
Um conhecido provérbio oriental diz que “tempos difíceis criam homens fortes”. O Brasil atravessou, talvez, uma de suas maiores crises econômicas e, mais recentemente, sanitárias de sua história. Juntam-se a isso aspirações autoritárias, com certas ameaças a ruptura do Estado de Democrático de Direito, o pêndulo democrático de Arthur M. Schlesinger Jr. tende para o lado que não desejamos. É dever dos operadores do Direito, através de sua retórica, bem como de estudos aprofundados sobre os mais diversos temas, buscarem a retomada dos ares democráticos para nossa sociedade. O Direito como conhecemos mudou e necessita de seus agentes cada vez mais preparados. Vivemos um tempo com crescentes avanços da tecnologia, com redes sociais dominando os aparelhos eletrônicos e gerando, portanto, necessária tutela jurisdicional adequada, como aborda moderna Doutrina Brasileira ao tratar sobre o chamado “constitucionalismo digital”. A presente obra busca aliar a teoria e a prática, conduzindo inúmeros temas atuais e de relevante importância, seja para operadores do Direito voltados a prática, como também a academia. Ambas cada vez mais necessárias para toda sociedade, como Direitos Humanos, Direitos Fundamentais, Visual Law, Direito Penal, Tecnologia e muitos outros.
APRESENTAÇÃO13
Airton Adelar Mueller
Átila Cordeiro Biolchi
Danieli de Oliveira Biolchi
Edson Luiz Padoin
Sidinei Pithan da Silva
Vinicios Gonchoroski de Oliveira
SEÇÃO I - FUNDAMENTOS TEÓRICO-METODOLÓGICOS21
Capítulo 1 - HIBRIDISMO, INTERDISCIPLINARIDADE E CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO NA ESCOLA: ENFOQUES DE COMPLEXIDADE 23
Fabiana Diniz Kurtz
Sidinei Pithan da Silva
Capítulo 2 - A PEDAGOGIA POR PROJETOS EDUCACIONAIS INTERDISCIPLINARES41
Danieli de Oliveira Biolchi
Sidinei Pithan da Silva
Airton Adelar Mueller
Capítulo 3 - AS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO APLICÁVEIS NA EDUCAÇÃO HÍBRIDA: DESAFIOS E POSSIBILIDADES53
Vinicios Gonchoroski de Oliveira
Átila Cordeiro Biolchi
Edson Luiz Padoin
Capítulo 4 - POLÍTICAS E DESAFIOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA: UM OLHAR A PARTIR DE MOÇAMBIQUE71
Augusto Kessai Agotinho Chicava
Capítulo 5 - EXPERIÊNCIA EDUCATIVA NA ESCOLA MUNICIPAL SANTA BÁRBARA E A VALORIZAÇÃO DA CULTURA DO MUNICÍPIO DE SÃO BENTO - MA89
Francilda Fonseca Machado
SEÇÃO II - EXPERIÊNCIAS E INTERAÇÕES DOCENTES119
Capítulo 6 - PROJETOS INTERDISCIPLINARES E O ENSINO HÍBRIDO: UM ESTUDO SOBRE RACISMO ESTRUTURAL NA ESCOLA MUNICIPAL DEOLINDA BARUFALDI121
Jenerton Arlan Schütz
Everton Schäffel
Mônica Schoefer Dessbesell
Elisandra Denise Baiotto
Ilaine Teresinha Tramontini
Marciele Dias Santos Cabeleira
Capítulo 7 - POR UMA HISTÓRIA PERMANENTE DO OUTRO: RELATO DE EXPERIÊNCIA ACERCA DOS REPUGNANTES ANÚNCIOS PUBLICIZADOS SOBRE OS ESCRAVOS E AMA DE LEITE129
Jenerton Arlan Schütz
Capítulo 8 - RELATO DE EXPERIÊNCIAS NA LÍNGUA PORTUGUESA143
Everton Schäffel
Capítulo 9 - CONSTRUÇÃO DE MAPAS MENTAIS SOBRE A SAÚDE DA POPULAÇÃO NEGRA NA DISCIPLINA DE CIÊNCIAS DA NATUREZA EM TURMAS DE 8º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DE UMA ESCOLA PÚBLICA DE IJUÍ/RS149
Mônica Schoefer Dessbesell
Capítulo 10 - RELEITURAS VISUAIS NO COMPONENTE CURRICULAR DE ARTE 153
Ilaine Teresinha Tramontini
Capítulo 11 - EDUCAÇÃO FÍSICA E O RESPEITO ÀS DIVERSIDADES CULTURAIS157
Marciele Dias Santos Cabeleira
Capítulo 12 - PERCEPÇÕES DE UM PROJETO INOVADOR E CRÍTICO SOBRE A QUESTÃO RACIAL EM NOSSOS DIAS167
Elisandra Denise Baiotto
Capítulo 13 - PROJETOS INTERDISCIPLINARES E O ENSINO HÍBRIDO: UM ESTUDO SOBRE RACISMO ESTRUTURAL NA ESCOLA MUNICIPAL ALEXANDRE TRAMONTINI171
Eliane Corazza
Luciane Fracaro Cansi
Zilá Lourdes Bertani Strelow
CONSIDERAÇÕES FINAIS195
Airton Adelar Mueller
Átila Cordeiro Biolchi
Danieli de Oliveira Biolchi
Edson Luiz Padoin
Sidinei Pithan da Silva
Vinicios Gonchoroski de Oliveira
SOBRE OS AUTORES207