Pesquisa Com A Escola - Volume 1: construção coletiva de saberes e aprendizagens

Pesquisa COM a escola: construção coletiva de saberes e aprendizagens é um conjunto de textos frutos da confluência entre pesquisadoras e pesquisadores em diferentes etapas da vivência científica. Por serem confluência, são mais que textos e mais que frutos, são a circularidade de conhecimentos em movimento. Circularidade que envolve a sensibilidade e a potência eólica destacada por Ana Mumbuca nos nossos fluxos de aprender-ensinar-aprender com investigações teóricas ou experimentais. Pesquisa COM a escola é sobre isso: sensibilidade aos modos de viver a vida com outras pessoas, sem dissociar teoria e prática, discursos e ações. É uma leitura indicada para problematizarmos o que sabemos e o que podemos aprender para construir um futuro que promova colaboração acima de competição e solidariedade acima de discursos de ódio. Atual e colaborativa, é uma obra feita para confluir com cada gente que encontrar.

Download da obra digital
Preencha o formulário abaixo, e o livro digital será enviado para o seu email

* Ao clicar em Enviar, você afirma estar ciente e concorda com o que segue:
- Declaração de privacidade: Os nomes, e-mails, telefones e endereços informados na Editora Metrics serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta Editora, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.
- Concordo em ter meus dados coletados e armazenados de acordo com a declaração de privacidade acima.





Opcional: Caso deseje contribuir com um valor simbólico, pode fazê-lo através da seguinte chave PIX: (55) 99661-7792


Autor(es)
Sumário

INTRODUÇÃO
Raquel Folmer Corrêa

Capítulo 1 - MONSTRUOSIDADE COMO SALVAÇÃO: UMA LEITURA DO PERSONAGEM GREGOR SAMSA, DE FRANZ KAFKA
Núbia Oliveira Souza
Adair Adams

Capítulo 2 - ARQUITETURA DA CONSCIÊNCIA FAKE: INTERGÊNESE ENTRE OS CAMPOS EPISTÊMICO, ÉTICO, POLÍTICO E ESTÉTICO
Adair Adams
Morgana de Almeida Trintin

Capítulo 3 - REFLEXÕES SOBRE “A FUGA DA MORTE”, DE PAUL CELAN
Yasmin Fernandes Jardim
Adair Adams

Capítulo 4 - MONITORIA DE APOIO INSTITUCIONAL NO IFRS - CAMPUS VACARIA: UMA ABORDAGEM AUTOETNOGRÁFICA
Emilli Parizotto Tochetto
Núbia Oliveira Souza
Adair Adams

Capítulo 5 - ANTROPOLOGIA DA INFÂNCIA
Maria Elisabete Fernandes1

Capítulo 6 - O IMPACTO DAS ATUAIS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO NO SÉCULO XXI
Núbia Oliveira Souza
Naiara Oliveira Souza
Adair Adams

Capítulo 7 - A POESIA DO POETIZAR: PONDERAÇÕES HUMANAS SOBRE O QUE DE MAIS HUMANOS TEMOS
Teófilo Lemos Almeida Filho

Capítulo 8 - A ROMANTIZAÇÃO DA NATURALIZAÇÃO DA VIOLÊNCIA DOMÉSTICA EM AFTER
Mariana Alban Matheus
Laura Cristina Noal Madalozzo
Raquel Folmer Corrêa

Capítulo 9 - “NÃO ADIANTA VIR COM ESSE TEU CHORO DISSIMULADO, FALSO E ESSA LÁGRIMA DE CROCODILO”: CULPABILIZAÇÃO DA VÍTIMA EM UM CASO DE VIOLÊNCIA SEXUAL DESDE A CRÍTICA DE SAFFIOTI AO PATRIARCADO
Sofia Bresciani Weber
Raquel Folmer Corrêa

Capítulo 10 -  WALTER BENJAMIN: ÍNDICE, REDENÇÃO E OPORTUNIDADE
Thobias Andreatta da Silva

Capítulo 11 - RITUAIS ESCOLARES: A LEITURA COMO CONSTITUIÇÃO INTERSUBJETIVA
Adriana Aparecida de Almeida Marcolin
Adair Adams

Capítulo 12 - INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NA ESCOLA: QUESTIONAMENTOS INICIAIS
Raquel Folmer Corrêa
Vicenti Ciotta Lima


Ficha Técnica

P474 Pesquisa com a escola : construção coletiva de saberes e aprendizagens / organizadores: Adair Adams, Núbia Oliveira Souza, Raquel Folmer Corrêa. - Santo Ângelo : Metrics, 2024.
187 p. ; 21 cm - (Coleção OBEDU; 1)
 
ISBN 978-65-5397-218-6
DOI 10.46550/978-65-5397-218-6
1. Educação. 2. Ensino-aprendizagem. I. Adams, Adair (org.). II. Souza, Núbia Oliveira (org.). III. Corrêa, Raquel Folmer (org.).
 
CDU: 37