Olhares E Perspectivas: O tempo, a dor, a escola e a educação

As portas das escolas estavam fechadas e a instauração de um “novo normal” no processo de ensino e aprendizagem passou pela implantação de novas tecnologias, metodologias ativas e os desafios de gestores imersos na falta de recursos. É nesse contexto que esta obra se localiza. “Olhares e perspectivas: o tempo, a dor, a escola e a educação” busca realizar a interlocução entre educação, mídias, Covid-19 e novas questões que estimulem reflexões éticas e morais em meio a uma nova realidade educacional. Novos desafios impõem um replanejamento de ações políticas que impactem diretamente na qualidade da educação brasileira. Resiliência, colaboração e capacitação profissional. Uma nova realidade está colocada.

Download da obra digital
Preencha o formulário abaixo, e o livro digital será enviado para o seu email

* Ao clicar em Enviar, você afirma estar ciente e concorda com o que segue:
- Declaração de privacidade: Os nomes, e-mails, telefones e endereços informados na Editora Metrics serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta Editora, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.
- Concordo em ter meus dados coletados e armazenados de acordo com a declaração de privacidade acima.





Opcional: Caso deseje contribuir com um valor simbólico, pode fazê-lo através da seguinte chave PIX: (55) 99661-7792


Autor(es)
Sumário

PREFÁCIO
Marco Antônio Franco do Amaral  

Capítulo 1
MEMÓRIA E HISTÓRIA: UM RESGATE TEÓRICO
Wesley Ribeiro Alves 
Kyvy Ferreira dos Santos 
Sócrates Alves Bastos 

Capítulo 2
IMPACTOS DA PANDEMIA DO COVID-19 NA EDUCAÇÃO: AS MUDANÇAS QUE DEVEMOS MANTER
André Luiz França Batista 
Rodrigo Grassi Martins 

Capítulo 3
FORMAÇÃO INICIAL E CONTÍNUA DE DOCENTES: UM FOCO NA INVESTIGAÇÃO, TEORIA E PRÁTICA
Sofia Margarida Correia Gonçalves 
Maria da Graça Amaro Bidarra 
Cristina Maria Coimbra Vieira 

Capítulo 4
APRENDIZAGEM SEM REGULAGEM EXTERNA: O PAPEL DA AVALIAÇÃO NO MODELO SUDBURY DE EDUCAÇÃO
Luís Gustavo Guadalupe Silveira 

Capítulo 5
A FORMAÇÃO DOCENTE EM EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: POSSIBILIDADES E DESAFIOS
João Carlos de Oliveira 
Vanessa Lepick 
Euclides Cabral 
Sônia Maria dos Santos 

Capítulo 6
A UNIVERSIDADE E A FORMAÇÃO DOCENTE: UMA ANÁLISE DOS CURSOS DE MATEMÁTICA E EDUCAÇÃO FÍSICA NA UFG - REGIONAL CATALÃO
Fernanda Gonçalves Silva 
Lailton Martins Ribeiro 

Capítulo 7
OS GÊNEROS TEXTUAIS COMO FACILITADORES DO LETRAMENTO
Roquilane Maria Silva de Melo 
Dione Carlos da Silva 
Kyvy Ferreira dos Santos
Cleber Cezar da Silva

Capítulo 8
AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL: MECANISMO IRRENUNCIÁVEL DO PROCESSO DE ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO-ADMINISTRATIVO 
Elisa Antonia Ribeiro 

Capítulo 9
FORMAÇÃO E TRABALHO DOCENTE: A PERSPECTIVA DE EDUCAÇÃO OMNILATERAL
Chayene Straykyver Pastori de Lima 
Sangelita Miranda Franco Mariano 

Capítulo 10
RECUPERAÇÃO PARALELA: POSSIBILIDADES DE ATUAÇÃO NO TRABALHO DO SUPERVISOR ESCOLAR
Lidiane Oliveira Andrade 
Marco Antônio Franco do Amaral 

Capítulo 11
A HISTÓRIA ORAL COMO METODOLOGIA CIENTÍFICA NA CONTEMPORANEIDADE: TRANSPONDO O ISOLAMENTO
 Ana Lúcia Ribeiro Nascimento 

Capítulo 12
A GESTÃO ESCOLAR NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS EM UBERLÂNDIA NO CONTEXTO DA PANDEMIA DO COVID-19
Antonio Carlos da Silva 
Marco Antônio Franco do Amaral 

Capítulo 13
UTILIZAÇÃO DE UMA ADAPTAÇÃO DA SALA DE AULA INVERTIDA NO ENSINO PRÉ-VESTIBULAR PARA A DISCIPLINA DE QUÍMICA: EM BUSCA DA MELHORIA DO CONHECIMENTO E DE ACERTOS
Bernardo Tadeu Machado Verano 

Capítulo 14
AVENTURA INVOLUNTÁRIA DO APRENDIZADO TEMPORAL
Ana Carolina Gomes Araújo 

SOBRE OS ORGANIZADORES


Ficha Técnica

O45   Olhares e perspectivas [recurso eletrônico] : o tempo, a dor, a escola e a educação / organizadores: Albertina Lima de Oliveira ... [et al.]. - Santo Ângelo : Metrics, 2021.
231 p.

ISBN 978-65-89700-85-2
DOI 10.46550/978-65-89700-85-2

1. Educação. 2. Formação de professores. 3. Pandemia (COVID-19). I. Oliveira, Albertina Lima de (org.).              

CDU: 37