Pensamento Crítico E Ensino De Ciências

A presente obra Pensamento Crítico e Ensino de Ciências: Livros didáticos, metodologias de ensino e referências para pesquisas, é uma produção referente ao Projeto PES 2020-0275: O Pensamento Crítico e o Ensino de Ciências: estudo comparativo sobre estratégias didáticas em livros didáticos Colombianos, que tem financiamento da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Campus Cerro Largo/RS - Brasil e foi aprovado no Edital n.º 270/GR/UFFS/2020. O livro reúne capítulos de pesquisadores sobre o Pensamento Crítico (PC) em Ciências (livros didáticos, conceitos, metodologias de pesquisa, metodologias de ensino, formação de professores, referenciais teóricos), em diversos contextos: nacional e internacional. Esta obra é resultante da produção e articulação de membros do Grupo de Pesquisa e Estudo em Ensino de Ciências e Matemática (GEPECIEM), do Programa de Iniciação Científica e Tecnológica e de Iniciação à Docência da UFFS,  PETCiências e de colaboradores com ligação direta aos projetos/produções de pesquisa da UFFS atuais e anteriores. Os capítulos são procedentes de TCC, pesquisa e trabalhos de eventos que foram adaptados para serem publicizados e servirem de fonte de pesquisa e referencial, um dos objetivos do Projeto atual e dos anteriores sobre PC no ensino de Ciências. O livro tem o intuito de divulgar as pesquisas vinculadas a essa temática: PC no Ensino de Ciências, buscando investigar e ampliar o estado da arte acerca da promoção do PC como estratégia de ensino de Ciências em contexto colombiano, brasileiro e português, aprofundar compreensões e constituindo e aprofundando o referencial sobre o PC. Além do mais, investigar também estratégias de outros países para compor repositórios e futuramente comparar estratégias e propor novos estudos, avançando para proposição de documentos/políticas curriculares e discursos para o Brasil, maior difusão dos conhecimentos produzidos em contexto desta pesquisa no País e no Exterior. Bem como, através das produções como a deste livro poder influenciar o pensamento da área de Ensino em Ciências, principalmente em contexto brasileiro, pois o tema é recente e pouco discutido no nosso País. 

Download da obra digital
Preencha o formulário abaixo, e o livro digital será enviado para o seu email

* Ao clicar em Enviar, você afirma estar ciente e concorda com o que segue:
- Declaração de privacidade: Os nomes, e-mails, telefones e endereços informados na Editora Metrics serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta Editora, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.
- Concordo em ter meus dados coletados e armazenados de acordo com a declaração de privacidade acima.



Autor(es)
Sumário

PREFÁCIO
Ana Marli Bulegon

APRESENTAÇÃO
Letiane Lopes da Cruz
Roque Ismael da Costa Güllich
Rúbia Emmel 
Victória Santos da Silva

Capítulo 1 - LIVROS DIDÁTICOS COLOMBIANOS E O PENSAMENTO CRÍTICO EM CIÊNCIAS: ANÁLISE COMPARATIVA DAS ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS
Letiane Lopes da Cruz
Roque Ismael da Costa Güllich

Capítulo 2 - PENSAMENTO CRÍTICO EM CIÊNCIAS: COMPARATIVO ENTRE ESTRATÉGIAS DE ENSINO PRESENTES EM LIVROS DIDÁTICOS DO BRASIL, DA COLÔMBIA E DE PORTUGAL
Letiane Lopes da Cruz
Naiara Berwaldt Wust
Roque Ismael da Costa Güllich

Capítulo 3 - PESQUISAS, LIVROS DIDÁTICOS E ESTRATÉGIAS: REFERÊNCIAS PARA PENSAR O PENSAMENTO CRÍTICO EM CIÊNCIAS EM CONTEXTO NACIONAL E  INTERNACIONAL 
Naiára Berwaldt Wust
Letiane Lopes da Cruz
Roque Ismael da Costa Güllich

Capítulo 4 - ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS PROMOTORAS DO PENSAMENTO CRÍTICO EM CIÊNCIAS: UMA ANÁLISE COMPARATIVA ENTRE LIVROS DIDÁTICOS PORTUGUESES E BRASILEIROS
Letiane Lopes da Cruz
Naiára Berwaldt Wust
Kélli Renata Corrêa de Mattos
Roque Ismael da Costa Güllich

Capítulo 5 - ANÁLISE DO PENSAMENTO CRÍTICO EM ATIVIDADES PEDAGÓGICAS PRESENTES EM LIVROS DIDÁTICOS DE CIÊNCIAS DE PORTUGAL
Naiára Berwaldt Wust
Roque Ismael da Costa Güllich

Capítulo 6 - ESTRATÉGIAS DE ENSINO DE CIÊNCIAS E A PROMOÇÃO DE PENSAMENTO CRÍTICO EM PORTUGAL
Daniele Follmann
Roque Ismael da Costa Güllich
Rúbia Emmel

Capítulo 7 - O POTENCIAL DE PROMOÇÃO DO PENSAMENTO CRÍTICO EM ESTRATÉGIAS DE ENSINO DE CIÊNCIAS
Camila Boszko
Roque Ismael da Costa Güllich
Cleci T. Werner da Rosa

Capítulo 8 - PENSAMENTO CRÍTICO PRESENTE EM ATIVIDADES DE LIVROS DIDÁTICOS DO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Karen Raffaely Rigodanzo Teichmann
Victória Santos da Silva
Naiára Berwaldt Wust
Letiane Lopes da Cruz
Roque Ismael da Costa Güllich

Capítulo 9 - O PENSAMENTO CRÍTICO NOS DESCRITORES DE UM LIVRO DIDÁTICO DE CIÊNCIAS DO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Larissa Lunardi
Rúbia Emmel

Capítulo 10 - PENSAMENTO CRÍTICO: UMA ANÁLISE DA HISTÓRIA DA CIÊNCIA EM LIVROS DIDÁTICOS DO 6º E 7º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Raíssa Lenhardt
Artiese Machado Madruga
Larissa Lunardi 
Rúbia Emmel 

Capítulo 11 - O ENSINO DE CIÊNCIAS E O PENSAMENTO CRÍTICO: ANÁLISE DO POTENCIAL DE ATIVIDADES EM LIVROS DIDÁTICOS DE CIÊNCIAS
Kélli Renata Corrêa de Mattos
Roque Ismael da Costa Güllich
Luiz Caldeira Brant de Tolentino-Neto

Capítulo 12 - A HISTÓRIA DA CIÊNCIA EM LIVROS DIDÁTICOS DO 8º E   9º ANO: EM BUSCA DO PENSAMENTO CRÍTICO
Gabriele Strochain
Graziela Zorzo 
Larissa Lunardi 
Rúbia Emmel 

Capítulo 13 - REFERENCIAIS E PROPOSTAS PARA A PROMOÇÃO DO PENSAMENTO CRÍTICO EM CIÊNCIAS: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA
Aline Teresinha Walczak
Kélli Renata Corrêa de Mattos
Roque Ismael da Costa Güllich

SOBRE OS AUTORES 


Ficha Técnica

P418 Pensamento crítico e ensino de ciências : livros didáticos, metodologias de ensino e referências para pesquisas / organizadores: Letiane Lopes da Cruz ... [et al.]. - Santo Ângelo : Metrics, 2021.
302 p. : il. ; 21 cm

ISBN 978-65-89700-52-4
DOI 10.46550/978-65-89700-52-4

1. Ciências - Estudo e ensino. I. Cruz, Letiane Lopes (org.).
                         
 CDU: 37:50