
O livro “Perspectivas curriculares e de formação de professores de Ciências” – Volume 3, é parte do Projeto de Pós-doutorado Estratégico com financiamento da CAPES do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências (PPGEC) da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) - Campus Cerro Largo (RS). A obra tem a pretensão de dialogar e refletir sobre aspectos relacionados ao currículo e à formação de professores, a partir da socialização de pesquisas da área de Ensino de Ciências. A articulação dessa abordagem é essencial para a compreensão e contextualização de políticas curriculares, incidem na reflexão crítica sobre e para o desenvolvimento dos processos educativos de modo contextual, orientam a investigação da prática docente, bem como, apontam possíveis caminhos na proposição de melhorias nos percursos constitutivos de formação inicial e continuada na docência. A compilação dos trinta capítulos aqui apresentados possibilita compreender caminhos formativos, se constituem como um importante referencial para discussões acerca das temáticas supracitadas e servem de inspiração para possíveis transformações nos processos de pesquisar, de ensinar e de aprender Ciências.
APRESENTAÇÃO
Elías Francisco Amórtegui Cedeño
Fabiane de Andrade Leite
Rosangela Inês Matos Uhmann
Tamini Wyzykowski
PRESENTACIÓN
Elías Francisco Amórtegui Cedeño
Fabiane de Andrade Leite
Rosangela Inês Matos Uhmann
Tamini Wyzykowski
Capítulo 1 - DISCUSSÕES ACERCA DAS COMPREENSÕES CURRICULARES DE PROFESSORES PARTICIPANTES DOS CICLOS FORMATIVOS DA UFFS
Tamini Wyzykowski
Fabiane de Andrade Leite
Roque Ismael da Costa Güllich
Rosangela Inês Matos Uhmann
DOI: 10.46550/978-65-5397-270-4.33-43
Capítulo 2 - OS ESTILOS DE PENSAMENTO DOS REFERENCIAIS TEÓRICOS DE DISSERTAÇÕES E TESES BRASILEIRAS DA HISTÓRIA DA CIÊNCIA SOBRE O ENSINO DE CIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA
Angélica Maria de Gasperi
Rúbia Emmel
DOI: 10.46550/978-65-5397-270-4.45-56
Capítulo 3 - CURRÍCULO E AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NOS PPC DE CURSOS DE LICENCIATURA NA ÁREA DE CIÊNCIAS DA NATUREZA DA UFFS
Sueli Maria Florczak
Rosemar Ayres dos Santos
Rosangela Inês Matos Uhmann
DOI: 10.46550/978-65-5397-270-4.57-69
Capítulo 4 - NOVAS DISCIPLINAS NO ENSINO MÉDIO BRASILEIRO: O QUE DIZEM OS PROFESSORES DA ÁREA DE CIÊNCIAS DA NATUREZA?
Inês Dahmer Stallbaum
Fabiane de Andrade Leite
DOI: 10.46550/978-65-5397-270-4.71-88
Capítulo 5 - CIÊNCIAS DA NATUREZA E POLÍTICAS CURRICULARES NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UM PANORAMA EM PAÍSES SUL-AMERICANOS
Elisa Regina Avrella
Erica do Espirito Santo Hermel
DOI: 10.46550/978-65-5397-270-4.89-105
Capítulo 6 - DESAFIOS E PERSPECTIVAS DO (NOVO) ENSINO MÉDIO NA EDUCAÇÃO DO CAMPO: A REALIDADE DO ENSINO E A PRÁTICA DOCENTE EM CIÊNCIAS DA NATUREZA
