A obra apresenta os fundamentos teórico-metodológicos relacionados aos projetos interdisciplinares no contexto do modelo educacional híbrido, com o objetivo de auxiliar os professores a desenvolverem proficiência no uso de problemas no processo educativo, visando ajudar os alunos a se tornarem excelentes aprendizes por meio do enfoque em problemas. Além disso, explora a conexão entre projetos interdisciplinares e o ensino híbrido, que pode contribuir para o protagonismo juvenil, ou seja, para a participação ativa dos alunos, instigando-os a refletir sobre o que desejam aprender e como desejam aprender. A obra também apresenta as experiências e interações entre os professores da Universidade e duas escolas participantes do projeto, incluindo depoimentos dos palestrantes que conduziram atividades durante sua realização. É dada ênfase especial às considerações e relatos de experiência dos professores da Escola Alexandre Tramontini e Deolinda Barufaldi, destacando a importância da integração entre a universidade e as escolas para a transferência de conhecimento e inovações no ambiente escolar.
APRESENTAÇÃO
Airton Adelar Mueller
Átila Cordeiro Biolchi
Danieli de Oliveira Biolchi
Edson Luiz Padoin
Sidinei Pithan da Silva
Vinicios Gonchoroski de Oliveira
SEÇÃO I - FUNDAMENTOS TEÓRICO-METODOLÓGICOS21
Capítulo 1 - HIBRIDISMO, INTERDISCIPLINARIDADE E CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO NA ESCOLA: ENFOQUES DE COMPLEXIDADE
Fabiana Diniz Kurtz
Sidinei Pithan da Silva
Capítulo 2 - A PEDAGOGIA POR PROJETOS EDUCACIONAIS INTERDISCIPLINARES
Danieli de Oliveira Biolchi
Sidinei Pithan da Silva
Airton Adelar Mueller
Capítulo 3 - AS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO APLICÁVEIS NA EDUCAÇÃO HÍBRIDA: DESAFIOS E POSSIBILIDADES
Vinicios Gonchoroski de Oliveira
Átila Cordeiro Biolchi
Edson Luiz Padoin
Capítulo 4 - POLÍTICAS E DESAFIOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA: UM OLHAR A PARTIR DE MOÇAMBIQUE
Augusto Kessai Agotinho Chicava
Capítulo 5 - EXPERIÊNCIA EDUCATIVA NA ESCOLA MUNICIPAL SANTA BÁRBARA E A VALORIZAÇÃO DA CULTURA DO MUNICÍPIO DE SÃO BENTO - MA
Francilda Fonseca Machado
SEÇÃO II - EXPERIÊNCIAS E INTERAÇÕES DOCENTES
Capítulo 6 - PROJETOS INTERDISCIPLINARES E O ENSINO HÍBRIDO: UM ESTUDO SOBRE RACISMO ESTRUTURAL NA ESCOLA MUNICIPAL DEOLINDA BARUFALDI
Jenerton Arlan Schütz
Everton Schäffel
Mônica Schoefer Dessbesell
Elisandra Denise Baiotto
Ilaine Teresinha Tramontini
Marciele Dias Santos Cabeleira
Capítulo 7 - POR UMA HISTÓRIA PERMANENTE DO OUTRO: RELATO DE EXPERIÊNCIA ACERCA DOS REPUGNANTES ANÚNCIOS PUBLICIZADOS SOBRE OS ESCRAVOS E AMA DE LEITE
Jenerton Arlan Schütz
Capítulo 8 - RELATO DE EXPERIÊNCIAS NA LÍNGUA PORTUGUESA
Everton Schäffel
Capítulo 9 - CONSTRUÇÃO DE MAPAS MENTAIS SOBRE A SAÚDE DA POPULAÇÃO NEGRA NA DISCIPLINA DE CIÊNCIAS DA NATUREZA EM TURMAS DE 8º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DE UMA ESCOLA PÚBLICA DE IJUÍ/RS
Mônica Schoefer Dessbesell
Capítulo 10 - RELEITURAS VISUAIS NO COMPONENTE CURRICULAR DE ARTE
Ilaine Teresinha Tramontini
Capítulo 11 - EDUCAÇÃO FÍSICA E O RESPEITO ÀS DIVERSIDADES CULTURAIS
Marciele Dias Santos Cabeleira
Capítulo 12 - PERCEPÇÕES DE UM PROJETO INOVADOR E CRÍTICO SOBRE A QUESTÃO RACIAL EM NOSSOS DIAS
Elisandra Denise Baiotto
Capítulo 13 - PROJETOS INTERDISCIPLINARES E O ENSINO HÍBRIDO: UM ESTUDO SOBRE RACISMO ESTRUTURAL NA ESCOLA MUNICIPAL ALEXANDRE TRAMONTINI
Eliane Corazza
Luciane Fracaro Cansi
Zilá Lourdes Bertani Strelow
CONSIDERAÇÕES FINAIS
Airton Adelar Mueller
Átila Cordeiro Biolchi
Danieli de Oliveira Biolchi
Edson Luiz Padoin
Sidinei Pithan da Silva
Vinicios Gonchoroski de Oliveira
SOBRE OS AUTORES