
Os anos de 2020 e 2021 serão marcados nos livros de História por múltiplas cicatrizes. Mais de 1,5 bilhão de alunos foram afetados diretamente pelo fechamento das escolas e mais de 60 milhões de professores estão sem respostas às múltiplas indagações que surgem diariamente com os novos desafios. Desde que a pandemia da Covid-19 se instalou no mundo, inúmeros países adotaram o fechamento total das escolas e iniciaram medidas emergenciais para tentar conter a proliferação de um vírus desconhecido. Em meio a uma crise sem precedentes, com proporções globais, educadores, educandos e suas famílias passaram a lidar cotidianamente com as múltiplas implicações da palavra imprevisibilidade e, em prol da manutenção da vida, estamos (re)aprendendo formas de ensinar e conviver em sociedade.
PREFÁCIO
Marco Antônio Franco do Amaral
Capítulo 1 - MEMÓRIA E HISTÓRIA: UM RESGATE TEÓRICO
Wesley Ribeiro Alves
Kyvy Ferreira dos Santos
Sócrates Alves Bastos
Capítulo 2 - IMPACTOS DA PANDEMIA DO COVID-19 NA EDUCAÇÃO: AS MUDANÇAS QUE DEVEMOS MANTER
André Luiz França Batista
Rodrigo Grassi Martins
Capítulo 3 - FORMAÇÃO INICIAL E CONTÍNUA DE DOCENTES: UM FOCO NA INVESTIGAÇÃO, TEORIA E PRÁTICA
Sofia Margarida Correia Gonçalves
Maria da Graça Amaro Bidarra
Cristina Maria Coimbra Vieira
Capítulo 4 - APRENDIZAGEM SEM REGULAGEM EXTERNA: O PAPEL DA AVALIAÇÃO NO MODELO SUDBURY DE EDUCAÇÃO
Luís Gustavo Guadalupe Silveira
Capítulo 5 - A FORMAÇÃO DOCENTE EM EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: POSSIBILIDADES E DESAFIOS
João Carlos de Oliveira
Vanessa Lepick
Euclides Cabral
Sônia Maria dos Santos
Capítulo 6 - A UNIVERSIDADE E A FORMAÇÃO DOCENTE: UMA ANÁLISE DOS CURSOS DE MATEMÁTICA E EDUCAÇÃO FÍSICA NA UFG - REGIONAL CATALÃO
Fernanda Gonçalves Silva
Lailton Martins Ribeiro
Capítulo 7 - OS GÊNEROS TEXTUAIS COMO FACILITADORES DO LETRAMENTO
Roquilane Maria Silva de Melo
Dione Carlos da Silva
Kyvy Ferreira dos Santos
Cleber Cezar da Silva
Capítulo 8 - AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL: MECANISMO IRRENUNCIÁVEL DO PROCESSO DE ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO-ADMINISTRATIVO
Elisa Antonia Ribeiro
Capítulo 9 - FORMAÇÃO E TRABALHO DOCENTE: A PERSPECTIVA DE EDUCAÇÃO OMNILATERAL
Chayene Straykyver Pastori de Lima
Sangelita Miranda Franco Mariano
Capítulo 10 - RECUPERAÇÃO PARALELA: POSSIBILIDADES DE ATUAÇÃO NO TRABALHO DO SUPERVISOR ESCOLAR
Lidiane Oliveira Andrade
Marco Antônio Franco do Amaral
Capítulo 11 - A HISTÓRIA ORAL COMO METODOLOGIA CIENTÍFICA NA CONTEMPORANEIDADE: TRANSPONDO O ISOLAMENTO
Ana Lúcia Ribeiro Nascimento
Capítulo 12 - A GESTÃO ESCOLAR NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS EM UBERLÂNDIA NO CONTEXTO DA PANDEMIA DO COVID-19
Antonio Carlos da Silva
Marco Antônio Franco do Amaral
Capítulo 13 - UTILIZAÇÃO DE UMA ADAPTAÇÃO DA SALA DE AULA INVERTIDA NO ENSINO PRÉ-VESTIBULAR PARA A DISCIPLINA DE QUÍMICA: EM BUSCA DA MELHORIA DO CONHECIMENTO E DE ACERTOS
Bernardo Tadeu Machado Verano
Capítulo 14 - AVENTURA INVOLUNTÁRIA DO APRENDIZADO TEMPORAL
Ana Carolina Gomes Araújo
SOBRE OS ORGANIZADORES