Perspectivas Curriculares E De Formação De Professores Em Ciências - Volume 2

Perspectivas Curriculares e de Formação de Professores de Ciências – Volume 2 reúne um conjunto de estudos que abordam as complexas relações entre currículo e formação de professores de Ciências, destacando sua relevância para a construção de um ensino alinhado às demandas da sociedade contemporânea. Com trinta capítulos, a obra reúne contribuições de pesquisadores de diversas localidades, incluindo instituições do Brasil, Chile, Colômbia e Argentina, bem como de redes de pesquisa nacionais e internacionais, como a Rede Investigação na Escola (RIE), Red Internacional de Investigación en Enseñanza de las Ciencias (RIEC) e a Red Lationoamericana de Educación en Ciencias Naturales (REDLAECIN). Esses estudos aprofundam temas como políticas curriculares, práticas pedagógicas, metodologias de ensino, ensino por investigação, inclusão, e formação inicial e continuada de professores de Ciências. Por meio de uma perspectiva crítica, reflexiva e interdisciplinar, o livro visa estimular debates e promover inovações que fortaleçam a conexão entre currículo, prática docente e realidade na área de Ensino. Uma leitura indispensável para pesquisadores, professores e alunos que buscam ampliar suas reflexões sobre a pesquisa no ensino e formação de professores de Ciências.

Download da obra digital
Preencha o formulário abaixo, e o livro digital será enviado para o seu email

* Ao clicar em Enviar, você afirma estar ciente e concorda com o que segue:
- Declaração de privacidade: Os nomes, e-mails, telefones e endereços informados na Editora Metrics serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta Editora, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.
- Concordo em ter meus dados coletados e armazenados de acordo com a declaração de privacidade acima.



Autor(es)
Sumário

APRESENTAÇÃO
Camila Boszko
Jonathan Andrés Mosquera
Paula Vanessa Bervian
Roque Ismael da Costa Güllich

PRESENTACIÓN
Camila Boszko
Jonathan Andrés Mosquera
Paula Vanessa Bervian
Roque Ismael da Costa Güllich

Capítulo 1 - DO CONTEXTO ÀS CONCEPÇÕES DE ENSINO EM PROCESSOS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS
Camila Boszko
Roque Ismael da Costa Güllich
DOI: 10.46550/978-65-5397-269-8.31-47

Capítulo 2 - ENSINO POR INVESTIGAÇÃO NAS AULAS DE QUÍMICA: UM ESTUDO SOBRE AS POTENCIALIDADES DA ABORDAGEM PEDAGÓGICA NA VISÃO DOS PROFESSORES
Antonio Aparecido Vital Junior
Andréia de Freitas Zompero
DOI: 10.46550/978-65-5397-269-8.49-63

Capítulo 3 - TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO E FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO SÉCULO XXI: A EMERGÊNCIA  DE NOVOS REFERENCIAIS
Claudia Escalante Medeiros
Paula Vanessa Bervian
DOI: 10.46550/978-65-5397-269-8.65-81

Capítulo 4 - LA EDUCACIÓN SEXUAL COMO TEMA ARTICULADOR ENTRE CIENCIA LENGUAJE: UNA EXPERIENCIA DESDE LA PRÁCTICA PEDAGÓGICA
Claudia Natali Jordán Castro
María Paula Tavera Romero
Neify Yulieth Cruz García
Jonathan Andrés Mosquera
DOI: 10.46550/978-65-5397-269-8.83-97

Capítulo 5 - CURIOSIDADE CIENTÍFICA NO ENSINO DE CIÊNCIAS: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA SOBRE SUA RELEVÂNCIA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Fellype Souza de Oliveira
Dioni Paulo Pastorio
DOI: 10.46550/978-65-5397-269-8.99-115

Capítulo 6 - USO DE METODOLOGIAS ATIVAS NO PIBID: EXPECTATIVAS, EVIDÊNCIAS E DESAFIOS NA EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E ENSINO DE FÍSICA
Henrique da Silva Rosa
Dioni Paulo Pastorio
DOI: 10.46550/978-65-5397-269-8.117-130

Capítulo 7 - METACOGNIÇÃO NO ENSINO DE CIÊNCIAS: UM OLHAR INCLUSIVO PARA ALUNOS COM TEA À LUZ DAS TEORIAS DE PIAGET E VYGOTSKY
Janaina Zanon Roberto Stellfeld
Everton Bedin
DOI: 10.46550/978-65-5397-269-8.131-147

