Os debates acerca de como ensinar Ciências não são recentes, porém, sempre se mostram atuais quando consideramos estar em constante processo de ampliação da compreensão das teorias de ensino e aprendizagem nesses campos. Se considerarmos essas compreensões, devem repercutir nas práticas pedagógicas e em metodologias adotadas nas salas de aulas, sejam da Educação Básica ou Superior, então, precisamos ampliar espaços de partilha de experiências ímpares, envolvendo o ensino e a aprendizagem de ciências. Neste livro, procuramos reunir um conjunto de textos, produzidos por professores e pesquisadores na área de Ciências Naturais, de diversas partes do Brasil e contamos, ainda, com contribuições de pesquisadores de Portugal. O livro Práticas e metodologias no Ensino de Ciências é composto por 11 capítulos, que apresentam práticas, sequências didáticas, estratégias, em diferentes cenários da Educação Básica e Ensino Superior.
PREFÁCIO
Maria do Carmo Galiazzi
APRESENTAÇÃO
Vantoir Roberto Brancher
Keiciane Canabarro Drehmer-Marques
Sandra Elisabet Bazana Nonenmacher
Capítulo 1 - GEOEDUCAÇÃO E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA VALORIZAÇÃO DO TERRITÓRIO. O ESTRELA GEOPARK (PORTUGAL) COMO RECURSO DIDÁTICO E SUAS ESTRATÉGIAS DE DIVULGAÇÃO DAS GEOCIÊNCIAS E DO GEOTURISMO
Rosa Branca Tracana
Gonçalo Fernandes
Emanuel de Castro
Magda Fernandes
Capítulo 2 - CENÁRIO INTEGRADOR: A ESCOLHA DE TEMAS PARA A RECONFIGURAÇÃO CURRICULAR NO ENSINO DE CIÊNCIAS
Nataélia Alves da Silva
Sara Souza Pimenta
Andrei Steveen Moreno-Rodríguez
Elisa Prestes Massena
Capítulo 3 - A ABORDAGEM DA EDUCAÇÃO PARA SEXUALIDADE NOS ANOS INICIAIS
Fernanda Fernandes
Leonir Lorenzetti
Capítulo 4 - A FOTOMICROGRAFIA CIENTÍFICA COMO RECURSO DIDÁTICO PARA O ENSINO-APRENDIZAGEM DA DISCIPLINA ANATOMIA E MORFOLOGIA VEGETAL
Bruna de Almeida Fernandes
Lílian Betânia Reis Amaro
Gladyane Mendes Belém
Valéria Mafra Cota
Capítulo 5 - A EXPERIMENTAÇÃO NO ENSINO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA: UMA EXPERIÊNCIA A PARTIR DA VIVÊNCIA DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO
Luciane Roos
Fabiana Lasta Beck Pires
Sandra Elisabet Bazana Nonenmacher
Capítulo 6 - AUTONOMIA DO ESTUDANTE, METODOLOGIAS ATIVAS E SALA DE AULA INVERTIDA: COMPREENSÕES A PARTIR DE UMA PRÁTICA DE ESTÁGIO EM QUÍMICA
Agnaldo Paula Pereira
Cátia Keske
Rudião Rafael Wisniewski
Sandra Elisabet Bazana Nonenmacher
Capítulo 7 - O ENSINO DE FÍSICA A PARTIR DE UMA PRÁTICA LÚDICA NO ESPAÇO DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Maria Teresinha Verle Kaefer
Taniamara Vizzotto Chaves
Capítulo 8 - PENSAMENTO COMPUTACIONAL E CIÊNCIAS DA NATUREZA: PROJETO INTEGRADOR EM ESCOLAS DE EDUCAÇÃO BÁSICA
Adão Caron Cambraia
Uianes Luiz Rockenbach Biondo
Maria Cristina Pansera de Araújo
Rosa Branca Pereira Tracana
Capítulo 9 - DESENVOLVIMENTO DO PROTAGONISMO DO ESTUDANTE POR MEIO DE UMA PRÁTICA EXPERIMENTAL INVESTIGATIVA: UMA PROPOSTA PARA O ENSINO DE QUÍMICA
Jéssica Ines Zanella
Denise Kriedte da Costa
Aline Grohe Schirmer Pigatto
Capítulo 10 - DEDINHOS VERDES: SENTIR E CUIDAR DA NATUREZA PARA CUIDAR DE SI, DO OUTRO E DO MUNDO
Monica de Carvalho Teixeira
Lucimeri Mauricio Ribeiro
Lenilson Vidal de Souza
Capítulo 11- EXPERIMENTAÇÃO COMO PRÁTICA PEDAGÓGICA NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO À EDUCAÇÃO PROFISSIONAL
Ana Maria da Luz Schollmeier
Claudia Smaniotto Barin
UM POSFÁCIO: PARA UM OFERTÓRIO DE SABERES COM SABORES
Attico Chassot
SOBRE OS AUTORES
SOBRE OS ORGANIZADORES
P912 Práticas e metodologias no ensino de ciências / organizadores: Vantoir Roberto Brancher, Keiciane Canabarro Drehmer-Marques, Sandra Elisabet Bazana Nonenmacher. - Santo Ângelo : Metrics, 2021.
275 p. : il. ; 21 cm
ISBN 978-65-89700-33-3
DOI 10.46550/978-65-89700-33-3
1. Ciências - Estudo e ensino. 2. Práticas pedagógicas. I. Brancher, Vantoir Roberto (org.). II. Drehmer-Marques, Keiciane Canabarro (org.). III. Nonenmacher, Sandra Elisabet Bazana (org.).
CDU: 37:50