As portas das escolas estavam fechadas e a instauração de um “novo normal” no processo de ensino e aprendizagem passou pela implantação de novas tecnologias, metodologias ativas e os desafios de gestores imersos na falta de recursos. É nesse contexto que esta obra se localiza. “Olhares e perspectivas: o tempo, a dor, a escola e a educação” busca realizar a interlocução entre educação, mídias, Covid-19 e novas questões que estimulem reflexões éticas e morais em meio a uma nova realidade educacional. Novos desafios impõem um replanejamento de ações políticas que impactem diretamente na qualidade da educação brasileira. Resiliência, colaboração e capacitação profissional. Uma nova realidade está colocada.
PREFÁCIO
Marco Antônio Franco do Amaral
Capítulo 1
MEMÓRIA E HISTÓRIA: UM RESGATE TEÓRICO
Wesley Ribeiro Alves
Kyvy Ferreira dos Santos
Sócrates Alves Bastos
Capítulo 2
IMPACTOS DA PANDEMIA DO COVID-19 NA EDUCAÇÃO: AS MUDANÇAS QUE DEVEMOS MANTER
André Luiz França Batista
Rodrigo Grassi Martins
Capítulo 3
FORMAÇÃO INICIAL E CONTÍNUA DE DOCENTES: UM FOCO NA INVESTIGAÇÃO, TEORIA E PRÁTICA
Sofia Margarida Correia Gonçalves
Maria da Graça Amaro Bidarra
Cristina Maria Coimbra Vieira
Capítulo 4
APRENDIZAGEM SEM REGULAGEM EXTERNA: O PAPEL DA AVALIAÇÃO NO MODELO SUDBURY DE EDUCAÇÃO
Luís Gustavo Guadalupe Silveira
Capítulo 5
A FORMAÇÃO DOCENTE EM EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: POSSIBILIDADES E DESAFIOS
João Carlos de Oliveira
Vanessa Lepick
Euclides Cabral
Sônia Maria dos Santos
Capítulo 6
A UNIVERSIDADE E A FORMAÇÃO DOCENTE: UMA ANÁLISE DOS CURSOS DE MATEMÁTICA E EDUCAÇÃO FÍSICA NA UFG - REGIONAL CATALÃO
Fernanda Gonçalves Silva
Lailton Martins Ribeiro
Capítulo 7
OS GÊNEROS TEXTUAIS COMO FACILITADORES DO LETRAMENTO
Roquilane Maria Silva de Melo
Dione Carlos da Silva
Kyvy Ferreira dos Santos
Cleber Cezar da Silva
Capítulo 8
AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL: MECANISMO IRRENUNCIÁVEL DO PROCESSO DE ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO-ADMINISTRATIVO
Elisa Antonia Ribeiro
Capítulo 9
FORMAÇÃO E TRABALHO DOCENTE: A PERSPECTIVA DE EDUCAÇÃO OMNILATERAL
Chayene Straykyver Pastori de Lima
Sangelita Miranda Franco Mariano
Capítulo 10
RECUPERAÇÃO PARALELA: POSSIBILIDADES DE ATUAÇÃO NO TRABALHO DO SUPERVISOR ESCOLAR
Lidiane Oliveira Andrade
Marco Antônio Franco do Amaral
Capítulo 11
A HISTÓRIA ORAL COMO METODOLOGIA CIENTÍFICA NA CONTEMPORANEIDADE: TRANSPONDO O ISOLAMENTO
Ana Lúcia Ribeiro Nascimento
Capítulo 12
A GESTÃO ESCOLAR NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS EM UBERLÂNDIA NO CONTEXTO DA PANDEMIA DO COVID-19
Antonio Carlos da Silva
Marco Antônio Franco do Amaral
Capítulo 13
UTILIZAÇÃO DE UMA ADAPTAÇÃO DA SALA DE AULA INVERTIDA NO ENSINO PRÉ-VESTIBULAR PARA A DISCIPLINA DE QUÍMICA: EM BUSCA DA MELHORIA DO CONHECIMENTO E DE ACERTOS
Bernardo Tadeu Machado Verano
Capítulo 14
AVENTURA INVOLUNTÁRIA DO APRENDIZADO TEMPORAL
Ana Carolina Gomes Araújo
SOBRE OS ORGANIZADORES
O45 Olhares e perspectivas [recurso eletrônico] : o tempo, a dor, a escola e a educação / organizadores: Albertina Lima de Oliveira ... [et al.]. - Santo Ângelo : Metrics, 2021.
231 p.
ISBN 978-65-89700-85-2
DOI 10.46550/978-65-89700-85-2
1. Educação. 2. Formação de professores. 3. Pandemia (COVID-19). I. Oliveira, Albertina Lima de (org.).
CDU: 37