Perspectivas Curriculares E De Formação De Professores Em Ciências - Volume 5

Link de acesso direto à obra: https://editorametrics.com.br/media/pdfs/326/jQnJ0REjc5Ax.pdf

O livro “Perspectivas curriculares e de formação de professores de Ciências” – Volume 5, é parte do Projeto de Pós-doutorado Estratégico com financiamento da CAPES do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências (PPGEC) da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Cerro Largo (RS). A obra tem a pretensão de dialogar e refletir sobre aspectos relacionados ao currículo e à formação de professores, a partir da socialização de pesquisas da área de Ensino de Ciências. A articulação dessa abordagem é essencial para a compreensão e contextualização de políticas curriculares, incidem na reflexão crítica sobre e para o desenvolvimento dos processos educativos de modo contextual, orientam a investigação da prática docente, bem como, apontam possíveis caminhos na proposição de melhorias nos percursos constitutivos de formação inicial e continuada na docência. A compilação dos vinte e oito capítulos aqui apresentados possibilitam compreender caminhos formativos, se constituem como um importante referencial para discussões acerca das temáticas supracitadas e servem de inspiração para possíveis transformações nos processos de pesquisar, de ensinar e de aprender Ciências.

Download da obra digital
Preencha o formulário abaixo, e o livro digital será enviado para o seu email

* Ao clicar em Enviar, você afirma estar ciente e concorda com o que segue:
- Declaração de privacidade: Os nomes, e-mails, telefones e endereços informados na Editora Metrics serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta Editora, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.
- Concordo em ter meus dados coletados e armazenados de acordo com a declaração de privacidade acima.



Autor(es)
Sumário

APRESENTAÇÃO
Jonathan Andrés Mosquera
Roque Ismael da Costa Güllich
Rosangela Inês Matos Uhmann
Tamini Wyzykowski

PRESENTACIÓN 
Jonathan Andrés Mosquera
Roque Ismael da Costa Güllich
Rosangela Inês Matos Uhmann
Tamini Wyzykowski

Capítulo 1 - FORMAÇÃO DE PROFESSORES E CURRÍCULO DE CIÊNCIAS: CONHECIMENTO SOBRE A ABRANGÊNCIA DO CURRÍCULO E AS CONCEPÇÕES DE ENSINO
Tamini Wyzykowski
Camila Boszko
Fabiane de Andrade Leite
Roque Ismael da Costa Güllich

Capítulo 2 - REPRODUÇÃO HUMANA E SEU ENSINO: UM ESTUDO DE DOCUMENTOS CURRICULARES BRASILEIROS
Joana Tatiele de Carvalho
Erica do Espirito Santo Hermel

Capítulo 3 - PRÁTICAS PEDAGÓGICAS SOBRE GÊNERO E SEXUALIDADE: PROBLEMATIZANDO TABUS E ESTIGMAS NO ENSINO DE BIOLOGIA
Amanda Emmanuele Paulus Machado
Eliane Gonçalves dos Santos 

Capítulo 4 - INTERFACES ENTRE EDUCAÇÃO TUTORIAL E A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS
Lucas Lafaiete Leão de Lima
Sandra Maria Wirzbicki

Capítulo 5 - PROGRAMA ESCOLA EM TEMPO INTEGRAL: DESAFIOS, EXPECTATIVAS E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA
Eliane Inês Wolf
Danusa de Lara Bonotto

Capítulo 6 - O PAPEL DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA FORMAÇÃO INICIAL E NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS
Renata Caroline Dias Machado
Paula Vanessa Bervian

Capítulo 7 - A ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICO-TECNOLÓGICA NO ENSINO DE FÍSICA A PARTIR DA REFORMA CURRICULAR DO ENSINO MÉDIO: FITANDO LIVRO DIDÁTICO
Adeli Cristiano Weizemann Klockner
Rosemar Ayres dos Santos 

Capítulo 8 - A LINGUAGEM DA CIÊNCIA E A SUA RELAÇÃO COM OS PROCESSOS DE ENSINAR: UM OLHAR PARA A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES
Daniéli Vitória Goetz Pauli
Sinara München
Judite Scherer Wenzel

Capítulo 9 - A AVALIAÇÃO MULTIMODAL NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE QUÍMICA E A COMPREENSÃO CONCEITUAL: UMA REVISÃO REFLEXIVA NO ENSINO SUPERIOR
Natacha Morais Piuco (in memoriam)
Nicole Glock Maceno

Capítulo 10 - ENTRELAÇAR AS MÍDIAS COMERCIAIS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL NAS ATIVIDADES ESCOLARES
Cláudia Böck Berwaldt 
Rosangela Inês Matos Uhmann

Capítulo 11 - ESTRATÉGIAS DE AVALIAÇÃO NO ENSINO DE BIOLOGIA: UMA PESQUISA REALIZADA COM ESTUDANTES DO 2° E 3° ANO DO ENSINO MÉDIO EM REDENÇÃO-CEARÁ
Cristiano Lucas Soma
Antónia Andrade Manuel 
Elcimar Simão Martins 

Capítulo 12 - PENSAMENTO CRÍTICO E ENSINO DE CIÊNCIAS: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA SOBRE CONCEITOS E METODOLOGIAS DE ENSINO DO CONTEXTO SUL-AMERICANO
Daiane Kelly Müller 
Gabriel Kowalski
Letiane Lopes da Cruz
Roque Ismael da Costa Güllich

