Tornar os educandos pessoas críticas e atentas aos fenômenos e técnicas do seu cotidiano, além de ser uma meta educacional é um dos desafios do Ensino. A fim de contribuir com os profissionais da Educação, acerca dessas orientações, este livro apresenta reflexões e possibilidades para promover o Pensamento Crítico no Ensino de Ciências não apenas para o Brasil, mas para outros países que também pesquisam sobre essa temática no contexto ibero-americano. Trata-se de uma obra riquíssima de informações e que poderá ser fonte de consulta para professores e pesquisadores que se interessam pelo desenvolvimento do Pensamento Crítico em estudantes na Educação Básica e Ensino Superior. Trata-se de uma obra relevante para profissionais e pesquisadores da Educação e do Ensino de Ciências. Pode ser utilizada como fonte de consulta e servir de base para novas pesquisas por todos aqueles que se interessam pela temática do desenvolvimento do Pensamento Crítico em Ciências.
PREFÁCIO
Ana Marli Bulegon
APRESENTAÇÃO
Letiane Lopes da Cruz
Roque Ismael da Costa Güllich
Rúbia Emmel
Victória Santos da Silva
Capítulo 1
LIVROS DIDÁTICOS COLOMBIANOS E O PENSAMENTO CRÍTICO EM CIÊNCIAS: ANÁLISE COMPARATIVA DAS ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS
Letiane Lopes da Cruz
Roque Ismael da Costa Güllich
Capítulo 2
PENSAMENTO CRÍTICO EM CIÊNCIAS: COMPARATIVO ENTRE ESTRATÉGIAS DE ENSINO PRESENTES EM LIVROS DIDÁTICOS DO BRASIL, DA COLÔMBIA E DE PORTUGAL
Letiane Lopes da Cruz
Naiara Berwaldt Wust
Roque Ismael da Costa Güllich
Capítulo 3
PESQUISAS, LIVROS DIDÁTICOS E ESTRATÉGIAS: REFERÊNCIAS PARA PENSAR O PENSAMENTO CRÍTICO EM CIÊNCIAS EM CONTEXTO NACIONAL E INTERNACIONAL
Naiára Berwaldt Wust
Letiane Lopes da Cruz
Roque Ismael da Costa Güllich
Capítulo 4
ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS PROMOTORAS DO PENSAMENTO CRÍTICO EM CIÊNCIAS: UMA ANÁLISE COMPARATIVA ENTRE LIVROS DIDÁTICOS PORTUGUESES E BRASILEIROS
Letiane Lopes da Cruz
Naiára Berwaldt Wust
Kélli Renata Corrêa de Mattos
Roque Ismael da Costa Güllich
Capítulo 5
ANÁLISE DO PENSAMENTO CRÍTICO EM ATIVIDADES PEDAGÓGICAS PRESENTES EM LIVROS DIDÁTICOS DE CIÊNCIAS DE PORTUGAL
Naiára Berwaldt Wust
Roque Ismael da Costa Güllich
Capítulo 6
ESTRATÉGIAS DE ENSINO DE CIÊNCIAS E A PROMOÇÃO DE PENSAMENTO CRÍTICO EM PORTUGAL
Daniele Follmann
Roque Ismael da Costa Güllich
Rúbia Emmel
Capítulo 7
O POTENCIAL DE PROMOÇÃO DO PENSAMENTO CRÍTICO EM ESTRATÉGIAS DE ENSINO DE CIÊNCIAS
Camila Boszko
Roque Ismael da Costa Güllich
Cleci T. Werner da Rosa
Capítulo 8
PENSAMENTO CRÍTICO PRESENTE EM ATIVIDADES DE LIVROS DIDÁTICOS DO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Karen Raffaely Rigodanzo Teichmann
Victória Santos da Silva
Naiára Berwaldt Wust
Letiane Lopes da Cruz
Roque Ismael da Costa Güllich
Capítulo 9
O PENSAMENTO CRÍTICO NOS DESCRITORES DE UM LIVRO DIDÁTICO DE CIÊNCIAS DO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Larissa Lunardi
Rúbia Emmel
Capítulo 10
PENSAMENTO CRÍTICO: UMA ANÁLISE DA HISTÓRIA DA CIÊNCIA EM LIVROS DIDÁTICOS DO 6º E 7º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Raíssa Lenhardt
Artiese Machado Madruga
Larissa Lunardi
Rúbia Emmel
Capítulo 11
O ENSINO DE CIÊNCIAS E O PENSAMENTO CRÍTICO: ANÁLISE DO POTENCIAL DE ATIVIDADES EM LIVROS DIDÁTICOS DE CIÊNCIAS
Kélli Renata Corrêa de Mattos
Roque Ismael da Costa Güllich
Luiz Caldeira Brant de Tolentino-Neto
Capítulo 12
A HISTÓRIA DA CIÊNCIA EM LIVROS DIDÁTICOS DO 8º E 9º ANO: EM BUSCA DO PENSAMENTO CRÍTICO
Gabriele Strochain
Graziela Zorzo
Larissa Lunardi
Rúbia Emmel
Capítulo 13
REFERENCIAIS E PROPOSTAS PARA A PROMOÇÃO DO PENSAMENTO CRÍTICO EM CIÊNCIAS: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA
Aline Teresinha Walczak
Kélli Renata Corrêa de Mattos
Roque Ismael da Costa Güllich
SOBRE OS AUTORES
P418 Pensamento crítico e ensino de ciências : livros didáticos, metodologias de ensino e referências para pesquisas / organizadores: Letiane Lopes da Cruz ... [et al.]. - Santo Ângelo : Metrics, 2021.
302 p. : il. ; 21 cm
ISBN 978-65-89700-52-4
DOI 10.46550/978-65-89700-52-4
1. Ciências - Estudo e ensino. I. Cruz, Letiane Lopes (org.).
CDU: 37:50