O livro, “Perspectivas curriculares e de formação de professores em Ciências”, é parte do Projeto de Pós-doutorado Estratégico com financiamento da CAPES do Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências (PPGEC) da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) - Campus Cerro Largo e tem a pretensão de refletir e dialogar sobre o currículo e a formação de professores a partir da compreensão de pesquisas da área de Ensino de Ciências. Trazendo à tona aspectos que necessitam atenção nos contextos de ensino e de formação no livro discute-se a formação de professores de Ciências, tanto na perspectiva inicial como continuada como condição necessária para a preparação de jovens professores para o exercício da profissão, assim como uma reflexão contínua para aqueles mais afastados em tempo e espaço, das instituições de ensino superior. Também são discutidos aspectos relevantes do currículo e suas políticas sempre tendo como objeto de análise o Ensino de Ciências, pois precisamos compreender a visão de identidade existente na comunidade escolar, assim como de diferentes culturas, concepções e construções históricas presentes nos processos formativos.
APRESENTAÇÃO
Dioni Paulo Pastorio
Judite Scherer Wenzel
Roque Ismael da Costa Güllich
Sandra Maria Wirzbicki
Capítulo 1 - AS TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO E O REFERENCIAL HISTÓRICO-CULTURAL DE VIGOTSKI: DIÁLOGOS E APROXIMAÇÕES
Dioni Paulo Pastorio
Judite Scherer Wenzel
Sandra Maria Wirzbicki
Roque Ismael da Costa Gullich
Capítulo 2 - PERSPECTIVAS DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ENSINO DE CIÊNCIAS
Dione Antunes
Rosangela Inês Matos Uhmann
Capítulo 3 - EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO CURRÍCULO DO ENSINO MÉDIO: UM ESTUDO NOS DOCUMENTOS OFICIAIS
Elisângela Chitolina Beyer
Rosangela Inês Matos Uhmann
Capítulo 4 - ITINERÁRIO FORMATIVO EM SAÚDE E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS EM UM PROCESSO DE INVESTIGAÇÃO-FORMAÇÃO-AÇÃO NO ENSINO DE CIÊNCIAS
Andréia Kornowski Barraz
Eliane Gonçalves dos Santos
Capítulo 5 - A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS A PARTIR DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA
Tailine Penedo Batista
Eliane Gonçalves dos Santos
Capítulo 6 - RELAÇÕES ENTRE EDUCAÇÃO INTEGRAL E O ENSINO DE CIÊNCIAS NOS DOCUMENTOS DO CURSO NORMAL
Jaqueline Boz
Neusete Machado Rigo
Capítulo 7 - OS DESCAMINHOS DAS AVALIAÇÕES EXTERNAS NO TRABALHO PEDAGÓGICO NA EDUCAÇÃO BÁSICA O PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS
Carla Vargas Bozzato
Rosangela Inês Matos Uhmann
Capítulo 8 - ESPIRAIS AUTORREFLEXIVAS E CONTEÚDO DA REFLEXÃO PRESENTES EM RELATOS DE EXPERIÊNCIAS DE LICENCIANDOS EM CIÊNCIAS
Daniele Bremm
Joana Ferronato Fagundes
Roque Ismael da Costa Güllich
Graciela Paz Meggiolaro
Capítulo 9 - O ENSINO DE AGROECOLOGIA EM CIÊNCIAS COMO POTENCIALIZADOR DO PENSAMENTO ECOLÓGICO: UM OLHAR DESDE A EDUCAÇÃO INTEGRAL
