Link de acesso direto à obra: https://editorametrics.com.br/media/pdfs/325/hdjp5gu0OelP.pdf
O livro “Perspectivas curriculares e de formação de professores de Ciências” – Volume 4, é parte do Projeto de Pós-doutorado Estratégico com financiamento da CAPES do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências (PPGEC) da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Cerro Largo (RS). A obra tem a pretensão de dialogar e refletir sobre aspectos relacionados ao currículo e à formação de professores, a partir da socialização de pesquisas da área de Ensino de Ciências. A articulação dessa abordagem é essencial para a compreensão e contextualização de políticas curriculares, incidem na reflexão crítica sobre e para o desenvolvimento dos processos educativos de modo contextual, orientam a investigação da prática docente, bem como, apontam possíveis caminhos na proposição de melhorias nos percursos constitutivos de formação inicial e continuada na docência. A compilação dos trinta capítulos aqui apresentados possibilitam compreender caminhos formativos, se constituem como um importante referencial para discussões acerca das temáticas supracitadas e servem de inspiração para possíveis transformações nos processos de pesquisar, de ensinar e de aprender Ciências.
APRESENTAÇÃO
Fabiane de Andrade Leite
Leonardo Fabio Martínez Pérez
Roque Ismael da Costa Güllich
Tamini Wyzykowski
PRESENTACIÓN
Fabiane de Andrade Leite
Leonardo Fabio Martínez Pérez
Roque Ismael da Costa Güllich
Tamini Wyzykowski
Capítulo 1 - CONTROVÉRSIAS SOCIOCIENTÍFICAS E AMBIENTAIS NA FORMAÇÃO INICIAL DOCENTE: EXPERIÊNCIAS FORMATIVAS CURRICULARES BRASIL-COLÔMBIA
Ivaneide Alves Soares da Costa
Leonardo Fabio Martínez Pérez
Capítulo 2 - ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA E FERRAMENTAS DIGITAIS: UMA REFLEXÃO PARA A PROMOÇÃO DOS PROCESSOS DE ENSINO E DE APRENDIZAGEM NO ENSINO DE CIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA
Carla Holleben Vargas
Claudia Escalante Medeiros
Capítulo 3 - PERFIL DOS EGRESSOS DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS (PPGEC) DA UNIVERSIDADE FEDERAL FRONTEIRA SUL (UFFS)
Cláudia Elizandra Lemke
Neusa Maria John Scheid
Capítulo 4 - ANÁLISES DOS CONTEXTOS DE INFLUÊNCIA: EDUCAÇÃO EM TEMPO INTEGRAL E ENSINO DE CIÊNCIAS NOS DOCUMENTOS CURRICULARES
Gracieli Leidi Poersch
Rúbia Emmel
Capítulo 5 - HISTÓRIA E INFLUÊNCIAS DO EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO NA CONSTRUÇÃO DO CURRÍCULO DO ENSINO DE CIÊNCIAS NO BRASIL
Giordane Miguel Schnorr
Fabiane de Andrade Leite
Tamini Wyzykowski
Capítulo 6 - EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ENSINO DE CIÊNCIAS E GEOGRAFIA: ANÁLISE DE LIVROS DIDÁTICOS E DOCUMENTOS CURRICULARES
Tiago Rodrigo Scheineider
Rosangela Inês Matos Uhmann
Rosemar Ayres dos Santos
Capítulo 7 - EXPERIMENTAÇÃO NO ENSINO DE CIÊNCIAS: UMA LEITURA DOS DOCUMENTOS CURRICULARES DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Paula Franciele Kuhn Klock
Erica do Espirito Santo Hermel
Capítulo 8 - ENTRE OLHARES E COMPREENSÕES SOBRE CORPO HUMANO E SUBJETIVIDADE: UMA ANÁLISE EM PPP DE ESCOLAS DE EDUCAÇÃO INFANTIL DE UM MUNICÍPIO GAÚCHO
Marli Terezinha Pereira Lago
Rosemar Ayres dos Santos
Alessandra Nilles Konzen
Capítulo 9 - METODOLOGIAS DE ENSINO E PENSAMENTO CRÍTICO: UM OLHAR PARA O CONTEXTO SUL-AMERICANO163
Victória Santos da Silva
Roque Ismael da Costa Güllich
Capítulo 10 - ATEMÁTICAS VERDES Y ECOALFABETIZACIÓN EN CONTEXTOS RURALES UN ESTUDIO DE REVISIÓN DOCUMENTAL
Jimmy Fabián López Caviedes
Jonathan Andrés Mosquera
Capítulo 11 - A CIÊNCIA MODERNA, A HERMENÊUTICA E O PERCURSO DA PESQUISA PARA A CONSTRUÇÃO DA TESE SOBRE A CRIANÇA E A CIDADE
Cláudia Eliane Ilgenfritz
