Os debates acerca de como ensinar Ciências não são recentes, porém, sempre se mostram atuais quando consideramos estar em constante processo de ampliação da compreensão das teorias de ensino e aprendizagem nesses campos. Se considerarmos essas compreensões, devem repercutir nas práticas pedagógicas e em metodologias adotadas nas salas de aulas, sejam da Educação Básica ou Superior, então, precisamos ampliar espaços de partilha de experiências ímpares, envolvendo o ensino e a aprendizagem de ciências. Neste livro, procuramos reunir um conjunto de textos, produzidos por professores e pesquisadores na área de Ciências Naturais, de diversas partes do Brasil e contamos, ainda, com contribuições de pesquisadores de Portugal. O livro Práticas e metodologias no Ensino de Ciências é composto por 11 capítulos, que apresentam práticas, sequências didáticas, estratégias, em diferentes cenários da Educação Básica e Ensino Superior.
PREFÁCIO
Maria do Carmo Galiazzi
APRESENTAÇÃO
Vantoir Roberto Brancher
Keiciane Canabarro Drehmer-Marques  
Sandra Elisabet Bazana Nonenmacher
Capítulo 1 - GEOEDUCAÇÃO E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA VALORIZAÇÃO DO TERRITÓRIO. O ESTRELA GEOPARK (PORTUGAL) COMO RECURSO DIDÁTICO E SUAS ESTRATÉGIAS DE DIVULGAÇÃO DAS GEOCIÊNCIAS E DO GEOTURISMO
Rosa Branca Tracana 
Gonçalo Fernandes 
Emanuel de Castro
Magda Fernandes   
Capítulo 2 - CENÁRIO INTEGRADOR: A ESCOLHA DE TEMAS PARA A RECONFIGURAÇÃO CURRICULAR NO ENSINO DE CIÊNCIAS
Nataélia Alves da Silva 
Sara Souza Pimenta 
Andrei Steveen Moreno-Rodríguez 
Elisa Prestes Massena  
Capítulo 3 - A ABORDAGEM DA EDUCAÇÃO PARA SEXUALIDADE NOS ANOS INICIAIS
Fernanda Fernandes 
Leonir Lorenzetti  
Capítulo 4 - A FOTOMICROGRAFIA CIENTÍFICA COMO RECURSO DIDÁTICO PARA O ENSINO-APRENDIZAGEM DA DISCIPLINA ANATOMIA E MORFOLOGIA VEGETAL
Bruna de Almeida Fernandes 
Lílian Betânia Reis Amaro 
Gladyane Mendes Belém 
Valéria Mafra Cota 
Capítulo 5 - A EXPERIMENTAÇÃO NO ENSINO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA: UMA EXPERIÊNCIA A PARTIR DA VIVÊNCIA DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO
Luciane Roos 
Fabiana Lasta Beck Pires 
Sandra Elisabet Bazana Nonenmacher  
Capítulo 6 - AUTONOMIA DO ESTUDANTE, METODOLOGIAS ATIVAS E SALA DE AULA INVERTIDA: COMPREENSÕES A PARTIR DE UMA PRÁTICA DE ESTÁGIO EM QUÍMICA
Agnaldo Paula Pereira 
Cátia Keske 
Rudião Rafael Wisniewski 
Sandra Elisabet Bazana Nonenmacher 
Capítulo 7 - O ENSINO DE FÍSICA A PARTIR DE UMA PRÁTICA LÚDICA NO ESPAÇO DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Maria Teresinha Verle Kaefer 
Taniamara Vizzotto Chaves 
Capítulo 8 - PENSAMENTO COMPUTACIONAL E CIÊNCIAS DA NATUREZA: PROJETO INTEGRADOR EM ESCOLAS DE EDUCAÇÃO BÁSICA
Adão Caron Cambraia 
Uianes Luiz Rockenbach Biondo 
Maria Cristina Pansera de Araújo 
Rosa Branca Pereira Tracana 
Capítulo 9 - DESENVOLVIMENTO DO PROTAGONISMO DO ESTUDANTE POR MEIO DE UMA PRÁTICA EXPERIMENTAL INVESTIGATIVA: UMA PROPOSTA PARA O ENSINO DE QUÍMICA
Jéssica Ines Zanella 
Denise Kriedte da Costa 
Aline Grohe Schirmer Pigatto  
Capítulo 10 - DEDINHOS VERDES: SENTIR E CUIDAR DA NATUREZA PARA CUIDAR DE SI, DO OUTRO E DO   MUNDO
Monica de Carvalho Teixeira 
Lucimeri Mauricio Ribeiro 
Lenilson Vidal de Souza  
Capítulo 11- EXPERIMENTAÇÃO COMO PRÁTICA PEDAGÓGICA NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO À EDUCAÇÃO PROFISSIONAL
Ana Maria da Luz Schollmeier 
Claudia Smaniotto Barin 
UM POSFÁCIO: PARA UM OFERTÓRIO DE SABERES COM SABORES
Attico Chassot
SOBRE OS AUTORES
SOBRE OS ORGANIZADORES
P912    Práticas e metodologias no ensino de ciências / organizadores: Vantoir Roberto Brancher, Keiciane Canabarro Drehmer-Marques, Sandra Elisabet Bazana Nonenmacher. - Santo Ângelo : Metrics, 2021.
275 p. : il. ; 21 cm
ISBN 978-65-89700-33-3
DOI 10.46550/978-65-89700-33-3
 
1. Ciências - Estudo e ensino. 2. Práticas pedagógicas. I. Brancher, Vantoir Roberto (org.). II. Drehmer-Marques, Keiciane Canabarro (org.). III. Nonenmacher, Sandra Elisabet Bazana (org.).                                              
CDU: 37:50