Apresentamos, nesse documento, o Plano de Estudos dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, para as escolas itinerantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST). A produção e sistematização do Plano foi realizada pelos discentes do curso de Especialização em Fundamentos e Práticas em Educação do campo – Escola da Terra, da Universidade Federal da Fronteira Sul. Contudo, a elaboração contou com a contribuição de outros que educadores e educadoras dessas Escolas Itinerantes do Paraná e de pesquisadores engajados na Educação do Campo e nas Escolas Itinerantes. Este material tem a finalidade de servir como guia metodológico do trabalho docente das Escolas Itinerantes, com vistas à construção de uma unidade teórico-prática a partir dos Objetivos Formativos e dos conteúdos escolares, respeitando a diversidade e materialidade das diferentes escolas que adotam a proposta dos Complexos de Estudo com Ciclos de Formação Humana.
APRESENTAÇÃO
1 ORGANIZAÇÃO PEDAGÓGICA E CURRICULAR
1.1 Auto-organização dos (as) educandos (as) e os núcleos setoriais
1.2 Avaliação
1.3 Conselho de Classe Participativo
1.4 Classe Intermediária
1.5 Caderno de Avaliação (registro escrito e virtual)
1.6 Pasta de acompanhamento
1.7 Parecer descritivo
1.8 Agrupamentos e reagrupamentos
TABELAS DOS ANOS INICIAIS
1º ANO DO 1º CICLO
2º ANO DO 1º CICLO
3º ANO DO 1º CICLO
1º ANO DO 2º CICLO (4° ANO)
2º ANO DO 2º CICLO (5º ANO)
APÊNDICE A
APÊNDICE B
P712 Plano de estudo anos iniciais do ensino fundamental das escolas itinerantes do Paraná/MST [recurso eletrônico] / Maicon Diekson Costa Leite ... [et al.]. - Santo Ângelo : Metrics, 2023.
330 p. : il.
ISBN 978-65-5397-118-9
DOI 10.46550/978-65-5397-118-9
1. Educação do campo. 2. Escolas itinerantes. 3. MST. I. Leite, Maicon Diekson Costa
CDU: 376.7