Pressupostos Epistemológicos: Os discursos e as práticas educativas de professoras da Educação Infantil

A presente obra interroga os pressupostos epistemológicos presentes nos discursos e nas práticas das professoras da educação infantil. Interrogar as bases epistemológicas das professoras de educação infantil relaciona-se diretamente com a qualidade da formação humana oferecida nesta etapa da educação básica. O livro é um convite a todas as professoras/es e/ou pesquisadoras/es da educação infantil que desejam conhecer mais sobre os pressupostos epistêmicos que orientam o trabalho pedagógico das professoras da educação infantil. Conhecer é elementar para propor práticas educativas significativas que considerem a pluralidade e a singularidade das experiências vivenciadas na primeira infância. 

Download da obra digital
Preencha o formulário abaixo, e o livro digital será enviado para o seu email

* Ao clicar em Enviar, você afirma estar ciente e concorda com o que segue:
- Declaração de privacidade: Os nomes, e-mails, telefones e endereços informados na Editora Metrics serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta Editora, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.
- Concordo em ter meus dados coletados e armazenados de acordo com a declaração de privacidade acima.





Opcional: Caso deseje contribuir com um valor simbólico, pode fazê-lo através da seguinte chave PIX: (55) 99661-7792


Autor(es)
Sumário

PREFÁCIO

APRESENTAÇÃO

INTRODUÇÃO

Capítulo 1
1 PESQUISAS SOBRE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E PRÁTICAS EDUCATIVAS DESENVOLVIDAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: LEVANTAMENTO DE PRODUÇÃO CIENTÍFICA
1.1 Procedimentos para a realização do levantamento das    produções 
1.2 Sobre os resultados da pesquisa: análise quantitativa dos resultados 
1.3 Sobre os resultados da pesquisa: análise qualitativa dos resultados

Capítulo 2
2 TEORIAS DO CONHECIMENTO E EDUCAÇÃO
2.1 Teorias do conhecimento e epistemologias 
2.2 Apriorismo/racionalismo e a educação
2.3 Empirismo e a educação
2.4 Tentativas de ruptura: as perspectivas interacionistas
2.5 A compreensão do conhecimento como construção
2.5.1 Construtivismo ou epistemologia genética
2.5.2 A perspectiva sociointeracionista
2.5.3 Construtivismo pós-piagetiano: as contribuições da hermenêutica

Capítulo 3
3 EPISTEMOLOGIAS E PRÁTICAS EDUCATIVAS: BUSCANDO AS EPISTEMOLOGIAS PRESENTES NOS DISCURSOS DAS PROFESSORAS DE EDUCAÇÃO INFANTIL
3.1 Contexto de pesquisa: situando a metodologia, o universo e a amostra de pesquisa
3.2 Perfil das professoras participantes da pesquisa 
3.3 O desvelar das epistemologias no discurso das professoras: concepções sobre conhecimento
3.4 Conhecimento docente e suas relações epistemológicas
3.5 Concepções das professoras sobre a aprendizagem e aproximações com a epistemologia  
3.6 Práticas educativas e pressupostos epistemológicos 

CONSIDERAÇÕES FINAIS

REFERÊNCIAS


Ficha Técnica

C676p    Cogo, Janaína Raquel 
Pressupostos epistemológicos : os discursos e as práticas educativas de professoras da educação infantil / Janaína Raquel Cogo, Martin Kuhn. - 2. ed. - Santo Ângelo : Metrics, 2021.

ISBN 978-65-89700-23-4 
DOI 10.46550/978-65-89700-23-4 

1. Educação infantil. 2. Formação de professores. 3.    
Práticas educativas. I. Kuhn, Martin II. Título                              

CDU: 371.13