Projetos Interdisciplinares No Modelo Educacional Híbrido: Fundamentos e relatos de experiências

A obra apresenta os fundamentos teórico-metodológicos relacionados aos projetos interdisciplinares no contexto do modelo educacional híbrido, com o objetivo de auxiliar os professores a desenvolverem proficiência no uso de problemas no processo educativo, visando ajudar os alunos a se tornarem excelentes aprendizes por meio do enfoque em problemas. Além disso, explora a conexão entre projetos interdisciplinares e o ensino híbrido, que pode contribuir para o protagonismo juvenil, ou seja, para a participação ativa dos alunos, instigando-os a refletir sobre o que desejam aprender e como desejam aprender. A obra também apresenta as experiências e interações entre os professores da Universidade e duas escolas participantes do projeto, incluindo depoimentos dos palestrantes que conduziram atividades durante sua realização. É dada ênfase especial às considerações e relatos de experiência dos professores da Escola Alexandre Tramontini e Deolinda Barufaldi, destacando a importância da integração entre a universidade e as escolas para a transferência de conhecimento e inovações no ambiente escolar.

Download da obra digital
Preencha o formulário abaixo, e o livro digital será enviado para o seu email

* Ao clicar em Enviar, você afirma estar ciente e concorda com o que segue:
- Declaração de privacidade: Os nomes, e-mails, telefones e endereços informados na Editora Metrics serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta Editora, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.
- Concordo em ter meus dados coletados e armazenados de acordo com a declaração de privacidade acima.





Opcional: Caso deseje contribuir com um valor simbólico, pode fazê-lo através da seguinte chave PIX: (55) 99661-7792


Autor(es)
Sumário

APRESENTAÇÃO
Airton Adelar Mueller
Átila Cordeiro Biolchi 
Danieli de Oliveira Biolchi
Edson Luiz Padoin
Sidinei Pithan da Silva
Vinicios Gonchoroski de Oliveira

SEÇÃO I - FUNDAMENTOS TEÓRICO-METODOLÓGICOS21

Capítulo 1 - HIBRIDISMO, INTERDISCIPLINARIDADE E CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO NA ESCOLA: ENFOQUES DE COMPLEXIDADE 
Fabiana Diniz Kurtz
Sidinei Pithan da Silva

Capítulo 2 - A PEDAGOGIA POR PROJETOS EDUCACIONAIS INTERDISCIPLINARES
Danieli de Oliveira Biolchi
Sidinei Pithan da Silva 
Airton Adelar Mueller

Capítulo 3 - AS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO APLICÁVEIS NA EDUCAÇÃO HÍBRIDA: DESAFIOS E POSSIBILIDADES
Vinicios Gonchoroski de Oliveira
Átila Cordeiro Biolchi
Edson Luiz Padoin

Capítulo 4 - POLÍTICAS E DESAFIOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA: UM OLHAR A PARTIR DE MOÇAMBIQUE
Augusto Kessai Agotinho Chicava

Capítulo 5 - EXPERIÊNCIA EDUCATIVA NA ESCOLA MUNICIPAL SANTA BÁRBARA E A VALORIZAÇÃO DA CULTURA DO MUNICÍPIO DE SÃO BENTO - MA
Francilda Fonseca Machado

SEÇÃO II - EXPERIÊNCIAS E INTERAÇÕES DOCENTES

Capítulo 6 - PROJETOS INTERDISCIPLINARES E O ENSINO HÍBRIDO: UM ESTUDO SOBRE RACISMO ESTRUTURAL NA ESCOLA MUNICIPAL DEOLINDA BARUFALDI
Jenerton Arlan Schütz
Everton Schäffel
Mônica Schoefer Dessbesell
Elisandra Denise Baiotto
Ilaine Teresinha Tramontini
Marciele Dias Santos Cabeleira

Capítulo 7 - POR UMA HISTÓRIA PERMANENTE DO OUTRO: RELATO DE EXPERIÊNCIA ACERCA DOS REPUGNANTES ANÚNCIOS PUBLICIZADOS SOBRE OS ESCRAVOS E AMA DE LEITE
Jenerton Arlan Schütz

Capítulo 8 - RELATO DE EXPERIÊNCIAS NA LÍNGUA PORTUGUESA
Everton Schäffel

Capítulo 9 - CONSTRUÇÃO DE MAPAS MENTAIS SOBRE A SAÚDE DA POPULAÇÃO NEGRA NA DISCIPLINA DE CIÊNCIAS DA NATUREZA EM TURMAS DE 8º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DE UMA ESCOLA PÚBLICA DE IJUÍ/RS
Mônica Schoefer Dessbesell

Capítulo 10 - RELEITURAS VISUAIS NO COMPONENTE CURRICULAR DE ARTE
Ilaine Teresinha Tramontini

Capítulo 11 - EDUCAÇÃO FÍSICA E O RESPEITO ÀS DIVERSIDADES CULTURAIS
Marciele Dias Santos Cabeleira

Capítulo 12 - PERCEPÇÕES DE UM PROJETO INOVADOR E CRÍTICO SOBRE A QUESTÃO RACIAL EM NOSSOS DIAS
Elisandra Denise Baiotto

Capítulo 13 - PROJETOS INTERDISCIPLINARES E O ENSINO HÍBRIDO: UM ESTUDO SOBRE RACISMO ESTRUTURAL NA ESCOLA MUNICIPAL ALEXANDRE TRAMONTINI
Eliane Corazza 
Luciane Fracaro Cansi 
Zilá Lourdes Bertani Strelow

CONSIDERAÇÕES FINAIS
Airton Adelar Mueller
Átila Cordeiro Biolchi 
Danieli de Oliveira Biolchi
Edson Luiz Padoin
Sidinei Pithan da Silva
Vinicios Gonchoroski de Oliveira

SOBRE OS AUTORES


Ficha Técnica

P964  Projetos interdisciplinares no modelo educacional híbrido : fundamentos e relatos de experiências / organizadores: Airton Adelar Mueller ... [et al.]. - Santo Ângelo : Metrics, 2023.
211 p. 
 
ISBN 978-65-5397-101-1
DOI 10.46550/978-65-5397-101-1
1. Educação. 2. Ensino híbrido. 3. Inovação tecnológica. Mueller, Airton Adelar (org.).       
 
CDU: 37