Capítulo 8 - PERCEPÇÃO DOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA ACERCA DAS CONTRIBUIÇÕES DO PIBID E DA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA DE BIOLOGIA NA PROMOÇÃO DE PRÁTICAS DE SAÚDE NAS ESCOLAS ESTADUAIS DE CAETITÉ-BA
Jaqueline dos Santos Cardoso
Rita de Cássia Ferreira da Silva
DOI: 10.46550/978-65-5397-269-8.149-166

Capítulo 9 - INVESTIGAÇÃO EM CIÊNCIAS: DA FORMAÇÃO AO ENSINO
Jiulia Carla Marin
Roque Ismael da Costa Güllich
DOI: 10.46550/978-65-5397-269-8.167-181

Capítulo 10 - A LEITURA NO ENSINO DE CIÊNCIAS E AS FUNÇÕES PSICOLÓGICAS SUPERIORES: UMA RELAÇÃO NECESSÁRIA
Jonathan Grützmann Fin 
Judite Scherer Wenzel
DOI: 10.46550/978-65-5397-269-8.183-194

Capítulo 11 - ABORDAGEM TEMÁTICA NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO CTS: DISCUTINDO PRESSUPOSTOS NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE FÍSICA 
Josiane Marques da Silva
Daniele Javarez de Oliveira 
Cristiane Muenchen
DOI: 10.46550/978-65-5397-269-8.195-212

Capítulo 12 - ENSINO DE CIÊNCIAS POR INVESTIGAÇÃO: CONTRIBUIÇÕES DE UM CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA PARA A REFLEXÃO E A PRÁTICA PEDAGÓGICA
Juliana Cristine Hübl
Ivani Teresinha Lawall
DOI: 10.46550/978-65-5397-269-8.213-226

Capítulo 13 - UM OLHAR PARA AS ESTRATÉGIAS DE CIÊNCIAS PROMOTORAS DO PENSAMENTO CRÍTICO NOS ANOS INICIAIS
Luana Zimpel de Quadra
Sandra Maria Wirzbicki
DOI: 10.46550/978-65-5397-269-8.227-240

Capítulo 14 - A DOCÊNCIA NA ERA DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL: DESAFIOS, OPORTUNIDADES E COMPETÊNCIAS NECESSÁRIAS
Marisa Munaretto Amaral
Dóris Pires Vargas Bolzan
DOI: 10.46550/978-65-5397-269-8.241-253

Capítulo 15 - AS NARRATIVAS NA CONSTITUIÇÃO DOCENTE DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA EM FORMAÇÃO CONTINUADA
Rafael Marques dos Santos
Sandra Maria Wirzbicki
Danusa de Lara Bonotto
DOI: 10.46550/978-65-5397-269-8.255-270

Capítulo 16 - APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA E ZOONOSES: PRÁTICAS PEDAGÓGICAS MULTIMODAIS NO ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA
Raquel Ribeiro de Carvalho Bastos
Andreia de Freitas Zompero
DOI: 10.46550/978-65-5397-269-8.271-285

Capítulo 17 - COMPROMISOS EN LA FORMACIÓN POSGRADUAL: UNA ALTERNATIVA PARA REFLEXIONAR SOBRE LAS CAPACIDADES, LAS HABILIDADES Y LAS COMPETENCIAS DE LOS MAESTROS DE CIENCIAS
Rosa Nidia Tuay Sigua
Yulieth Nayive Romero Rincón
Diana Carolina Castro Castillo
DOI: 10.46550/978-65-5397-269-8.287-302

Capítulo 18 - OS SABERES DOCENTES MOBILIZADOS NAS INTERAÇÕES DISCURSIVAS DA FORMAÇÃO CONTINUADA COM MODELAGEM NAS CIÊNCIAS E MATEMÁTICA
Rosi Kelly Regina Marmitt
Adriane Kis Schultz
Danusa de Lara Bonotto
Esttefani Duarte Brum
DOI: 10.46550/978-65-5397-269-8.303-316

Capítulo 19 - O MOVIMENTO DA INVESTIGAÇÃO-FORMAÇÃO-AÇÃO E O TRABALHO DOCENTE À LUZ DA INCLUSÃO DE UM ALUNO COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA
Tanise da Silva Moura
Danusa de Lara Bonotto
DOI: 10.46550/978-65-5397-269-8.317-327

Capítulo 20 - DE MARAVILHAS A DESAFIOS: CONSTITUIÇÕES, PERCALÇOS E POSSIBILIDADES DO FAZER DOCENTE EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS
Vanessa de Souza
Eliane Gonçalves dos Santos
DOI: 10.46550/978-65-5397-269-8.329-344