Paola Cazzanelli
Eduarda da Silva Lopes
Valderez Marina do Rosário Lima
Capítulo 10 - O PENSAMENTO CRÍTICO NO ENSINO DE CIÊNCIAS EM CONTEXTO LATINO-AMERICANO: UMA ANÁLISE DOS CONCEITOS, Referências E ESTRATÉGIAS DE ENSINO
Letiane Lopes da Cruz
Roque Ismael da Costa Güllich
Capítulo 11 - AS NECESSIDADES FORMATIVAS, OS SABERES DOCENTES E O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL: UM ESTUDO NOS CICLOS FORMATIVOS EM ENSINO DE CIÊNCIAS
Lisiane Krause Dobal
Judite Scherer Wenzel
Capítulo 12 - CONSTITUIÇÃO E MOBILIZAÇÃO DO CONHECIMENTO TECNOLÓGICO PEDAGÓGICO DO CONTEÚDO: UMA PERSPECTIVA DE FORMAÇÃO INICIAL EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS
Laís Gottardo
Paula Vanessa Bervian
Capítulo 13 - QUESTIONÁRIO CONHECIMENTO TECNOLÓGICO PEDAGÓGICO DO CONTEÚDO: ADAPTAÇÕES PARA UTILIZAÇÃO NA PESQUISA QUALITATIVA
Claudia Escalante Medeiros
Paula Vanessa Bervian
Capítulo 14 - OS INDICADORES DA ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA EM UMA PRÁTICA PEDAGÓGICA DE MODELAGEM NAS CIÊNCIAS E MATEMÁTICA
Valquiria Ottonelli Hanauer
Danusa de Lara Bonotto
Capítulo 15 - ENSINO POR INVESTIGAÇÃO COMO COMPONENTE DA PRÁTICA DOCENTE INICIAL DE PROFESSORES DE BIOLOGIA
Tania Aparecida da Silva Klein
Andréia de Freitas Zompero
Isilda Rodrigues
Ronaldo Adriano Ribeiro da Silva
Adriana Quimentão Passos
Andreia Carvalho
Leticia Cavalcante dos Santos
Capítulo 16 - O ENSINO MÉDIO, A ÁREA DE CIÊNCIAS DA NATUREZA E SUAS TECNOLOGIAS E AS APROXIMAÇÕES COM A EDUCAÇÃO CTS
Jeanine Neckel
Rosemar Ayres dos Santos
Capítulo 17 - METODOLOGIAS ATIVAS NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA
Vanessa Teixeira Pereira
Daniele Correia
Capítulo 18 - FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES POR MEIO DE FEIRAS DAS CIÊNCIAS: COMO EMERGE A PERSPECTIVA INTERDISCIPLINAR NESSES LUGARES DE FORMAÇÃO?
Daiane Rattmann Magalhães Pirez
Grasiele Ruiz Silva
Tauana Pacheco Mesquita
Rafaele Rodrigues de Araujo
Capítulo 19 - FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS EM EDUCAÇÃO CTS: APROXIMAÇÕES E DISTANCIAMENTOS NA PROPOSTA DO NOVO ENSINO MÉDIO
Vanda Thomas Preussler
Sinara Munchen
Capítulo 20 - NECESSIDADES FORMATIVAS EM PROCESSOS FORMATIVOS DA ÁREA DA EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS: UMA ANÁLISE CIENCIOMÉTRICA
Josiane Marques da Silva
Cristiane Muenchen
Capítulo 21 - INVESTIGAÇÃO-FORMAÇÃO-AÇÃO EM CIÊNCIAS: CONHECENDO O PERFIL DE UM GRUPO DE PROFESSORAS DOS ANOS INICIAIS
Kaliandra Pacheco Teixeira
Rúbia Emmel
Capítulo 22 - A TEMÁTICA VIDA E EVOLUÇÃO EM LIVROS DIDÁTICOS DE CIÊNCIAS: UM ESTUDO EPISTEMOLÓGICO
Naiára Berwaldt Wust
Fabiane de Andrade Leite
Capítulo 23 - JOGOS DIDÁTICOS E O ENSINO DE EVOLUÇÃO BIOLÓGICA: MAPEAMENTO DAS PRODUÇÕES CIENTÍFICAS DE 2011 A 2022
Marcieli Luísa Zimmer
Larissa Lunardi
Keiciane Canabarro Drehmer-Marques