O objetivo deste livro não é oferecer uma fórmula única, que deva ser aplicada ao pé da letra pelas pessoas ou famílias. O que esperamos atingir é uma maior conscientização sobre a importância da educação financeira para o sucesso pessoal e do grupo familiar. Organizar o orçamento doméstico, dentro de um contexto mais amplo, é somente a parte inicial de algo que podemos denominar de educação financeira. Especialistas afirmam que a educação financeira precisa iniciar o mais cedo possível, de forma que nossos filhos aprendam a lidar com o dinheiro desde cedo para que se tornem adultos capazes de conviver com as inúmeras possibilidades de gastos que se apresentam. Nesse sentido, a presente obra oferece exemplos e ferramentas que são úteis para atingir o que é o alvo principal de uma boa educação financeira: conforto material. E isso não se limita ao número de bens dentro de casa, mas também na capacidade de educar os filhos, cobrir gastos – muitas vezes inesperados – com a saúde, ter lazer e desfrutar uma velhice sem depender da caridade de terceiros.
INTRODUÇÃO
PARTE I
1 EDUCAÇÃO FINANCEIRA NA FAMÍLIA
2 EDUCAÇÃO FINANCEIRA DOS FILHOS
3 O PODER DOS JUROS COMPOSTOS
PARTE II
4 DIAGNÓSTICO DA SITUAÇÃO FAMILIAR
5 OS FALSOS AMIGOS DO ORÇAMENTO FAMILIAR
PARTE III
6 COMO ORGANIZAR O ORÇAMENTO DOMÉSTICO?
PARTE IV
7 PLANEJAMENTO FINANCEIRO DE LONGO PRAZO
CONCLUSÃO
REFERÊNCIAS
APÊNDICES
B749o Both, Bernardo
Orçamento doméstico : educação financeira na prática / Bernardo Both, Ben Hur dos Santos Haupenthal. - 2. ed. - Santo Ângelo : Metrics, 2021.
48 p. : il. ; 21 cm
ISBN 978-65-89700-57-9
DOI 10.46550/978-65-89700-57-9
1. Educação financeira. 2. Planejamento financeiro. 3. Orçamento familiar. I. Haupenthal, Ben Hur dos Santos II. Título.
CDU: 330.567.2