Pressupostos Epistemológicos: os Discursos e as Práticas Educativas de Professoras da Educação Infantil é um livro de cunho provocativo, pois é sempre exigente pensar o contexto da infância. Neste caso, acresce-se a questão da docência que, não menos complexa, envolve o fazer pedagógico na escola. A obra nutre-se de um universo teórico e do contato diário com o desafio da escolarização que inicia aos 4 anos, com as crianças do século XXI.
PREFÁCIO
APRESENTAÇÃO
INTRODUÇÃO
Capítulo 1
1 PESQUISAS SOBRE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E PRÁTICAS EDUCATIVAS DESENVOLVIDAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: LEVANTAMENTO DE PRODUÇÃO CIENTÍFICA
1.1 Procedimentos para a realização do levantamento das produções
1.2 Sobre os resultados da pesquisa: análise quantitativa dos resultados
1.3 Sobre os resultados da pesquisa: análise qualitativa dos resultados
Capítulo 2
2 TEORIAS DO CONHECIMENTO E EDUCAÇÃO
2.1 Teorias do conhecimento e epistemologias
2.2 Apriorismo/racionalismo e a educação
2.3 Empirismo e a educação
2.4 Tentativas de ruptura: as perspectivas interacionistas
2.5 A compreensão do conhecimento como construção
2.5.1 Construtivismo ou epistemologia genética
2.5.2 A perspectiva sociointeracionista
2.5.3 Construtivismo pós-piagetiano: as contribuições da hermenêutica
Capítulo 3
3 EPISTEMOLOGIAS E PRÁTICAS EDUCATIVAS: BUSCANDO AS EPISTEMOLOGIAS PRESENTES NOS DISCURSOS DAS PROFESSORAS DE EDUCAÇÃO INFANTIL
3.1 Contexto de pesquisa: situando a metodologia, o universo e a amostra de pesquisa
3.2 Perfil das professoras participantes da pesquisa
3.3 O desvelar das epistemologias no discurso das professoras: concepções sobre conhecimento
3.4 Conhecimento docente e suas relações epistemológicas
3.5 Concepções das professoras sobre a aprendizagem e aproximações com a epistemologia
3.6 Práticas educativas e pressupostos epistemológicos
CONSIDERAÇÕES FINAIS
REFERÊNCIAS