Capítulo 13 - LA IMPORTANCIA DE LA AMBIENTALIZACIÓN CURRICULAR EN UN CONTEXTO DE EDUCACIÓN SUPERIOR
Jonathan Andrés Mosquera
Wilmer Gómez Fierro 
Elías Francisco Amórtegui Cedeño

Capítulo 14 - INOVAR PARA ENSINAR: UMA REVISÃO SOBRE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA ESCOLA CONTEMPORÂNEA
Letícia Gabriella Dutra Perfeto
Thais Helena Chaves de Castro
Luiz Antônio Perfeto Oliveira Silva

Capítulo 15 - CONSTITUIÇÃO DOCENTE E PENSAMENTO CRÍTICO NO ENSINO DE CIÊNCIAS DOS ANOS INICIAIS: DA FORMAÇÃO À PRÁTICA REFLEXIVA
Luana Zimpel de Quadra
Sandra Maria Wirzbicki

Capítulo 16 - CONCEPÇÕES DO AMBIENTE DOS ESTUDANTES DE QUÍMICA NO ENSINO MÉDIO DA ESCOLA EDUARDO UMAÑA LUNA IED DE BOGOTÁ – COLOMBIA
Luís Andrés Solano Vega 
Marco Antônio Leandro Barzano 
Fredy Ramón Garay Garay

Capítulo 17 - ENTRE O CONTO E AS CIÊNCIAS: INVESTIGANDO POTENCIAIS DIDÁTICOS DA HISTÓRIA DOS TRÊS PORQUINHOS PARA A ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA NOS ANOS INICIAIS
Eduarda Tais Breunig
Andréa Inês Goldschmidt

Capítulo 18 - FUNDAMENTOS EPISTEMOLÓGICOS E PRÁTICOS NO ENSINO DE CIÊNCIAS: UMA PERSPECTIVA EMANCIPATÓRIA DO CURRÍCULO
Eva Teresinha de Oliveira Boff
Vidica Bianchi
Maria Cristina Pansera de Araújo

Capítulo 19 - “EU LHE ENSINEI TUDO QUE SABIA”: ETNOQUÍMICA NA PRÁTICA EDUCATIVA
Thiago Barbosa-Santos
Isabella da Costa Santos 
Pedro Rafael Souza Santos 
Michele Marcelo Silva Bortolai

Capítulo 20 - O ESTÁGIO CURRICULAR NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS: UM OLHAR CRÍTICO SOBRE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DESENVOLVIDAS NA PERSPECTIVA CTSA
Michel Pisa Carnio
Washington Luiz Pacheco de Carvalho

Capítulo 21 - EDUCACIÓN AFECTIVO-SEXUAL Y CIENCIAS NATURALES: RETOS SOCIOCIENTÍFICOS EN LA FORMACIÓN DOCENTE
Jonathan Andrés Mosquera

Capítulo 22 - EDUCAÇÃO CTSA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS: O QUE DIZEM AS PESQUISAS DAS ÚLTIMAS EDIÇÕES DO ENPEC?
Amanda Eloisa Ribeiro Gomes
Mateus Xavier Yamaguti
Nataly Carvalho Lopes
Alice Assis

Capítulo 23 - INCLUSÃO SOCIAL DE PESSOAS COM SÍNDROME DE DOWN: COMPREENSÕES DE LICENCIANDOS NO CONTEXTO DO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO EM BIOLOGIA
Luciana Borowski Pietricoski
Milena Sávio Pastorini Paz
Lourdes Aparecida Della Justina

Capítulo 24 - VALIDAÇÃO DE UMA SEQUÊNCIA DE ENSINO E APRENDIZAGEM: UM RECURSO PEDAGÓGICO PARA A DESCONSTRUÇÃO DE ESTEREÓTIPOS CIENTÍFICOS
Michele Marcelo Silva Bortolai
Gabriela Almeida
Thiago Barbosa-Santos

Capítulo 25 - PRÁTICA DOCENTE EM CIÊNCIAS E TECNOLOGIAS DIGITAIS: POTENCIALIDADES E DESAFIOS NO CONTEXTO DE UMA AMAZÔNIA URBANA DE BELÉM/PA
Deyse Danielle Souza Costa
Sebastião Rodrigues-Moura
Ana Cristina Pimentel Carneiro de Almeida

Capítulo 26 - TEXTOS MULTIMODAIS DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE LÍNGUA PORTUGUESA
Silvana Carlini
Nicole Glock Maceno 

Capítulo 27 - HISTÓRIA E FILOSOFIA DAS CIÊNCIAS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: UMA DISCUSSÃO A PARTIR DE PERIÓDICOS DA ÁREA DO ENSINO DE CIÊNCIAS
Ronaldo Aurélio Gimenes Garcia

Capítulo 28 - PLANEJAMENTO PEDAGÓGICO Y DIDÁTICO CRÍTICO PARA O ENSINO DE CONTROVERSAS SOCIOCIENTIFICAS E AMBIENTAIS 
Ivaneide Alves Soares da Costa
Leonardo Fabio Martínez Pérez 

ÍNDICE REMISSIVO

SOBRE OS AUTORES


Ficha Técnica

P467   Perspectivas curriculares e de formação de professores em ciências [recurso eletrônico] / organizadores: Jonathan Andrés Mosquera ... [et al.]. - Santo Ângelo : Metrics, 2025.
v. 5 : il.
 
ISBN 978-65-5397-317-6
DOI 10.46550/978-65-5397-317-6
1. Ciências - Ensino. 2. Formação de professores. I. Mosquera, Jonathan Andrés  (org.). 
 
CDU: 371.13:50