Capítulo 21 - ENSINO DE CIÊNCIAS E EDUCAÇÃO AMBIENTAL CRÍTICA: FLORESCIMENTO DE PRÁTICAS SUSTENTÁVEIS E CONSCIÊNCIA AMBIENTAL FRUTÍFERA
Vanessa Cléia Palinski 
Paula Vanessa Bervian
DOI: 10.46550/978-65-5397-269-8.345-359

Capítulo 22 - EDUCACIÓN CIENTÍFICA EN CONTEXTO: ABORDAJE DE LAS CUESTIONES SOCIOCIENTÍFICAS PARA LA TRANSFORMACIÓN DE LAS EMOCIONES HACIA LA FÍSICA
Ana Milena Ñañez Bambague
Jonathan Andrés Mosquera
DOI: 10.46550/978-65-5397-269-8.361-374

Capítulo 23 - CONCEPCIONES INICIALES Y FINALES DEL PROCESO DE FORMACIÓN DE LÍDERES AMBIENTALES ESCOLARES EN EL COLEGIO COOPERATIVO UTRAHUILCA DE LA CIUDAD DE NEIVA A PARTIR DE UNA UNIDAD DIDÁCTICA BASADA EN EL ENFOQUE CTSA SOBRE EL PROCESO DE COMPOSTAJE
Glidian Carolina Dussan Petevi
Jonathan Andrés Mosquera
DOI: 10.46550/978-65-5397-269-8.375-388

Capítulo 24 - LOS CLUBES DE CIENCIA COMO PRÁCTICA DE ENSEÑANZA DE LAS CIENCIAS NATURALES
Gisela Vanina Acosta Beiman
DOI: 10.46550/978-65-5397-269-8.389-400

Capítulo 25 - DE LA ANATOMÍA DE DA VINCI AL USO DE REALIDAD AUMENTADA: LA COMPRENSIÓN DE LOS SISTEMAS HUMANOS EN ESTUDIANTES DE SÉPTIMO GRADO
Susana Abella
Mariano Rodríguez Malebrán
DOI: 10.46550/978-65-5397-269-8.401-415

Capítulo 26 - ESPECIES NO CARISMÁTICAS Y MEDIOS AUDIOVISUALES ¿QUÉ PIENSA EL ESTUDIANTADO DE SECUNDARIA?
Juan Felipe Herrera Polania
Elías Francisco Amórtegui Cedeño
DOI: 10.46550/978-65-5397-269-8.417-431

Capítulo 27 - PRÁCTICAS DE CAMPO CON PERSPECTIVA SOCIOCIENTÍFICA, UN ESTUDIO DE CONCEPCIONES INICIALES CON DOCENTES EN EJERCICIO: UN ANÁLISIS DESDE EL DESARROLLO PROFESIONAL
Claudia Patricia Naranjo Zuluaga
Elías Francisco Amórtegui Cedeño
DOI: 10.46550/978-65-5397-269-8.433-456

Capítulo 28 - LA DIDÁCTICA DE LAS CIENCIAS DE LA NATURALEZA: MÁS ALLÁ DE LA CIENCIA DE ENSEÑAR CIENCIAS
Ricardo Andrés Franco Moreno
Rómulo Gallego Badillo
Royman Pérez Miranda
DOI: 10.46550/978-65-5397-269-8.457-472

Capítulo 29 - LAS HABILIDADES INVESTIGATIVAS; UNA APROXIMACIÓN DESDE LA FORMACIÓN INICIAL DOCENTE
Rodrigo Sobarzo-Ruiz
José Humberto Lárez-Hernández
DOI: 10.46550/978-65-5397-269-8.473-486

Capítulo 30 - A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO CONTEXTO ESCOLAR: OS DESAFIOS E A FORMAÇÃO DOCENTE
Marcia Regina Royer
Adélia Paixão
DOI: 10.46550/978-65-5397-269-8.487-502

ÍNDICE REMISSIVO

SOBRE OS AUTORES


Ficha Técnica

P467   Perspectivas curriculares e de formação de professores em ciências [recurso eletrônico] / organizadores: Camila Boszko ... [et al.]. - Santo Ângelo : Metrics, 2024.
v. 2 : il.
 
ISBN 978-65-5397-269-8
DOI 10.46550/978-65-5397-269-8
1. Ciências - Ensino. 2. Formação de professores. I. Boszko, Camila (org.). 
 
CDU: 371.13:50