Pesquisas Educacionais: Contextos e perspectivas

As escolas, todavia, continuam sendo o exemplo típico do meio especialmente preparado para influir na direção mental e moral dos que a frequentam (DEWEY, 1979).

Afinado com a epígrafe acima, o desafio que os convidamos é, por intermédio dos capítulos que compõem este livro, elaborado em um contexto pandêmico, refletir sobre o processo educativo brasileiro, que tem a escola como principal meio de construção e disseminação do conhecimento. Acreditamos assim, que a escola deve ser um espaço de transformação social. A função social da escola e da educação são temas que se encontram em evidência, e de certo modo sempre estiveram envoltos nas discussões inerentes à educação. No Brasil, desde a sua institucionalização, a escola enfrenta adversidades de distintas ordens, seja estrutural, partidária, curricular e ou pedagógica.

Download da obra digital
Preencha o formulário abaixo, e o livro digital será enviado para o seu email

* Ao clicar em Enviar, você afirma estar ciente e concorda com o que segue:
- Declaração de privacidade: Os nomes, e-mails, telefones e endereços informados na Editora Metrics serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta Editora, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.
- Concordo em ter meus dados coletados e armazenados de acordo com a declaração de privacidade acima.





Opcional: Caso deseje contribuir com um valor simbólico, pode fazê-lo através da seguinte chave PIX: (55) 99661-7792


Autor(es)
Sumário

PREFÁCIO
Ana Lúcia R. Nascimento

Capítulo 1 - A ÉTICA DA EFICIÊNCIA: A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA EM ÉPOCA DA PANDEMIA
Marta de Andrade de Oliveira
Lucimeire Calisto Pereira Ferreira
Wilson Cruz 
Jovânia Elza Teixeira da Silva

Capítulo 2 - ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO EM TEMPOS DE PANDEMIA
Sunamita de Souza Belido
Elza Lemes de Oliveira 
Neide Maria Montes e Souza
Edilaine Monteiro Santana

Capítulo 3 - ARTETERAPIA E AFETIVIDADE PARA ALUNOS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS
Sônia Maria Ferreira dos Santos
Ana Claudia Gonçalves Araújo
Meire Elaine de Lourdes Dias
Vanessa Rodrigues Almeida de Oliveira

Capítulo 4 - FORMAÇÃO DOCENTE PARA O SÉCULO XXI: RUMO A UMA EDUCAÇÃO CONTEMPORÂNEA
Izildinha Martinez Campos

Capítulo 5 - INDISCIPLINA NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA
Erica Lima Nascimento
Aparecida de Freitas Batista
Mariza de Lima Nascimento
Enrique López 

Capítulo 6 - JOGOS COMO METODOLOGIA AVALIATIVA NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA
Emilio Parra Sanches Junior

Capítulo 7 - O USO DAS TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS EM UMA GESTÃO DEMOCRÁTICA
Sérgio Reis Ferreira dos Santos
Rosana Mendes 

Capítulo 8 - POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS
Eliana Alves da Gama

Capítulo 9 - REFLEXÕES ACERCA DOS DESAFIOS DISCENTES E DOCENTES NO CENÁRIO EDUCACIONAL DURANTE O PERÍDO DE PANDEMIA DO CORONAVÍRUS
Ana Flávia Fiuza da Silva 
Vanuza Fiuza da Silva

Capítulo 10 - A CONTRADIÇÃO DAS FORMAÇÕES DISCURSIVAS NO LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA PORTUGUESA: DE UMA PROPOSTA INTERATIVA DE APRENDIZAGEM À DEMARCAÇÃO DO DISCURSO DA EXCLUSÃO
Georgia Carla Barreto Freire
Antônio Lailton Moraes Duarte
Danielly Mara Rodrigues de Melo

Capítulo 11 - ONOMATOPÉIAS EM TIRAS DA MALFADA: UMA QUESTÃO DE EXPRESSIVIDADE
Danielly Mara Rodrigues de Melo
Georgia Carla Barreto Freire
Antônio Lailton Moraes Duarte

