Políticas Educacionais E O Debate Contemporâneo Em Educação

As políticas educacionais no Brasil são marcadas por avanços e retrocessos no que se refere à implementação dessas políticas. Os estudos no campo das políticas públicas em educação apontam para uma série de impasses no tocante a elaboração, implementação ou efetivação dessas políticas, quando tratada como espaço de disputa de interesse políticos, ideológicos e econômicos. Sob esses aspectos, Piana (2009) destaca que as reformas educacionais no Brasil ocorreram mediante as crises nacionais e internacionais do sistema capitalista. Assim, a educação, em muitos momentos, foi relegada a segundo plano pelos dirigentes políticos. Nesse campo discursivo, o livro intitulado de Políticas Educacionais e o debate contemporâneo em educação apresenta no seu anfiteatro teórico produções acadêmicas-científicas as várias faces das políticas educacionais já implementas no país. Destarte, as produções que aqui se exibem, apresentam diferentes olhares sobre e como as políticas educacionais vem sendo implementas. 

Download da obra digital
Preencha o formulário abaixo, e o livro digital será enviado para o seu email

* Ao clicar em Enviar, você afirma estar ciente e concorda com o que segue:
- Declaração de privacidade: Os nomes, e-mails, telefones e endereços informados na Editora Metrics serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta Editora, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.
- Concordo em ter meus dados coletados e armazenados de acordo com a declaração de privacidade acima.





Opcional: Caso deseje contribuir com um valor simbólico, pode fazê-lo através da seguinte chave PIX: (55) 99661-7792


Autor(es)
Sumário

APRESENTAÇÃO
Rodrigo Guedes de Araújo 
Jemima Gonçalves da Silva 

Capítulo 1 - PRINCÍPIOS DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA: GESTÃO DA EDUCAÇÃO E GESTÃO DA EDUCAÇÃO ESCOLAR
Darlene Oliveira Magalhães 
Micaele da Cruz Rocha 
Patrícia Rocha da Conceição 

Capítulo 2 - FORMAÇÃO DOCENTE E O USO DAS TIC: QUE DESAFIOS?
João Sotero do Vale Júnior 
Marcia Souza Mazza 
Mary Valda Souza Sales 

Capítulo 3 - PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA E A EDUCAÇÃO NA PANDEMIA DA COVID-19: REFLEXÕES SOBRE O MUNICÍPIO DE BOM JESUS DA LAPA, BAHIA
Ana Carla Reis Chaves 
Cleuma Pereira Oliveira Leite 
Priscila Teixeira da Silva 

Capítulo 4 - TDAH E APRENDIZAGEM: UM DESAFIO PARA A EDUCAÇÃO
Darlene Oliveira Magalhães 
Micaele da Cruz Rocha 
Vinícius Silva Pereira 

Capítulo 5 - DESAFIOS E POSSIBILIDADES DA PRÁTICA DOCENTE NA EDUCAÇÃO INFANTIL: APONTAMENTO DOS PROFESSORES
Girlene Silva Xavier 
Rodrigo Guedes de Araújo 

Capítulo 6 - POLÍTICAS DE SEGURANÇA PÚBLICA E SEUS EFEITOS NO CUIDADO E PROTEÇÃO DA POPULAÇÃO
Juliano Aquino Santos 
Rodrigo Guedes de Araújo 

Capítulo 7 - A INDISCIPLINA NO COTIDIANO ESCOLAR: UMA INVESTIGAÇÃO NECESSÁRIA PARA COMPREENDER OS CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS E HABILIDADES INDISPENSÁVEIS AO PROFESSOR PARA INTERVIR NOS FOCOS DE INDISCIPLINA
Cleci dos Santos Monteiro 
Solange Mendes Nunes Santos  

Capítulo 8 - ORÇAMENTO FAMILIAR COM OS ALUNOS DA EDUCAÇÃO DE PESSOAS JOVENS, ADULTAS E IDOSAS (EPJAI) DO COLÉGIO ESTADUAL DE TANQUE NOVO
Adriel Araújo Dias 
Grasielle de Oliveira Pereira 
Lídia Maria S. Magalhães Ribeiro 

Capítulo 9 - AS CONTRIBUIÇÕES DO AMBIENTE VIRTUAL DE APREENDIZAGEM (AVA) NA FORMAÇÃO DE EDUCADORES DA REDE MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DO MUNICÍPIO DE SERRA DO RAMALHO – BAHIA
Rodrigo Guedes de Araújo 
Jemima Gonçalves da Silva

SOBRE OS ORGANIZADORES 


Ficha Técnica

P769    Políticas educacionais e o debate contemporâneo em educação [recurso eletrônico] / organizadores: Rodrigo Guedes de Araújo, Jemima Gonçalves da Silva. - Santo Ângelo : Metrics, 2021.
141 p.

ISBN 978-65-89700-80-7
DOI 10.46550/978-65-89700-80-7

1. Educação. 2. Políticas educacionais. 3. Formação docente. I. Araújo, Rodrigo Guedes de (org.). II. Silva, Jemima Gonçalves da (org.).     

CDU: 37.014