
A presente coletânea, intitulada Olhares Docentes para Além dos Caminhos Tradicionais da Educação, tem por desígnio, dar enfoque às características que configuram o ensino brasileiro em sua fase hodierna. Indica uma perspectiva que busca refletir sistematicamente, contudo, de forma consistente, os impactos e as transformações educacionais com o uso das tecnologias como ferramentas disponíveis para um ensino de qualidade que ultrapassem os moldes metodológicos tradicionais, e que potencializam o processo de ensino e aprendizagem. As discussões perpassam por nove capítulos que envolvem temas como educação e tecnologias, bem como, a ação docente e suas metodologias, fundamentando-se em estudos que permitem a análise crítica acerca da prática docente, sob o olhar do mesmo, que reflete e se flexiona a um novo paradigma educacional onde docentes e estudantes constituam um contexto escolar dialógico de aprendizagem conjunta. Compreendemos não ser possível tratar todos os temas respectivos à educação e suas tecnologias em uma só coletânea, não obstante, esperamos contribuir de forma reflexiva com assuntos pertinentes à educação e convidar os leitores a um estudo mais aprofundado que possibilite a geração de outras pesquisas sobre o tema.
APRESENTAÇÃO
Lucas Ferreira Rodrigues
Aline Luiza Pires de Sousa
LETRAMENTO DIGITAL: POSSIBILIDADES DOCENTES QUANTO AO USO DAS METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO DA MATEMÁTICA
Lucas Ferreira Rodrigues
Juliana Luíza Pinto dos S. Teixeira
Vanessa Serafim da Silva
Gilselene Garcia Guimarães
Bruno Mendes Barbosa
Jamisson de Jesus Mendes
CONTEXTUALIZAÇÃO E EXPERIMENTAÇÃO: ARTIFÍCIOS METODOLÓGICOS UTILIZADOS COMO RECURSOS FACILITADORES NO ENSINO DE TERMOQUÍMICA
Rhian Barroso Garcia
Fabricio Carvalho Nogueira
Douglas de Oliveira Pantoja
João da Silva Carneiro
Ionara Antunes Terra
ANÁLISE DE ERROS COMO PARÂMETRO INDICADOR NA AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM: UMA CRÍTICA AO TECNICISMO EDUCACIONAL
Lucas Ferreira Rodrigues
Bibiana Kaiser Dutra
Lucio Costa de Andrade
Davi Milan
Evandro de Oliveira Brito
Aline Luiza Pires de Sousa
FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA PRÁTICA: UMA DISCUSSÃO SOBRE A UTILIZAÇÃO DE TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS NO ENSINO
Inocélio Ussivane
DIREITOS HUMANOS, HUMANIDADE E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: A CONSTITUIÇÃO DE SUJEITOS POR MEIO DA (IN)FORMAÇÃO
Maycon Pereira Silva
Lucas Ferreira Rodrigues
METODOLOGIAS ATIVAS E COLABORATIVAS: DESAFIOS E PERSPECTIVAS DOCENTES PARA A APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS
Lucas Ferreira Rodrigues
Thais Almeida do Nascimento
Cristiane Leite dos Santos
Tais Ierke Gomes Paim
Jamisson de Jesus Mendes
Luis Carlos Santos Lopes
RELATOS DE EXPERIÊNCIAS DE UM PROJETO DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: CONTRIBUIÇÕES PARA O APERFEIÇOAMENTO TEÓRICO-PRÁTICO DOS FUTUROS DOCENTES
Karina Araújo da Costa
Martinha Fonseca da Silva
Vanessa Rodrigues Vilhena
Douglas de Oliveira Pantoja
Dalila Costa Silva
João da Silva Carneiro
TECNOLOGIAS DIGITAIS COMO PARÂMETROS PARA NOVOS RUMOS DO APRENDIZADO: UMA ANÁLISE DA SALA DE AULA INVERTIDA
Juliana Luíza Pinto dos S. Teixeira
Lucas Ferreira Rodrigues
Vanessa Serafim da Silva
Evandro de Oliveira Brito
Lucio Costa de Andrade
Mariane Silva Parodia
AÇÃO DOCENTE E TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS: NOVOS DESAFIOS NA CONTEMPORANEIDADE
Bibiana Kaiser Dutra
Gislaine Schon
Lucas Ferreira Rodrigues
Marília Lopes Pernambuco
Davi Milan
Neilson da Silva Costa
O45 Olhares docentes para além dos caminhos tradicionais da educação / organizadores: Lucas Ferreira Rodrigues, Aline Luiza Pires de Sousa, Fábio César Junges. - Santo Ângelo : Metrics, 2021.
152 p. : il. ; 21 cm
ISBN 978-65-89700-15-9
DOI 10.46550/978-65-89700-15-9
1. Educação. 2. Tecnologias digitais. 3. Formação de professores. 4. Ensino-aprendizagem. I. Rodrigues, Lucas Ferreira (org.). II. Sousa, Aline Luiza Pires de (org.). III. Junges, Fábio César (org.).
CDU: 37