
Os desafios educacionais com uso de tecnologias digitais, intensificados e acelerados com as aulas remotas em função da Covid-19, fizeram com que a Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões ofertasse o Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Tecnologias Digitais na Educação. O Curso atendeu a uma demanda local e regional que reivindicava um aprofundamento teórico e prático das implicações da revolução digital na formação das novas gerações e na formação continuada de docentes e gestores educacionais. O curso constituiu-se em um laboratório virtual de produção de materiais didáticos de ensino e aprendizagem. Esta obra reúne trabalhos relacionais ao referido curso. Os capítulos apresentam o processo de constituição de produtos de tecnologias digitais na educação, o problema gerador, objetivos e metodologia, e sua aplicação no ambiente escolar, com destaque aos pontos positivos e negativos. A obra, portanto, constitui-se num importante instrumento pedagógico do uso das tecnologias digitais de forma reflexiva, crítica, significativa e responsável em sala de aula, como forma de comunicação entre os atores envolvidos, bem como na criação de conteúdos educacionais autorais. Espera-se que ela possa contribuir de forma significativa com a formação humana crítica, responsável e emancipatória.
PREFÁCIO: EXPLORANDO OS PRODUTOS DE TECNOLOGIAS DIGITAIS NA EDUCAÇÃO
APRESENTAÇÃO
Capítulo 1 - SITE INSTITUCIONAL DA ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL MARGARIDA PARDELHAS DE SANTO ÂNGELO-RS
Capítulo 2 - CANAL NO YOUTUBE CONSTRUINDO APRENDIZAGENS: UMA PROPOSTA TECNOLÓGICA DE ENSINAR E APRENDER
Capítulo 3 - JOGO DIGITAL "SANTO ÂNGELO": UMA HISTÓRIA PARA LEMBRAR…
Capítulo 4 - REPOSITÓRIO DE APOIO A PROFESSORES EM FORMAÇÃO CONTINUADA
Capítulo 5 - RESGATE HISTÓRICO DA ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL PROFESSORA ZELINA MONTEIRO LEMOS
Capítulo 6 - CONHECENDO E VALORIZANDO AS RAÍZES
Capítulo 7 - O USO DO CLASSROOM EM AULAS INTERDISCIPLINARES
Capítulo 8 - A UTILIZAÇÃO DO GOOGLE CLASSROOM NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UM AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM
Capítulo 9 - A PANDEMIA E AS FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS NA EDUCAÇÃO
Capítulo 10 - AS PROFES ESTÃO ON: RELATOS DA EXPERIÊNCIA DOCENTE ATRAVÉS DO PODCAST
Capítulo 11 - USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS DURANTE A PANDEMIA: VIVÊNCIAS E DESAFIOS
Capítulo 12 - O USO DA PLATAFORMA WORDWALL COMO ESTRATÉGIA PARA O ENSINO DA HISTÓRIA DO MUNICÍPIO DE SANTO ÂNGELO
Capítulo 13 - ESPAÇO VIRTUAL DE APRENDIZAGEM COMPLEMENTAR NAS ÁREAS DA ALFABETIZAÇÃO, CIÊNCIAS, GEOGRAFIA E MATEMÁTICA
Capítulo 14 - CAFÉ DE CAMBONA EM FOCO
Capítulo 15 - EXPERIÊNCIAS DE APRENDIZAGEM MULTIMODAIS ATRAVÉS DO DESENVOLVIMENTO DE APLICATIVOS NA PLATAFORMA METAVERSE
SOBRE OS AUTORES
P964 Produtos de tecnologias digitais na educação : experiências e práticas de ensino / organizadores: Daniela Pereira Gonzalez, Fábio César Junges, Rosangela Ferreira Prestes. - Santo Ângelo : Metrics, 2022.
213 p. : il. ; 21 cm
ISBN 978-65-5397-041-0
DOI 10.46550/978-65-5397-041-0
1. Educação. 2. Tecnologias digitais. 3. Ensino-aprendizagem. 4. Práticas pedagógicas. I. Gonzalez, Daniela Pereira (org.). II. Junges, Fábio César (org.). III. Prestes, Rosangela Ferreira (org.).
CDU: 37:004