Diante do atual cenário educacional decorrente da pandemia, a palavra “Re-inventar” ganhou ênfase por ser a realidade de todos os profissionais da educação, marcada por grandes desafios para garantir a aprendizagem de qualidade e a equidade dos processos, intensificando a rotina dos educadores. Neste sentido, a obra intitulada por “Práticas pedagógicas interdisciplinares: a educação em múltiplas vivências” apresenta um olhar indissociável do trabalho realizado por professores em diversos contextos de suas práticas, não com o olhar abrangente à realidade da pandemia, mas, ao seu fazer pedagógico de todos os tempos, com o uso da interdisciplinaridade enquanto proposta didática para subsidiar a prática e promover desenvolvimento cognitivo, sociológico e psicomotor, sempre buscando intervir nas fragilidades históricas suscetíveis a situações de crise. O educador nato é alegre, otimista, não se deixa abater ainda que os desafios sejam inúmeros e até devastadores, todavia, a esperança o faz alegre e sua alegria contagia a outro, a outros, e quem sabe, a todos. Queremos seguir na filosofia de Michel de Montagner e Loris Malaguzzi, “Nada sem alegria”, fala que reverbera a estes dois grandes nomes da educação do passado, mas que está tão atual e em evidência na atualidade e que nos faz refletir e concluir que não há como existir educação sem alegria.
PREFÁCIO
Douglileide Santos Oliveira Calazans
Noêmia Angélica Oliveira F. de Queiroz
Odair Ledo Neves
Capítulo 1
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: HISTÓRIA, DESAFIOS E POSSIBILIDADES
Elisabete Magalhães de Castro
Maria do Carmo Magalhães de Souza
Renilda de Souza Barbosa
Odair Ledo Neves
Capítulo 2
DESAFIOS E PERSPECTIVAS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
Kézia Barbosa dos Santos
Luana Barbosa de Souza
Odair Ledo Neves
Capítulo 3
O PEDAGOGO E SUA IMPORTÂNCIA NO AMBIENTE HOSPITALAR
Leiliane Almeida de Souza
Márcia da Hora Nogueira
Vaniza Souza Montalvão Silva
Douglileide Santos Oliveira Calazans
Capítulo 4
ESTIMULANDO A LEITURA DE MANEIRA LÚDICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Marilene Barbosa dos Santos
Roseni Silva Ozório
Mitally Fernanda Silva Santos
Capítulo 5
OS BENEFÍCIOS DO DESENVOLVIMENTO DA AUTOCONFIANÇA NA CRIANÇA DENTRO DA SALA DE AULA
Jorge da Silva Santos Filho
Vanelson Aparecido Pereira Donato
Capítulo 6
IMPORTÂNCIA DA ATUAÇÃO DA COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Sandra Moreth da Silva
Mitally Fernanda Silva Santos
Capítulo 7
ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO: UMA NECESSIDADE BÁSICA DO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM
Pauliene Neves de Souza Lopes
Raylane Rafaelle Castro Rodrigues
Capítulo 8
SUJEITOS DA EJA: REALIDADE E POTENCIALIDADES
Ricardo Barbosa dos Santos
Odair Ledo Neves
Capítulo 9
A ESCOLARIZAÇÃO DA CRIANÇA AUTISTA E A CONTRIBUIÇÃO EM SEU DESENVOLVIMENTO SÓCIO AFETIVO
Joyce Fernanda de Oliveira
Laís Dourado da Silva
Valquíria Barbosa de Souza Magalhães
Raylane Rafaelle Castro Rodrigues
Capítulo 10
A IMPORTÂNCIA DO BRINCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Jossiene Souza Pereira
Leidiane Dourado de Souza
Marinalva Barbosa da Silva
POSFÁCIO
Erivélton de Jesus Rêgo
Mitally Fernanda Silva Santos
Vanelson Aparecido Pereira Donato
SOBRE OS AUTORES201
P912 Práticas pedagógicas interdisciplinares : a educação em múltiplas vivências / organizadores: Andreson Corte Ferreira da Silva, Marinalva Barbosa da Silva, Raylane Rafaelle Castro Rodrigues. - Santo Ângelo : Metrics, 2021.
204 p. ; 21 cm
ISBN 978-65-89700-51-7
DOI 10.46550/978-65-89700-51-7
1. Educação. 2. Práticas pedagógicas. 3. Educação infantil. 4. Ensino-aprendizagem. I. Silva, Andreson Corte Ferreira da (org.). II. Silva, Marinalva Barbosa da (org.). III. Rodrigues, Raylane Rafaelle Castro (org.).
CDU: 37.013