Paulo Freire: Memória, Esperança E Resistência

Esta coletânea é resultado do Simpósio Internacional “Paulo Freire: memórias, esperança e resistência” realizado nos dias 08, 09 e 10 de dezembro de 2021, no formato online, organizado pelo Diretório e Grupo de Pesquisa “Educação, História, Memória e Cultura em diferentes espaços sociais – CNPq/HISTEDBR – Pontifícia Universidade Católica de Goiás”, em parceria com a Universidade Federal de Uberlândia e a Universidad Autônoma de Madrid.  Os capítulos que compõe esta coletânea expressam a riqueza, a beleza e o empenho de educadores, educadoras, pesquisadores e estudantes brasileiros e espanhóis comprometidos com o legado freireano e resistentes diante de demandas e projetos que colocam em risco e em crise a educação. 

Download da obra digital
Preencha o formulário abaixo, e o livro digital será enviado para o seu email

* Ao clicar em Enviar, você afirma estar ciente e concorda com o que segue:
- Declaração de privacidade: Os nomes, e-mails, telefones e endereços informados na Editora Metrics serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta Editora, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.
- Concordo em ter meus dados coletados e armazenados de acordo com a declaração de privacidade acima.





Opcional: Caso deseje contribuir com um valor simbólico, pode fazê-lo através da seguinte chave PIX: (55) 99661-7792


Autor(es)
Sumário

PREFÁCIO
Lizandro Poletto 

APRESENTAÇÃO
César Evangelista Fernandes Bressanin  
José Maria Baldino  
Maria Zeneide Carneiro Magalhães de Almeida  

Capítulo 1 - HERANÇAS E PRESENÇAS FILOSÓFICAS NO PENSAMENTO EDUCACIONAL DE PAULO FREIRE: BREVES REFLEXÕES
Armindo Quillici Neto

Capítulo  2  - A FORMAÇÃO CONTINUADA DO PROFESSOR: UMA BREVE REFLEXÃO COM BASE EM PAULO FREIRE
Waleska Karoliny Farias de Lima 
Virginia Del Carmen Pirela Alvarado 
Thais Faustino Bezerra 
Auricélia Melo Feijão 

Capítulo 3 - PAULO FREIRE Y “LA EDUCACIÓN COMO PRÁCTICA DE LA LIBERTAD” 
Caterina María Blanco González 
Paula Contreras Guanipa 
Ana García Olleros 
Laura Herranz Subtil 
Ayla Martín Ortega 
Anca Szasz 

Capítulo 4  - EXERCÍCIO CRÍTICO-REFLEXIVO DE PENSAR A EDUCAÇÃO: SUJEITOS DE AÇÃO DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE UBERABA-MG
Sirlene Cristina de Souza 
Betânia de Oliveira Laterza Ribeiro 
Adilour Nery Souto 

Capítulo 5  - PEDAGOGIA DA ESPERANÇA COMO ESTRATÉGIA DE RESISTÊNCIA E RESILIÊNCIA
Sandrelena Monteiro da Silva 
Gustavo Roberto de Lima 
Sarah Menezes Rocha 

Capítulo 6  - O LEGADO FREIRIANO PARA A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA PENSAR O ENSINO MÉDIO INTEGRADO: PROPOSTAS PARA CONSTRUIR A EMANCIPAÇÃO
Maria Zeneide Carneiro Magalhães de Almeida 
Marliane Dias Silva 
Aline da Costa Luz 

CAPÍTULO 7 - LETRAMENTOS ACADÊMICOS E A (RE)CONSTRUÇÃO DE ESPAÇOS DE DEMOCRATIZAÇÃO CIENTÍFICA SINALIZANTES, DIALÓGICOS E EMANCIPATÓRIOS
Paula Aparecida Diniz Gomides 
Tiago da Silva Ribeiro 
Wanderson Samuel Moraes de Souza 

Capítulo 8  - XADREZ PEDAGÓGICO E EDUCAÇÃO FÍSICA: PROPOSTA DE MATERIAL EDUCACIONAL INTERATIVO PARA PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL II 
Mateus Cardoso Clemente 
Galdino Rodrigues de Sousa 

Capítulo 9 - A AVALIAÇÃO NA EDUCAÇÃO DO CAMPO CONTRA HEGEMÔNICA
Maria Clara Carneiro Câmara 
Maria Aparecida Vieira de Melo 

Capítulo 10 - PACTO EDUCATIVO GLOBAL E EDUCAÇÃO COMO PRÁTICA DA LIBERDADE: CONCEITOS PARA UMA EDUCAÇÃO HUMANIZADORA
Luciana Luiza da Silva Soares 
Maria Zeneide Carneiro Magalhães de Almeida 

CAPÍTULO 11  - EDUCAÇÃO LIBERTADORA COMO PRÁTICA DA LIBERDADE DIANTE DO ENSINO TRADICIONAL 
Jôsy de Souza Paixão Oliveira 

