Ao assumir a Educação Inclusiva como horizonte epistemológico e curricular, o Brasil assumiu a posição de precursor no direcionamento institucional da escolarização no ensino regular para todos (no mesmo espaço e tempo), independentemente da condição de pessoa com Necessidades Educacionais Especiais (NEE) – estudantes com deficiência intelectual, física, sensorial e deficiência múltipla, transtornos globais do desenvolvimento e da aprendizagem, além de altas habilidades/superdotação. Nessa perspectiva, a aproximação dos autores com a produção coletiva desta obra, em grande parte, se faz a partir do reconhecimento e da institucionalização dos múltiplos sentidos da Educação Inclusiva no Brasil, compreendida enquanto campo normativo, com epistemologias singulares e promotoras de novas sociabilidades.
APRESENTAÇÃO
Cleusa Inês Ziesmann
Cleiton Edmundo Baumgratz
Sandra Vidal Nogueira
Capítulo 1
O TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: REFLEXÕES SOBRE A INCLUSÃO A PARTIR DE UM ESTUDO DE CASO
Jocieli da Silva
Magali Maria Johann
Capítulo 2
ALFABETIZAÇÃO DE ALUNOS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA: DESAFIOS À INCLUSÃO
Claudete Freitas de Andrade
Edite Maria Sudbrack
Lizandra Andrade Nascimento
Capítulo 3
UMA ABORDAGEM SOBRE A SUBJETIVIDADE DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA
Gisele Rebolho Almeida
Marlene Rozek
Capítulo 4
INCLUSÃO: CUIDADOSO OLHAR À REDE REGULAR DE ENSINO
Maria Luíza R. Becker
Mariangela Pozza
Capítulo 5
DIÁLOGOS BRASIL x ITÁLIA: O QUE EVIDENCIAM OS ESTUDOS COMPARADOS EM EDUCAÇÃO ESPECIAL?
Bárbara Santana dos Santos de Santana
Carline Santos Borges
Denise Meyrelles de Jesus
Capítulo 6
ENSINO DE HISTÓRIA PARA ESTUDANTES SURDOS
Maicon Sotoriva
Sonize Lepke
Cleusa Inês Ziesmann
Capítulo 7
O DESVALOR SOCIAL DO TRABALHO DOCENTE: FACES DA EXCLUSÃO EM NARRATIVAS SOBRE O MAL-ESTAR NA HISTÓRIA LABORAL
Marcelo Ordesto Rodrigues
Sandra Vidal Nogueira
Capítulo 8
ATIVIDADES PEDAGÓGICAS INTERDISCIPLINARES: CONTEXTUALIZAÇÃO SIGNIFICATIVA DE PRÁTICAS E EVENTOS DE LETRAMENTO NA FORMAÇÃO DO ALUNO DE ENSINO MÉDIO
Emili Coimbra de Souza
Capítulo 9
AS VICISSITUDES DO TRABALHO DO PROFESSOR NA SALA DE AULA DO ENSINO REGULAR: REFLEXÕES SOBRE A EDUCAÇÃO INCLUSIVA E A FORMAÇÃO CONTINUADA
Cleusa Inês Ziesmann
Cleiton Edmundo Baumgratz
Sonize Lepke
S478 Os sentidos da educação inclusiva no Brasil [recurso eletrônico] : campo normativo, epistemologias e novas sociabilidades / organizadores: Cleusa Inês Ziesmann, Cleiton Edmundo Baumgratz, Sandra Vidal Nogueira - Santo Ângelo : Metrics, 2021.
184 p.
ISBN 978-65-89700-87-6
DOI 10.46550/978-65-89700-87-6
1. Educação inclusiva. 2. Educação especial. I. Ziesmann, Cleusa Inês (org.). II. Baumgratz, Cleiton Edmundo (org.). III. Nogueira, Sandra Vidal (org.).
CDU: 376