Pressupostos Epistemológicos: os discursos e as práticas educativas de professoras da educação infantil

Pressupostos Epistemológicos: os Discursos e as Práticas Educativas de Professoras da Educação Infantil é um livro de cunho provocativo, pois é sempre exigente pensar o contexto da infância. Neste caso, acresce-se a questão da docência que, não menos complexa, envolve o fazer pedagógico na escola. A obra nutre-se de um universo teórico e do contato diário com o desafio da escolarização que inicia aos 4 anos, com as crianças do século XXI. 

Download da obra digital
Preencha o formulário abaixo, e o livro digital será enviado para o seu email

* Ao clicar em Enviar, você afirma estar ciente e concorda com o que segue:
- Declaração de privacidade: Os nomes, e-mails, telefones e endereços informados na Editora Metrics serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta Editora, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.
- Concordo em ter meus dados coletados e armazenados de acordo com a declaração de privacidade acima.



Autor(es)
Sumário

PREFÁCIO

APRESENTAÇÃO 

INTRODUÇÃO

Capítulo 1
1 PESQUISAS SOBRE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E PRÁTICAS EDUCATIVAS DESENVOLVIDAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: LEVANTAMENTO DE PRODUÇÃO CIENTÍFICA
1.1 Procedimentos para a realização do levantamento das    produções 
1.2 Sobre os resultados da pesquisa: análise quantitativa dos resultados 
1.3 Sobre os resultados da pesquisa: análise qualitativa dos resultados 

Capítulo 2
2 TEORIAS DO CONHECIMENTO E EDUCAÇÃO
2.1 Teorias do conhecimento e epistemologias 
2.2 Apriorismo/racionalismo e a educação 
2.3 Empirismo e a educação 
2.4 Tentativas de ruptura: as perspectivas interacionistas 
2.5 A compreensão do conhecimento como construção 
2.5.1 Construtivismo ou epistemologia genética 
2.5.2 A perspectiva sociointeracionista 
2.5.3 Construtivismo pós-piagetiano: as contribuições da hermenêutica 

Capítulo 3
3 EPISTEMOLOGIAS E PRÁTICAS EDUCATIVAS: BUSCANDO AS EPISTEMOLOGIAS PRESENTES NOS DISCURSOS DAS PROFESSORAS DE EDUCAÇÃO INFANTIL
3.1 Contexto de pesquisa: situando a metodologia, o universo e a amostra de pesquisa
3.2 Perfil das professoras participantes da pesquisa
3.3 O desvelar das epistemologias no discurso das professoras: concepções sobre conhecimento 
3.4 Conhecimento docente e suas relações epistemológicas 
3.5 Concepções das professoras sobre a aprendizagem e aproximações com a epistemologia 
3.6 Práticas educativas e pressupostos epistemológicos

CONSIDERAÇÕES FINAIS

REFERÊNCIAS


Ficha Técnica

C676p    Cogo, Janaína Raquel 
Pressupostos epistemológicos : os discursos e as práticas educativas de professoras da educação infantil / Janaína Raquel Cogo, Martin Kuhn. - 2. ed. - Santo Ângelo : Metrics, 2021.
 
ISBN 978-65-89700-23-4
DOI 10.46550/978-65-89700-23-4
1. Educação infantil. 2. Formação de professores. 3. Práticas educativas. I. Kuhn, Martin II. Título                       
 
CDU: 371.13