Práticas E Metodologias No Ensino De Ciências

O livro Práticas e Metodologias no Ensino de Ciências está organizado em 11 capítulos. Tem prefácio da professora e pesquisadora Doutora Maria do Carmo Galiazzi  e posfácio do professor e pesquisador Doutor Attico Chassot, duas referências ímpares quando nos reportamos ao Ensino de Ciências no Brasil. Foi escrito a várias mãos, com a colaboração de professores, estudantes e pesquisadores brasileiros e portugueses. Cada qual, com uma história a contar sobre práticas e metodologias no Ensino de Ciências. Não são só histórias contadas, são também vividas, pois são fruto de pesquisas, reflexões e estudos desenvolvidos em diversos espaços educativos que vão desde parques, escolas, universidades e institutos federais, envolvendo estudantes da Educação Infantil, Educação Básica, Educação Profissional até o Ensino Superior. A obra foi elaborada com o intuito de oferecer uma oportunidade de leitura e reflexão para pesquisadores, professores e iniciantes na área de Ciências da Natureza. Além disso, configura-se num material de referência para repensar práticas e metodologias no Ensino de Ciências na atualidade por sua amplitude, pela coerência e pela capacidade argumentativa e teórica dos capítulos.

Compra do livro físico

Para comprar o livro físico, adicione ao carrinho e finalize a compra.

Comprovante
ATENÇÃO: O pagamento do valor total deverá ser feito via PIX com a chave: (55) 99661-7792. Feito isso, deve ser enviado o comprovante da transferência no campo acima, para então Fechar o Pedido.

Valor da unidade: R$

Valor do frete: R$22,00

Valor Total: R$

* Ao clicar em Fechar Pedido, você afirma estar ciente e concorda com o que segue:
- As informações enviadas são de total responsabilidade do usuário;
- O envio do(s) livro(s) somente será efetuado após confirmação de recebimento, que deve ocorrer em até dois dias úteis após o pedido;
- Informações sobre o andamento do seu pedido serão enviadas para o email fornecido;
- Declaração de privacidade: Os nomes, e-mails, telefones e endereços informados na Editora Metrics serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta Editora, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.
- Concordo em ter meus dados coletados e armazenados de acordo com a declaração de privacidade acima.


Download da obra digital
Preencha o formulário abaixo, e o livro digital será enviado para o seu email

* Ao clicar em Enviar, você afirma estar ciente e concorda com o que segue:
- Declaração de privacidade: Os nomes, e-mails, telefones e endereços informados na Editora Metrics serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta Editora, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.
- Concordo em ter meus dados coletados e armazenados de acordo com a declaração de privacidade acima.





Opcional: Caso deseje contribuir com um valor simbólico, pode fazê-lo através da seguinte chave PIX: (55) 99661-7792


Autor(es)
Sumário

PREFÁCIO 
Maria do Carmo Galiazzi

APRESENTAÇÃO
Vantoir Roberto Brancher
Keiciane Canabarro Drehmer-Marques  
Sandra Elisabet Bazan Nonenmacher

Capítulo 1 - GEOEDUCAÇÃO E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA VALORIZAÇÃO DO TERRITÓRIO. O ESTRELA GEOPARK (PORTUGAL) COMO RECURSO DIDÁTICO E SUAS ESTRATÉGIAS DE DIVULGAÇÃO DAS GEOCIÊNCIAS E DO GEOTURISMO
Rosa Branca Tracana 
Gonçalo Fernandes 
Emanuel de Castro
Magda Fernandes   

Capítulo 2 - CENÁRIO INTEGRADOR: A ESCOLHA DE TEMAS PARA A RECONFIGURAÇÃO CURRICULAR NO ENSINO DE CIÊNCIAS
Nataélia Alves da Silva 
Sara Souza Pimenta 
Andrei Steveen Moreno-Rodríguez 
Elisa Prestes Massena  

Capítulo 3 - A ABORDAGEM DA EDUCAÇÃO PARA SEXUALIDADE NOS ANOS INICIAIS 
Fernanda Fernandes 
Leonir Lorenzetti  

Capítulo 4 - A FOTOMICROGRAFIA CIENTÍFICA COMO RECURSO DIDÁTICO PARA O ENSINO-APRENDIZAGEM DA DISCIPLINA ANATOMIA E MORFOLOGIA VEGETAL
Bruna de Almeida Fernandes 
Lílian Betânia Reis Amaro 
Gladyane Mendes Belém 
Valéria Mafra Cota 

Capítulo 5 - A EXPERIMENTAÇÃO NO ENSINO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA: UMA EXPERIÊNCIA A PARTIR DA VIVÊNCIA DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO
Luciane Roos 
Fabiana Lasta Beck Pires 
Sandra Elisabet Bazan Nonenmacher  

Capítulo 6 - AUTONOMIA DO ESTUDANTE, METODOLOGIAS ATIVAS E SALA DE AULA INVERTIDA: COMPREENSÕES A PARTIR DE UMA PRÁTICA DE ESTÁGIO EM QUÍMICA
Agnaldo Paula Pereira 
Cátia Keske 
Rudião Rafael Wisniewski 
Sandra Elisabet Bazan Nonenmacher 

Capítulo 7 - O ENSINO DE FÍSICA A PARTIR DE UMA PRÁTICA LÚDICA NO ESPAÇO DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Maria Teresinha Verle Kaefer 
Taniamara Vizzotto Chaves 

Capítulo 8 - PENSAMENTO COMPUTACIONAL E CIÊNCIAS DA NATUREZA: PROJETO INTEGRADOR EM ESCOLAS DE EDUCAÇÃO BÁSICA
Adão Caron Cambraia 
Uianes Luiz Rockenbach Biondo 
Maria Cristina Pansera de Araújo 
Rosa Branca Pereira Tracana 

Capítulo 9 - DESENVOLVIMENTO DO PROTAGONISMO DO ESTUDANTE POR MEIO DE UMA PRÁTICA EXPERIMENTAL INVESTIGATIVA: UMA PROPOSTA PARA O ENSINO DE QUÍMICA
Jéssica Ines Zanella 
Denise Kriedte da Costa 
Aline Grohe Schirmer Pigatto  

Capítulo 10 - DEDINHOS VERDES: SENTIR E CUIDAR DA NATUREZA PARA CUIDAR DE SI, DO OUTRO E DO MUNDO
Monica de Carvalho Teixeira 
Lucimeri Mauricio Ribeiro 
Lenilson Vidal de Souza  

Capítulo 11- EXPERIMENTAÇÃO COMO PRÁTICA PEDAGÓGICA NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO À EDUCAÇÃO PROFISSIONAL
Ana Maria da Luz Schollmeier 
Claudia Smaniotto Barin 

UM POSFÁCIO: PARA UM OFERTÓRIO DE SABERES COM SABORES
Attico Chassot

SOBRE OS AUTORES

SOBRE OS ORGANIZADORES


Ficha Técnica

P912    Práticas e metodologias no ensino de ciências / organizadores: Vantoir Roberto Brancher, Keiciane Canabarro Drehmer-Marques, Sandra Elisabet Bazana Nonenmacher. - Santo Ângelo : Metrics, 2021.
275 p. : il. ; 21 cm

ISBN 978-65-89700-33-3
DOI 10.46550/978-65-89700-33-3

1. Ciências - Estudo e ensino. 2. Práticas pedagógicas. I. Brancher, Vantoir Roberto (org.). II. Drehmer-Marques, Keiciane Canabarro (org.). III. Nonenmacher, Sandra Elisabet Bazana (org.).       

CDU: 37:50