Alex Ferreira
Sandra Maria Wirzbicki
Sinara München
DOI: 10.46550/978-65-5397-270-4.107-125
Capítulo 7 - GÊNERO FEMININO CIENTISTA EM LIVROS DIDÁTICOS DE CIÊNCIAS DA NATUREZA E SUAS TECNOLOGIAS: UM OLHAR SOB A PERSPECTIVA CTS
Alessandra Nilles Konzen
Rosemar Ayres dos Santos
DOI: 10.46550/978-65-5397-270-4.127-141
Capítulo 8 - LINGUAGENS E CIÊNCIAS: INTERFACES CURRICULARES POSSÍVEIS NO ENSINO DE CIÊNCIAS PARA O ENSINO MÉDIO
Kelly Medeiros dos Santos
Erica do Espirito Santo Hermel
DOI: 10.46550/978-65-5397-270-4.143-160
Capítulo 9 - OS SABERES DOCENTES EM UMA PRÁTICA PEDAGÓGICA DE MODELAGEM NAS CIÊNCIAS E MATEMÁTICA PELA VIA DA INVESTIGAÇÃO-FORMAÇÃO-AÇÃO
Valquiria Ottonelli Hanauer
Danusa de Lara Bonotto
DOI: 10.46550/978-65-5397-270-4.161-177
Capítulo 10 - SINALIZAÇÕES DA ABORDAGEM DADA A VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER EM LIVROS DIDÁTICOS DE CIÊNCIAS DA NATUREZA
Letícia Barbieri Martins
Rosemar Ayres dos Santos
DOI: 10.46550/978-65-5397-270-4.179-191
Capítulo 11 - TENDÊNCIAS DA INSERÇÃO DA MÚSICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE QUÍMICA193
Joice Menezes Lupinetti
Daniele Correia
DOI: 10.46550/978-65-5397-270-4.193-206
Capítulo 12 - METODOLOGIAS ATIVAS E OS CURRÍCULOS DE FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE FÍSICA: COMO SE ENTRELAÇAM?
Vivian Eduarda de Campos
Dioni Paulo Pastorio
DOI: 10.46550/978-65-5397-270-4.207-221
Capítulo 13 - AVALIAÇÃO EDUCACIONAL E FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM CIÊNCIAS DA NATUREZA: PERSPECTIVAS DOS ESTUDANTES DA LICENCIATURA
Leticia Leite Chaves
Crisna Daniela Krause Bierhalz
Vitor Garcia Stoll
DOI: 10.46550/978-65-5397-270-4.223-234
Capítulo 14 - ARTICULAÇÃO ENTRE TECNOLOGIAS DIGITAIS E EDUCAÇÃO AMBIENTAL
Vanessa Cléia Palinski
Paula Vanessa Bervian
Rosangela Ines Matos Uhmann
Roque Ismael da Costa Güllich
DOI: 10.46550/978-65-5397-270-4.235-245
Capítulo 15 - SITUAÇÕES DE ESTUDO: DIÁLOGOS INTERDISCIPLINARES NO DESENVOLVIMENTO DO CURRÍCULO E FORMAÇÃO DOCENTE EM CONTEXTOS SOCIALMENTE RELEVANTES
Maria Cristina Pansera de Araújo
Vidica Bianchi
Eva Teresinha de Oliveira Boff
DOI: 10.46550/978-65-5397-270-4.247-262
Capítulo 16 - CONCEPÇÕES DE PROFESSORES EM FORMAÇÃO CONTINUADA SOBRE O USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO EM SALA DE AULA NO CONTEXTO BRASILEIRO
Dioni Paulo Pastorio
Judite Scherer Wenzel
Sandra Maria Wirzbicki
Roque Ismael da Costa Güllich
DOI: 10.46550/978-65-5397-270-4.263-280
Capítulo 17 - MOVIMENTOS EDUCACIONAIS ADOTADOS DURANTE O PERÍODO DAS INUNDAÇÕES NO RIO GRANDE DO SUL: UM OLHAR A PARTIR DE PERCEPÇÕES DOCENTES
Paola Cazzanelli
Luiz Alberto Lorenzi Filho
Eduarda da Silva Lopes
Valderez Marina do Rosário Lima
DOI: 10.46550/978-65-5397-270-4.281-291
