Os Sentidos Da Educação Inclusiva No Brasil: Campo normativo, epistemologias e novas sociabilidades

Ao assumir a Educação Inclusiva como horizonte epistemológico e curricular, o Brasil assumiu a posição de precursor no direcionamento institucional da escolarização no ensino regular para todos (no mesmo espaço e tempo), independentemente da condição de pessoa com Necessidades Educacionais Especiais (NEE) – estudantes com deficiência intelectual, física, sensorial e deficiência múltipla, transtornos globais do desenvolvimento e da aprendizagem, além de altas habilidades/superdotação. Nessa perspectiva, a aproximação dos autores com a produção coletiva desta obra, em grande parte, se faz a partir do reconhecimento e da institucionalização dos múltiplos sentidos da Educação Inclusiva no Brasil, compreendida enquanto campo normativo, com epistemologias singulares e promotoras de novas sociabilidades.

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Autor(es)
Sumário

APRESENTAÇÃO
Cleusa Inês Ziesmann  
Cleiton Edmundo Baumgratz  
Sandra Vidal Nogueira 

Capítulo 1
O TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA  NA EDUCAÇÃO INFANTIL: REFLEXÕES SOBRE A INCLUSÃO A PARTIR DE UM ESTUDO DE CASO
Jocieli da Silva 
Magali Maria Johann  

Capítulo 2
ALFABETIZAÇÃO DE ALUNOS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA: DESAFIOS À INCLUSÃO
Claudete Freitas de Andrade 
Edite Maria Sudbrack 
Lizandra Andrade Nascimento 

Capítulo 3
UMA ABORDAGEM SOBRE A SUBJETIVIDADE DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA
Gisele Rebolho Almeida 
Marlene Rozek 

Capítulo 4
INCLUSÃO: CUIDADOSO OLHAR À REDE REGULAR DE ENSINO
Maria Luíza R. Becker  
Mariangela Pozza 

Capítulo 5
DIÁLOGOS BRASIL x ITÁLIA: O QUE EVIDENCIAM OS ESTUDOS COMPARADOS EM EDUCAÇÃO ESPECIAL?
Bárbara Santana dos Santos de Santana 
Carline Santos Borges 
Denise Meyrelles de Jesus 

Capítulo 6
ENSINO DE HISTÓRIA PARA ESTUDANTES SURDOS
Maicon Sotoriva  
Sonize Lepke  
Cleusa Inês Ziesmann  

Capítulo 7
O DESVALOR SOCIAL DO TRABALHO DOCENTE:  FACES DA EXCLUSÃO EM NARRATIVAS SOBRE O MAL-ESTAR NA HISTÓRIA LABORAL
Marcelo Ordesto Rodrigues 
Sandra Vidal Nogueira 

Capítulo 8
ATIVIDADES PEDAGÓGICAS INTERDISCIPLINARES: CONTEXTUALIZAÇÃO SIGNIFICATIVA DE PRÁTICAS E EVENTOS DE LETRAMENTO NA FORMAÇÃO DO ALUNO DE ENSINO MÉDIO
Emili Coimbra de Souza 

Capítulo 9
AS VICISSITUDES DO TRABALHO DO PROFESSOR NA SALA DE AULA DO ENSINO REGULAR: REFLEXÕES SOBRE A EDUCAÇÃO INCLUSIVA E A FORMAÇÃO CONTINUADA 
Cleusa Inês Ziesmann 
Cleiton Edmundo Baumgratz 
Sonize Lepke 


Ficha Técnica

S478   Os sentidos da educação inclusiva no Brasil [recurso eletrônico] : campo normativo, epistemologias e novas sociabilidades / organizadores: Cleusa Inês Ziesmann, Cleiton Edmundo Baumgratz, Sandra Vidal Nogueira  - Santo Ângelo : Metrics, 2021.
184 p.

ISBN 978-65-89700-87-6
DOI 10.46550/978-65-89700-87-6

1. Educação inclusiva. 2. Educação especial. I. Ziesmann, Cleusa Inês (org.).  II. Baumgratz, Cleiton Edmundo (org.). III. Nogueira, Sandra Vidal (org.).             

CDU: 376