Capítulo 12 - BREVES CONSIDERAÇÕES SOBRE A EDUCAÇÃO INCLUSIVA E ESPECIAL
Dayane Cristina Guarnieri 

Capítulo 13 - PROGRAMA DUPLA – ESCOLA: REFLEXÕES SOBRE EDUCAÇÃO E QUALIDADE
Elaine Silva Mateus

Capítulo 14 - FORMAÇÃO DE PROFESSORES - CONSTRUÇÃO E (RE) CONSTRUÇÃO: REFLEXÕES ADVINDAS DA DISCIPLINA DE ESTÁGIO SUPERVIONADO III - DOCÊNCIA DO ENSINO MÉDIO
Elaine Silva Mateus

Capítulo 15 - REFERENCIAÇÃO SEQUENCIAL EM TEXTOS  NO ENSINO FUNDAMENTAL
Elenilza Maria de Araújo Sousa

Capítulo 16 - DANÇA COMO ELEMENTO FACILITADOR NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR PARA CRIANÇAS COM SÍNDROME DE DOWN
Lívia Maria Cesário Palmeira
Fabio Jose Antonio da Silva

Capítulo 17 - NARRATIVAS SOBRE REPRESENTATIVIDADE DE UMA ESTUDANTE NO CURSO DE LETRAS E SUAS VIVÊNCIAS ÉTNICO-RACIAIS
Cristina Aparecida de Jesus 
Fernando Silvério de Lima 

Capítulo 18 - A LITERATURA DA WEB COMO RECURSO ÀS PRÁTICAS DE LETRAMENTO LITERÁRIO
Marianna Rego 
Jéssica Iung 

Capítulo 19 - ENSINAR E APRENDER EM TEMPO DE PANDEMIA: A IMPORTÂNCIA DAS TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS, DOS PROFESSORES E DA PARTICIPAÇÃO DA FAMÍLIA NA EDUCAÇÃO REMOTA
Sonia Mari Kikuchi Nagano
Leandro Homma Nagano

Capítulo 20 - O PAPEL DA ESCOLA NO CONTEXTO ATUAL: REFLEXÕES SOBRE O ENSINO REMOTO
Francisca Eleneide Xavier Ávila 
Beatriz Torres Pires 
Viviane Maria Vieira Rodrigues

Capítulo 21 - ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO: O PAPEL DO EDUCADOR NESSE PROCESSO
Rodi Narciso
Catyane Roberta Hauth

Capítulo 22 - DIREITO HUMANO À IDENTIDADES SEXUAIS E DE GÊNERO: UM ESTUDO DE CASO EM ESPAÇOS ESCOLARES
Carina Caetano de Oliveira de Oliveira Quines
Rosângela Angelin

Capítulo 23 - + QUE UM: O PODER DO APOIO FAMILIAR PARA O SUPERDOTADO
Roselí Ana Fabrin

Capítulo 24 - A ESCOLA PÚBLICA BRASILEIRA E A SUA QUALIDADE: PERDAS OU CONQUISTAS?
Tatiana Pinheiro de Assis Pontes
Mauricio Fonseca Pontes

Capítulo 25 - A REINCIDÊNCIA CRIMINAL E A COMPLEXIDADE DA PROGRESSÃO DA PENA NO BRASIL: APONTAMENTOS SOBRE A REMIÇÃO PELA EDUCAÇÃO
Tailan Cristina Maciel
Vanessa Elisabete Raue Rodrigues

SOBRE OS ORGANIZADORES


Ficha Técnica

P474 Pesquisas educacionais [recurso eletrônico] : contextos e perspectivas / organizadores: Ana Lúcia Ribeiro do Nascimento ... [et al.]. - Santo Ângelo : Metrics, 2021.
392 p.

ISBN 978-65-89700-35-7
DOI 10.46550/978-65-89700-35-7

1. Educação. 2. Formação de professores. 3. Educação  inclusiva. I. Nascimento, Ana Lúcia Ribeiro do (org.).                                   

CDU: 37