Capítulo 12 - LAS NIÑAS EN LA CIENCIA: PROPUESTA DIDÁCTICA PARA FOMENTAR VOCACIONES STEAM EN LA EDUCACIÓN PRIMARIA COSTARRICENSE
María Monge Rivera
Paula LeMaire Oviedo
Diego Armando Retana Alvarado
Capítulo 13 - O ENSINO DE CIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UM OLHAR SOBRE AS PESQUISAS E PRODUÇÕES ACADÊMICAS
Eduarda Durlo
Camila Boszko
Capítulo 14 - POTENCIALIDADES E DESAFIOS DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NA ÁREA DE CIÊNCIAS: FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS
Julia de Oliveira Lange
Paula Vanessa Bervian
Capítulo 15 - ATUALIZAÇÕES CONCEITUAIS COMO UMA NECESSIDADE FORMATIVA DOS PROFESSORES PARTICIPANTES DOS CICLOS FORMATIVOS EM ENSINO DE CIÊNCIAS
Lisiane Krause Dobal
Judite Scherer Wenzel
Capítulo 16 - MODELOS QUE TRANSFORMAM: O PODER DOS RECURSOS DIDÁTICOS NO ENSINO DA REPRODUÇÃO HUMANA
Gessica de Oliveira Padilha dos Santos
Gilza Maria de Souza-Franco
Alexandre Carvalho de Moura
Izabel Aparecida Soares
Capítulo 17 - ESCOLHAS QUE ENSINAM: O USO DOS RECURSOS TECNOLÓGICOS NA PROMOÇÃO DO ENSINO DE CIÊNCIAS
Isabella Debastiani Rodrigues
Bárbara Grace Tobaldini de Lima
Marcia da Costa
Capítulo 18 - O QUE REVELAM AS PESQUISAS NOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS SOBRE AS INTERFACES ENTRE O USO DE IMAGEM E A FORMAÇÃO DOCENTE?
Laura Oestreich
Andréa Inês Goldschmidt
Capítulo 19 - TEXTOS DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA COMO ESTRATÉGIA de leitura e escrita NO ENSINO DE CIÊNCIAS E LÍNGUA PORTUGUESA
Thaís Paz Callegaro
Judite Scherer Wenzel
Capítulo 20 - ENSINO DE PALEONTOLOGIA NOS ANOS INICIAIS: UM PANORAMA DAS PRODUÇÕES ACADÊMICAS
Ruben Alexandre Boelter
Capítulo 21 - INFLUENCIA DE LAS EMOCIONES EN LA ENSEÑANZA Y APRENDIZAJE DE LA FÍSICA
Jonathan Andrés Mosquera
Elías Francisco Amórtegui Cedeño
Wilmer Gómez Fierro
Capítulo 22 - AS PERCEPÇÕES PÚBLICAS DA CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE PROFESSORES DE LÍNGUA PORTUGUESA E OS TEXTOS DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA
Silvana Carlini
Nicole Glock Maceno
Capítulo 23 - EDUCAÇÃO AMBIENTAL CRÍTICA E EQUIDADE NO ENSINO DE CIÊNCIAS: O PAINEL INTEGRADO COMO ESTRATÉGIA CRÍTICO-COLABORATIVA
Kátia Celina da Silva Richetto
Rodrigo César da Silva
Susana Aparecida da Veiga
Willian José Ferreira
Capítulo 24 - AVALIAÇÃO EM LARGA ESCALA E O ENSINO DE CIÊNCIAS NO BRASIL: RESULTADOS, REFLEXOS E DESAFIOS
Andréia Florêncio Eduardo de Deus
Ronaldo Aurélio Gimenes Garcia
Capítulo 25 - EL CURRÍCULO DE CIENCIAS NATURALES Y SU RELACIÓN CON LA INTEGRACIÓN DE LA EDUCACIÓN STEM
Blanca Isabel González González
Diana Lineth Parga Lozano
Capítulo 26 - EDUCAR EM TEMPOS DIGITAIS: DESAFIOS E PERSPECTIVAS PARA A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA
Robson Kleemann
Celiane Costa Machado
Capítulo 27 - CONOCIMIENTOS Y PERCEPCIONES DE ESTUDIANTES DE SECUNDARIA SOBRE LOS PROCESOS DE ALFABETIZACIÓN ECOLÓGICA
Cecilia Trujillo Huérfano
Jonathan Andrés Mosquera
Gloria Marcela Florez Espinosa
Maria Cristina Pansera de Araújo
Capítulo 28 - ENSINO MÉDIO GAÚCHO EM ESCOLAS DO CAMPO: UMA ANÁLISE DAS PERCEPÇÕES DOCENTES NAS REDES ESTADUAL E MUNICIPAL
Alex Ferreira
Sandra Maria Wirzbicki
Sinara München
Capítulo 29 - A ALFABETIZAÇÃO DIDÁTICO-CIENTÍFICA DO PROFESSOR DE CIÊNCIAS VIABILIZADA PELA FORMAÇÃO DIALÉTICA ANCORADA NA ABORDAGEM INVESTIGATIVA
Luiz Carlos Marinho de Araújo
Lourdes Aparecida Della Justina
Gabriela Almeida
Capítulo 30 - ABORDAGEM DE CONCEITOS NA ESCOLA COM FOCO NA FORMAÇÃO CONTINUADA ATENTA À ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA NO 4º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Denis da Silva Garcia
Lenir Basso Zanon
SOBRE OS AUTORES