Reflexões Sobre A Prática Educativa A Partir De Saberes Discentes E Docentes

A obra “Reflexões sobre a prática educativa a partir de saberes discentes e docentes” corrobora com a compreensão da exatidão educacional em que a sociedade está inserida. Desde março de 2020 a educação na região Oeste da Bahia, assim como na maior parte do país, teve que inovar. A educação não se constrói em um espaço específico, dentre os métodos e metodologia o processo educacional ganha campo. Na linguagem poética pode-se descrever que a educação ganha asas. Inovação e conquista são as palavras que representam a presente obra, pois em período de limites e apreensões emocionais, professores e acadêmicos demonstraram que o fazer e o vivenciar a educação é possível. Fazer parte de mais uma obra, fruto de pesquisas de futuros Cientistas da Educação, Pedagogos que atuarão em diversos espaços que necessitem do olhar de quem mais tem autonomia para dialogar sobre o processo de ensino e aprendizagem, o olhar de quem vivencia a prática do dia-a-dia entre as paredes, muros e toda a sistemática do espaço escolar e do processo burocrático do sistema de ensino, estes, que finalizam a graduação com o entendimento de que não estão “acabados” que toda formação precisa dar continuidade nas buscas por atualizações para atender as exigências das tendências de cada tempo, nos faz imensamente gratos por esta oportunidade.

Download da obra digital
Preencha o formulário abaixo, e o livro digital será enviado para o seu email

* Ao clicar em Enviar, você afirma estar ciente e concorda com o que segue:
- Declaração de privacidade: Os nomes, e-mails, telefones e endereços informados na Editora Metrics serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta Editora, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.
- Concordo em ter meus dados coletados e armazenados de acordo com a declaração de privacidade acima.



Autor(es)
Sumário

PREFÁCIO
Andreson Corte Ferreira da Silva 
Marinalva Barbosa da Silva 
Raylane Rafaelle Castro Rodrigues 

Capítulo 1
OS SUJEITOS DA EJA RETORNARAM À ESCOLA E AGORA? UMA ANÁLISE DO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DOS ALUNOS E PROFESSORES
Leiliane Lopes Santana 
Luzia Santos Silva 
Odair Ledo Neves 

Capítulo 2
A IMPORTÂNCIA DA AFETIVIDADE NA RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO PARA O DESENVOLVIMENTO DO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM
Rejane Rodrigues de Oliveira  
Andreson Corte Ferreira da Silva 

Capítulo 3
INFLUÊNCIA FAMILIAR E SEUS DESAFIOS PARA O ÂMBITO ESCOLAR
Ângela Neves Silva do Nascimento 
Eliane Santana da Silva 
Gabriel Oliveira Silva 
Andreson Corte Ferreira da Silva 

Capítulo 4
BULLYING: FENÔMENO SOCIAL PRESENTE NO AMBIENTE ESCOLAR
Núbia dos Santos Marques 
Tânia Farias Sampaio 
Andreson Corte Ferreira da Silva 

Capítulo 5
EDUCAÇÃO INFANTIL: PRÁTICAS DIDÁTICAS LUDOPEDAGÓGICAS
Elma Lopes da Silva  
Helaine Silva de Souza 
Noelma da Silva Passos  
Douglileide Santos Oliveira Calazans 

Capítulo 6
REFLETIR O SABER E APRENDER DE FORMA LÚDICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Lorena Moreira Lopes de Souza 
Douglileide Santos Oliveira Calazans 

Capítulo 7
JOGOS, BRINCADEIRAS E BRINQUEDOS: OS BENEFÍCIOS DO BRINCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Ana Paula Lopes Rodrigues 
Jaiane Alecrim Correia 
Vanelson Aparecido Pereira Donato 

Capítulo 8
A INFLUÊNCIA DAS INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS NO PROCESSO DA CONSTRUÇÃO DOS SABERES
Fernanda Lopes Pereira 
Vanelson Aparecido Pereira Donato 

Capítulo 9
DIFICULDADE DE LEITURA E ESCRITA NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO
Deuzilene Bispo Barbosa da Silva 
 Laize Silva Do Carmo 
Odair Ledo Neves 

Capítulo 10
A IMPORTÂNCIA DA LUDICIDADE NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM
Naiane da Silva Correia  
Raylane Rafaelle Castro Rodrigues  

Capítulo 11
A ARTE E A MATEMÁTICA: NOVOS OLHARES E PERSPECTIVAS NO CONTEXTO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Erica Taiz Brandão da Silva 
Marinalva Barbosa Silva 

Capítulo 12
DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM DO ENSINO FUNDAMENTAL DOS ANOS INICIAIS
Anna Letícia Alves dos Santos 
Menia Alves Luiz dos Santos 
Noêmia Angélica de Oliveira França Queiroz 

Capítulo 13
A IMPORTÂNCIA DO BRINCAR E DO APRENDER NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Eliânia Lopes de Oliveira Bastos 
Nayara Barbosa Dos Santos 
Noêmia Angélica de O. F. Queiroz 

POSFÁCIO
Douglileide Santos Oliveira Calazans 
Noêmia Angélica Oliveira F. de Queiroz 
Odair Ledo Neves 

SOBRE OS AUTORES


Ficha Técnica

R332   Reflexões sobre a prática educativa a partir de saberes discentes e docentes / organizadores: Erivelton de Jesus Rego ... [et al.]. - Santo Ângelo : Metrics, 2021.
217 p. ; 21 cm

ISBN 978-65-89700-69-2
DOI 10.46550/978-65-89700-69-2

1. Educação. 2. Ensino-aprendizagem. 3. Educação infantil. 4. Práticas educativas. I. Rego, Erivelton de Jesus (org.).                      

CDU: 37