveira França Queiroz
Capítulo 13
A IMPORTÂNCIA DO BRINCAR E DO APRENDER NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Eliânia Lopes de Oliveira Bastos
Nayara Barbosa Dos Santos
Noêmia Angélica de O. F. Queiroz
POSFÁCIO
Douglileide Santos Oliveira Calazans
Noêmia Angélica Oliveira F. de Queiroz
Odair Ledo Neves
SOBRE OS AUTORES
R332 Reflexões sobre a prática educativa a partir de saberes discentes e docentes / organizadores: Erivelton de Jesus Rego ... [et al.]. - Santo Ângelo : Metrics, 2021.
217 p. ; 21 cm
ISBN 978-65-89700-69-2
DOI 10.46550/978-65-89700-69-2
1. Educação. 2. Ensino-aprendizagem. 3. Educação infantil. 4. Práticas educativas. I. Rego, Erivelton de Jesus (org.).
CDU: 37