As políticas educacionais no Brasil são marcadas por avanços e retrocessos no que se refere à implementação dessas políticas. Os estudos no campo das políticas públicas em educação apontam para uma série de impasses no tocante a elaboração, implementação ou efetivação dessas políticas, quando tratada como espaço de disputa de interesse políticos, ideológicos e econômicos. Sob esses aspectos, Piana (2009) destaca que as reformas educacionais no Brasil ocorreram mediante as crises nacionais e internacionais do sistema capitalista. Assim, a educação, em muitos momentos, foi relegada a segundo plano pelos dirigentes políticos. Nesse campo discursivo, o livro intitulado de Políticas Educacionais e o debate contemporâneo em educação apresenta no seu anfiteatro teórico produções acadêmicas-científicas as várias faces das políticas educacionais já implementas no país. Destarte, as produções que aqui se exibem, apresentam diferentes olhares sobre e como as políticas educacionais vem sendo implementas.
APRESENTAÇÃO
Rodrigo Guedes de Araújo
Jemima Gonçalves da Silva
Capítulo 1 - PRINCÍPIOS DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA: GESTÃO DA EDUCAÇÃO E GESTÃO DA EDUCAÇÃO ESCOLAR
Darlene Oliveira Magalhães
Micaele da Cruz Rocha
Patrícia Rocha da Conceição
Capítulo 2 - FORMAÇÃO DOCENTE E O USO DAS TIC: QUE DESAFIOS?
João Sotero do Vale Júnior
Marcia Souza Mazza
Mary Valda Souza Sales
Capítulo 3 - PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA E A EDUCAÇÃO NA PANDEMIA DA COVID-19: REFLEXÕES SOBRE O MUNICÍPIO DE BOM JESUS DA LAPA, BAHIA
Ana Carla Reis Chaves
Cleuma Pereira Oliveira Leite
Priscila Teixeira da Silva
Capítulo 4 - TDAH E APRENDIZAGEM: UM DESAFIO PARA A EDUCAÇÃO
Darlene Oliveira Magalhães
Micaele da Cruz Rocha
Vinícius Silva Pereira
Capítulo 5 - DESAFIOS E POSSIBILIDADES DA PRÁTICA DOCENTE NA EDUCAÇÃO INFANTIL: APONTAMENTO DOS PROFESSORES
Girlene Silva Xavier
Rodrigo Guedes de Araújo
Capítulo 6 - POLÍTICAS DE SEGURANÇA PÚBLICA E SEUS EFEITOS NO CUIDADO E PROTEÇÃO DA POPULAÇÃO
Juliano Aquino Santos
Rodrigo Guedes de Araújo
Capítulo 7 - A INDISCIPLINA NO COTIDIANO ESCOLAR: UMA INVESTIGAÇÃO NECESSÁRIA PARA COMPREENDER OS CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS E HABILIDADES INDISPENSÁVEIS AO PROFESSOR PARA INTERVIR NOS FOCOS DE INDISCIPLINA
Cleci dos Santos Monteiro
Solange Mendes Nunes Santos
Capítulo 8 - ORÇAMENTO FAMILIAR COM OS ALUNOS DA EDUCAÇÃO DE PESSOAS JOVENS, ADULTAS E IDOSAS (EPJAI) DO COLÉGIO ESTADUAL DE TANQUE NOVO
Adriel Araújo Dias
Grasielle de Oliveira Pereira
Lídia Maria S. Magalhães Ribeiro
Capítulo 9 - AS CONTRIBUIÇÕES DO AMBIENTE VIRTUAL DE APREENDIZAGEM (AVA) NA FORMAÇÃO DE EDUCADORES DA REDE MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DO MUNICÍPIO DE SERRA DO RAMALHO – BAHIA
Rodrigo Guedes de Araújo
Jemima Gonçalves da Silva
SOBRE OS ORGANIZADORES
P769 Políticas educacionais e o debate contemporâneo em educação [recurso eletrônico] / organizadores: Rodrigo Guedes de Araújo, Jemima Gonçalves da Silva. - Santo Ângelo : Metrics, 2021.
141 p.
ISBN 978-65-89700-80-7
DOI 10.46550/978-65-89700-80-7
1. Educação. 2. Políticas educacionais. 3. Formação docente. I. Araújo, Rodrigo Guedes de (org.). II. Silva, Jemima Gonçalves da (org.).
CDU: 37.014