CAPÍTULO 12 - O PENSAMENTO DE PAULO FREIRE E A EDUCAÇÃO NO CONTEXTO PRISIONAL: RESSOCIALIZAÇÃO COM EMANCIPAÇÃO
Hercules Guimarães Honorato 

Capítulo 13 - SEXUALIDADES PERIFÉRICAS E EDUCAÇÃO: A EVASÃO ESCOLAR DE TRANSEXUAIS DO ENSINO BÁSICO BRASILEIRO
Victor Santana Reis 
Gênesis Guimarães Soares 

Capítulo 14 -  A EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR E O DESENVOLVIMENTO HUMANO: CONTRIBUIÇÕES DE PAULO FREIRE 
Flávia Hissamura Dias 
Eliza Brito Freiberger de Moraes 

Capítulo 15 - DA SITUAÇÃO LIMITE AO INÉDITO VIÁVEL: AÇÕES DE UM NÚCLEO DO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA NO PIAUÍ
Fabrícia Pereira Teles 

Capítulo 16 - CONFORMAÇÃO DO CONHECIMENTO SOBRE ESTADO, SOCIEDADE E MOVIMENTOS SOCIAIS
Éder Rodrigo Gimenes 

Capítulo 17 - PAULO FREIRE E A INDISCIPLINA NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA: UM OLHAR PARA AS PRODUÇÕES BIBLIOGRÁFICAS NO CAMPO DA EDUCAÇÃO
Cristiane Roberta dos Reis Rueffer 
Daniele Gonçalves Lisbôa Gross 
José Maria Baldino 

Capítulo 18 - TRANSPOSIÇÃO DO EU: A MUDANÇA INTRÍNSECA DO EDUCADOR NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM IMPULSIONADO PELA PANDEMIA NO ENSINO FUNDAMENTAL
Daniela Ribeiro dos Santos 
Roberta Martins Melo Saro 

Capítulo 19 - FORMAÇÃO OMNILATERAL E O CONCEITO DE EDUCAÇÃO NA PERSPECTIVA DE PAULO FREIRE 
Daniel Rosado Pinezi 
Welisson Marques 

Capítulo 20 - (AUTO)BIOGRAFIA E ESCRITA DE “SI”: UMA ESTRATÉGIA PARA (RE)PENSAR A ALFABETIZAÇÃO
Andréa Kochhann 
Rodrigo Rodrigues de Oliveira 

Capítulo 21 - CURSO DE PEDAGOGIA E PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO: REMEMORANDO UM PROCESSO NO CAMPUS PONTAL DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Betânia de Oliveira Laterza Ribeiro 

Capítulo 22 - OS PRINCÍPIOS E FUNDAMENTOS DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO DO CURSO DE PEDAGOGIA DA UFU, CAMPUS ITUIUTABA, (2007)
Maria Célia Borges 

Capítulo 23 - AS MEMÓRIAS DAS SITUAÇÕES-LIMITE VIVENCIADAS NA CONSTRUÇÃO DO INÉDITO VIÁVEL
Camila Lima Coimbra 

Capítulo 24 - O TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO E AS DIRETRIZES CURRICULARES: A EXPERIÊNCIA DO CURSO DE PEDAGOGIA (UFU-CAMPUS DO PONTAL)
Sauloéber Társio de Souza

Capítulo 25  - ENTRE A PROBLEMATIZAÇÃO E O DIÁLOGO: O PROCESSO DE IMPLEMENTAÇÃO DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO DO CURSO DE PEDAGOGIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA – CAMPUS PONTAL
Lúcia Helena Moreira de Medeiros Oliveira 
Maria Aparecida Augusto Satto Vilela 

Capítulo 26 - O CÍRCULO DE CULTURA NA FORMAÇÃO DOCENTE EM GRADUAÇÃO: LICENCIATURA EM PEDAGOGIA NA UFU-PONTAL
Karina Klinke 
Mical de Melo Marcelino 

Capítulo 27 - UM PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO, TRÊS OLHARES: O PENSAMENTO DE FREIRE NO CURSO DE PEDAGOGIA DA UFU CAMPUS PONTAL
Betânia de Oliveira Laterza Ribeiro 
José Carlos Souza Araújo 
Nima Imaculada Spigolon 


Ficha Técnica

P331 Paulo Freire [recurso eletrônico] : memória, esperança e resistência / organizadores: César Evangelista Fernandes Bressanin, José Maria Baldino, Maria Zeneide Carneiro Magalhães de Almeida. - Santo Ângelo : Metrics, 2022.
410 p. : il.

ISBN 978-65-5397-032-8
DOI 10.46550/978-65-5397-032-8

1. Educação. 2. Freire, Paulo, 1921-1997. I.  Bressanin, César Evangelista Fernandes (org.). II. Baldino, José Maria (org.). III. Almeida, Maria Zeneide Carneiro Magalhães de (org.).                              

CDU: 37