Capítulo 18 - DISCUSSÕES SOBRE ANTICONCEPCIONAIS HORMONAIS DIRIGIDOS A HOMENS CISGÊNERO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES(AS) DE CIÊNCIAS
Maria Luane Sousa da Silva
Yonier Alexander Orozco Marin
DOI: 10.46550/978-65-5397-270-4.293-305
Capítulo 19 - LAS CIENCIAS DE LA TIERRA EN EL AULA: UNA PROPUESTA DE ABORDAJE TRANSVERSAL
Marcelo Darío Bazan
Gisela Vanina Acosta Beiman
DOI: 10.46550/978-65-5397-270-4.307-318
Capítulo 20 - TENSIONES ENTRE MODELOS DE FORMACIÓN DOCENTE EN CIENCIAS Y BIOLOGÍA EN BRASIL: INTEGRACIÓN CURRICULAR EN DEBATE
Bruno Venancio
Sandra Escovedo Selles
Rodrigo Cerqueira do Nascimento Borba
Maicon Azevedo
DOI: 10.46550/978-65-5397-270-4.319-330
Capítulo 21 - LOS OBSTÁCULOS EPISTEMOLÓGICOS EN EL AULA DE CIENCIAS DE LA TIERRA331
Marcelo Darío Bazan
DOI: 10.46550/978-65-5397-270-4.331-345
Capítulo 22 - SENSIBILIDAD INTERCULTURAL EN LA FORMACIÓN DE INGENIEROS: DESAFÍOS PARA LA EDUCACIÓN CIENTÍFICA
Fernando Fernández-Romero
Sulma Paola Vera-Monroy
Marisol Sandoval Chaves
DOI: 10.46550/978-65-5397-270-4.347-366
Capítulo 23 - AMBIENTALIZACIÓN CURRICULAR EN LA UNIVERSIDAD SURCOLOMBIANA
Jonathan Andrés Mosquera
Elías Francisco Amórtegui Cedeño
Wilmer Alberto Gómez Fierro
DOI: 10.46550/978-65-5397-270-4.367-381
Capítulo 24 - PRÁCTICAS EPISTÉMICAS EN LOS CURRÍCULOS DE CIENCIAS NATURALES: UN ESTUDIO ENTRE ARGENTINA, BRASIL Y PARAGUAY
Ana Suellen Gomes da Silva
Andreia de Freitas Zompero
Diana Lineth Parga Lozano
DOI: 10.46550/978-65-5397-270-4.383-400
Capítulo 25 - UM ESTUDO DAS AÇÕES DOCENTES EM AULAS DE FÍSICA DO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Naiara Briega Bortoloci
Marcus Vinícius Martinez Piratelo
Fabiele Cristiane Dias Broietti
DOI: 10.46550/978-65-5397-270-4.401-417
Capítulo 26 - ETNOMODELAGEM EM UMA AÇÃO DECOLONIAL NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO DO CAMPO
Luana Oliveira Moreira de Jesus
Zulma Elizabete de Freitas Madruga
DOI: 10.46550/978-65-5397-270-4.419-436
Capítulo 27 - CONOCIMIENTO DIDÁCTICO DEL CONTENIDO DE DOS DOCENTES FORMADORAS SOBRE LA ENSEÑANZA DE LA DIDÁCTICA DE LAS CIENCIAS NATURALES
María Emilia Ottogalli
Gonzalo M. A. Bermudez
DOI: 10.46550/978-65-5397-270-4.437-451
Capítulo 28 - CULTIVANDO MENTES CIENTÍFICAS: UNA PROPUESTA DIDÁCTICA PARA TERCER GRADO CON ENFOQUE STEAM
Michelle Herra Retana
María Angélica Ortega Quesada
María Alexandra Rodríguez Bogantes
Diego Armando Retana Alvarado
DOI: 10.46550/978-65-5397-270-4.453-472
Capítulo 29 - MUDANÇAS CURRICULARES PARA O ENSINO DE QUÍMICA E OS NOVOS DESAFIOS NA PERSPECTIVA DE PROFESSORES EM FORMAÇÃO
Moisés da Silva Lara
Nicole Glock Maceno
DOI: 10.46550/978-65-5397-270-4.473-497
Capítulo 30 - DA PRODUÇÃO DO CURRÍCULO DA EDUCAÇÃO BÁSICA ÀS POLÍTICAS CURRICULARES DE FORMAÇÃO DOCENTE
Cátia Fabiane Reis Castro de Oliveira
Vera de Mattos Machado
DOI: 10.46550/978-65-5397-270-4.499-511
ÍNDICE REMISSIVO
SOBRE OS AUTORES