Olhares E Perspectivas: o tempo, a dor, a escola e a educação

Os anos de 2020 e 2021 serão marcados nos livros de História por múltiplas cicatrizes. Mais de 1,5 bilhão de alunos foram afetados diretamente pelo fechamento das escolas e mais de 60 milhões de professores estão sem respostas às múltiplas indagações que surgem diariamente com os novos desafios. Desde que a pandemia da Covid-19 se instalou no mundo, inúmeros países adotaram o fechamento total das escolas e iniciaram medidas emergenciais para tentar conter a proliferação de um vírus desconhecido. Em meio a uma crise sem precedentes, com proporções globais, educadores, educandos e suas famílias passaram a lidar cotidianamente com as múltiplas implicações da palavra imprevisibilidade e, em prol da manutenção da vida, estamos (re)aprendendo formas de ensinar e conviver em sociedade. 

Download da obra digital
Preencha o formulário abaixo, e o livro digital será enviado para o seu email

* Ao clicar em Enviar, você afirma estar ciente e concorda com o que segue:
- Declaração de privacidade: Os nomes, e-mails, telefones e endereços informados na Editora Metrics serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta Editora, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.
- Concordo em ter meus dados coletados e armazenados de acordo com a declaração de privacidade acima.



Autor(es)
Sumário

PREFÁCIO
Marco Antônio Franco do Amaral  

Capítulo 1 - MEMÓRIA E HISTÓRIA: UM RESGATE TEÓRICO
Wesley Ribeiro Alves 
Kyvy Ferreira dos Santos 
Sócrates Alves Bastos 

Capítulo 2 - IMPACTOS DA PANDEMIA DO COVID-19 NA EDUCAÇÃO: AS MUDANÇAS QUE DEVEMOS MANTER
André Luiz França Batista 
Rodrigo Grassi Martins 

Capítulo 3 - FORMAÇÃO INICIAL E CONTÍNUA DE DOCENTES: UM FOCO NA INVESTIGAÇÃO, TEORIA E PRÁTICA
Sofia Margarida Correia Gonçalves 
Maria da Graça Amaro Bidarra 
Cristina Maria Coimbra Vieira 

Capítulo 4 - APRENDIZAGEM SEM REGULAGEM EXTERNA: O PAPEL DA AVALIAÇÃO NO MODELO SUDBURY DE EDUCAÇÃO
Luís Gustavo Guadalupe Silveira 

Capítulo 5 - A FORMAÇÃO DOCENTE EM EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: POSSIBILIDADES E DESAFIOS
João Carlos de Oliveira 
Vanessa Lepick 
Euclides Cabral 
Sônia Maria dos Santos 

Capítulo 6 - A UNIVERSIDADE E A FORMAÇÃO DOCENTE: UMA ANÁLISE DOS CURSOS DE MATEMÁTICA E EDUCAÇÃO FÍSICA NA UFG - REGIONAL CATALÃO
Fernanda Gonçalves Silva 
Lailton Martins Ribeiro 

Capítulo 7 - OS GÊNEROS TEXTUAIS COMO FACILITADORES DO LETRAMENTO
Roquilane Maria Silva de Melo 
Dione Carlos da Silva 
Kyvy Ferreira dos Santos
Cleber Cezar da Silva

Capítulo 8 - AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL: MECANISMO IRRENUNCIÁVEL DO PROCESSO DE ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO-ADMINISTRATIVO
Elisa Antonia Ribeiro 

Capítulo 9 - FORMAÇÃO E TRABALHO DOCENTE: A PERSPECTIVA DE EDUCAÇÃO OMNILATERAL
Chayene Straykyver Pastori de Lima 
Sangelita Miranda Franco Mariano 

Capítulo 10 - RECUPERAÇÃO PARALELA: POSSIBILIDADES DE ATUAÇÃO NO TRABALHO DO SUPERVISOR ESCOLAR
Lidiane Oliveira Andrade 
Marco Antônio Franco do Amaral 

Capítulo 11 - A HISTÓRIA ORAL COMO METODOLOGIA CIENTÍFICA NA CONTEMPORANEIDADE: TRANSPONDO O ISOLAMENTO
Ana Lúcia Ribeiro Nascimento 

Capítulo 12 - A GESTÃO ESCOLAR NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS EM UBERLÂNDIA NO CONTEXTO DA PANDEMIA DO COVID-19
Antonio Carlos da Silva 
Marco Antônio Franco do Amaral 

Capítulo 13 - UTILIZAÇÃO DE UMA ADAPTAÇÃO DA SALA DE AULA INVERTIDA NO ENSINO PRÉ-VESTIBULAR PARA A DISCIPLINA DE QUÍMICA: EM BUSCA DA MELHORIA DO CONHECIMENTO E DE ACERTOS
Bernardo Tadeu Machado Verano 

Capítulo 14 - AVENTURA INVOLUNTÁRIA DO APRENDIZADO TEMPORAL
Ana Carolina Gomes Araújo 

SOBRE OS ORGANIZADORES


Ficha Técnica

O45   Olhares e perspectivas [recurso eletrônico] : o tempo, a dor, a escola e a educação / organizadores: Albertina Lima de Oliveira ... [et al.]. - Santo Ângelo : Metrics, 2021.
231 p.
 
ISBN 978-65-89700-85-2
DOI 10.46550/978-65-89700-85-2
1. Educação. 2. Formação de professores. 3. Pandemia (COVID-19). I. Oliveira, Albertina Lima de (org.).      
 
CDU: 37