Práticas E Metodologias No Ensino De Ciências

Os debates acerca de como ensinar Ciências não são recentes, porém, sempre se mostram atuais quando consideramos estar em constante processo de ampliação da compreensão das teorias de ensino e aprendizagem nesses campos. Se considerarmos essas compreensões, devem repercutir nas práticas pedagógicas e em metodologias adotadas nas salas de aulas, sejam da Educação Básica ou Superior, então, precisamos ampliar espaços de partilha de experiências ímpares, envolvendo o ensino e a aprendizagem de ciências. Neste livro, procuramos reunir um conjunto de textos, produzidos por professores e pesquisadores na área de Ciências Naturais, de diversas partes do Brasil e contamos, ainda, com contribuições de pesquisadores de Portugal. O livro Práticas e metodologias no Ensino de Ciências é composto por 11 capítulos, que apresentam práticas, sequências didáticas, estratégias, em diferentes cenários da Educação Básica e Ensino Superior.

Download da obra digital
Preencha o formulário abaixo, e o livro digital será enviado para o seu email

* Ao clicar em Enviar, você afirma estar ciente e concorda com o que segue:
- Declaração de privacidade: Os nomes, e-mails, telefones e endereços informados na Editora Metrics serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta Editora, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.
- Concordo em ter meus dados coletados e armazenados de acordo com a declaração de privacidade acima.



Autor(es)
Sumário

PREFÁCIO
Maria do Carmo Galiazzi

APRESENTAÇÃO
Vantoir Roberto Brancher
Keiciane Canabarro Drehmer-Marques  
Sandra Elisabet Bazana Nonenmacher

Capítulo 1 - GEOEDUCAÇÃO E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA VALORIZAÇÃO DO TERRITÓRIO. O ESTRELA GEOPARK (PORTUGAL) COMO RECURSO DIDÁTICO E SUAS ESTRATÉGIAS DE DIVULGAÇÃO DAS GEOCIÊNCIAS E DO GEOTURISMO
Rosa Branca Tracana 
Gonçalo Fernandes 
Emanuel de Castro
Magda Fernandes   

Capítulo 2 - CENÁRIO INTEGRADOR: A ESCOLHA DE TEMAS PARA A RECONFIGURAÇÃO CURRICULAR NO ENSINO DE CIÊNCIAS
Nataélia Alves da Silva 
Sara Souza Pimenta 
Andrei Steveen Moreno-Rodríguez 
Elisa Prestes Massena  

Capítulo 3 - A ABORDAGEM DA EDUCAÇÃO PARA SEXUALIDADE NOS ANOS INICIAIS
Fernanda Fernandes 
Leonir Lorenzetti  

Capítulo 4 - A FOTOMICROGRAFIA CIENTÍFICA COMO RECURSO DIDÁTICO PARA O ENSINO-APRENDIZAGEM DA DISCIPLINA ANATOMIA E MORFOLOGIA VEGETAL
Bruna de Almeida Fernandes 
Lílian Betânia Reis Amaro 
Gladyane Mendes Belém 
Valéria Mafra Cota 

Capítulo 5 - A EXPERIMENTAÇÃO NO ENSINO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA: UMA EXPERIÊNCIA A PARTIR DA VIVÊNCIA DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO
Luciane Roos 
Fabiana Lasta Beck Pires 
Sandra Elisabet Bazana Nonenmacher  

Capítulo 6 - AUTONOMIA DO ESTUDANTE, METODOLOGIAS ATIVAS E SALA DE AULA INVERTIDA: COMPREENSÕES A PARTIR DE UMA PRÁTICA DE ESTÁGIO EM QUÍMICA
Agnaldo Paula Pereira 
Cátia Keske 
Rudião Rafael Wisniewski 
Sandra Elisabet Bazana Nonenmacher 

Capítulo 7 - O ENSINO DE FÍSICA A PARTIR DE UMA PRÁTICA LÚDICA NO ESPAÇO DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Maria Teresinha Verle Kaefer 
Taniamara Vizzotto Chaves 

Capítulo 8 - PENSAMENTO COMPUTACIONAL E CIÊNCIAS DA NATUREZA: PROJETO INTEGRADOR EM ESCOLAS DE EDUCAÇÃO BÁSICA
Adão Caron Cambraia 
Uianes Luiz Rockenbach Biondo 
Maria Cristina Pansera de Araújo 
Rosa Branca Pereira Tracana 

Capítulo 9 - DESENVOLVIMENTO DO PROTAGONISMO DO ESTUDANTE POR MEIO DE UMA PRÁTICA EXPERIMENTAL INVESTIGATIVA: UMA PROPOSTA PARA O ENSINO DE QUÍMICA
Jéssica Ines Zanella 
Denise Kriedte da Costa 
Aline Grohe Schirmer Pigatto  

Capítulo 10 - DEDINHOS VERDES: SENTIR E CUIDAR DA NATUREZA PARA CUIDAR DE SI, DO OUTRO E DO   MUNDO
Monica de Carvalho Teixeira 
Lucimeri Mauricio Ribeiro 
Lenilson Vidal de Souza  

Capítulo 11- EXPERIMENTAÇÃO COMO PRÁTICA PEDAGÓGICA NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO À EDUCAÇÃO PROFISSIONAL
Ana Maria da Luz Schollmeier 
Claudia Smaniotto Barin 

UM POSFÁCIO: PARA UM OFERTÓRIO DE SABERES COM SABORES
Attico Chassot

SOBRE OS AUTORES

SOBRE OS ORGANIZADORES


Ficha Técnica

P912    Práticas e metodologias no ensino de ciências / organizadores: Vantoir Roberto Brancher, Keiciane Canabarro Drehmer-Marques, Sandra Elisabet Bazana Nonenmacher. - Santo Ângelo : Metrics, 2021.
275 p. : il. ; 21 cm

ISBN 978-65-89700-33-3
DOI 10.46550/978-65-89700-33-3

1. Ciências - Estudo e ensino. 2. Práticas pedagógicas. I. Brancher, Vantoir Roberto (org.). II. Drehmer-Marques, Keiciane Canabarro (org.). III. Nonenmacher, Sandra Elisabet Bazana (org.).                                              

CDU: 37:50