Olhares Docentes Para Além Dos Caminhos Tradicionais Da Educação

Olhares Docentes para Além dos Caminhos Tradicionais da Educação apresenta e discute características que configuram o ensino brasileiro em sua fase hodierna. Indica perspectivas que buscam refletir de modo sistemático e consistente sobre os impactos e as transformações educacionais das ferramentas digitais na educação, com ênfase na qualidade de ensino, como forar de superar modelos metodológicos tradicionais. A obra, portanto, apresenta experiências que potencializam o processo de ensino e aprendizagem. As discussões que perpassam os nove capítulos envolvem temas como educação e tecnologias, bem como, a ação docente e suas metodologias, fundamentando-se em estudos que permitem a análise crítica acerca da prática docente, sob o olhar do mesmo, que reflete e se flexiona a um novo paradigma educacional onde docentes e estudantes constituam um contexto escolar dialógico de aprendizagem conjunta. 

Download da obra digital
Preencha o formulário abaixo, e o livro digital será enviado para o seu email

* Ao clicar em Enviar, você afirma estar ciente e concorda com o que segue:
- Declaração de privacidade: Os nomes, e-mails, telefones e endereços informados na Editora Metrics serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta Editora, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.
- Concordo em ter meus dados coletados e armazenados de acordo com a declaração de privacidade acima.





Opcional: Caso deseje contribuir com um valor simbólico, pode fazê-lo através da seguinte chave PIX: (55) 99661-7792


Autor(es)
Sumário

APRESENTAÇÃO
Lucas Ferreira Rodrigues
Aline Luiza Pires de Sousa

LETRAMENTO DIGITAL: POSSIBILIDADES DOCENTES QUANTO AO USO DAS METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO DA MATEMÁTICA
Lucas Ferreira Rodrigues
Juliana Luíza Pinto dos S. Teixeira
Vanessa Serafim da Silva
Gilselene Garcia Guimarães
Bruno Mendes Barbosa
Jamisson de Jesus Mendes 

CONTEXTUALIZAÇÃO E EXPERIMENTAÇÃO: ARTIFÍCIOS METODOLÓGICOS UTILIZADOS COMO RECURSOS FACILITADORES NO ENSINO DE TERMOQUÍMICA
Rhian Barroso Garcia
Fabricio Carvalho Nogueira
Douglas de Oliveira Pantoja
João da Silva Carneiro
Ionara Antunes Terra

ANÁLISE DE ERROS COMO PARÂMETRO INDICADOR NA AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM: UMA CRÍTICA AO TECNICISMO EDUCACIONAL
Lucas Ferreira Rodrigues
Bibiana Kaiser Dutra 
Lucio Costa de Andrade 
Davi Milan 
Evandro de Oliveira Brito 
Aline Luiza Pires de Sousa

FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA PRÁTICA: UMA DISCUSSÃO SOBRE A UTILIZAÇÃO DE TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS NO ENSINO
Inocélio Ussivane

DIREITOS HUMANOS, HUMANIDADE E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: A CONSTITUIÇÃO DE SUJEITOS POR MEIO DA (IN)FORMAÇÃO
Maycon Pereira Silva
Lucas Ferreira Rodrigues

METODOLOGIAS ATIVAS E COLABORATIVAS: DESAFIOS E PERSPECTIVAS DOCENTES PARA A APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS 
Lucas Ferreira Rodrigues
Thais Almeida do Nascimento
Cristiane Leite dos Santos
Tais Ierke Gomes Paim
Jamisson de Jesus Mendes
Luis Carlos Santos Lopes

RELATOS DE EXPERIÊNCIAS DE UM PROJETO DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: CONTRIBUIÇÕES PARA O APERFEIÇOAMENTO TEÓRICO-PRÁTICO DOS FUTUROS DOCENTES
Karina Araújo da Costa
Martinha Fonseca da Silva
Vanessa Rodrigues Vilhena
Douglas de Oliveira Pantoja
Dalila Costa Silva
João da Silva Carneiro

TECNOLOGIAS DIGITAIS COMO PARÂMETROS PARA NOVOS RUMOS DO APRENDIZADO: UMA ANÁLISE DA SALA DE AULA INVERTIDA
Juliana Luíza Pinto dos S. Teixeira
Lucas Ferreira Rodrigues 
Vanessa Serafim da Silva
Evandro de Oliveira Brito
Lucio Costa de Andrade
Mariane Silva Parodia

AÇÃO DOCENTE E TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS: NOVOS DESAFIOS NA CONTEMPORANEIDADE
Bibiana Kaiser Dutra
Lucas Ferreira Rodrigues                                                                          Marília Lopes Pernambuco                                                                      Gislaine Schon
Davi Milan
Neilson da Silva Costa


Ficha Técnica

O45  Olhares docentes para além dos caminhos tradicionais da educação / organizadores: Lucas Ferreira Rodrigues, Aline Luiza Pires de Sousa, Fábio César Junges. - Santo Ângelo : Metrics, 2021.
146 p. : il. ; 21 cm

ISBN 978-65-89700-15-9
DOI 10.46550/978-65-89700-15-9

1. Educação. 2. Tecnologias digitais. 3. Formação de professores. 4. Ensino-aprendizagem. I. Rodrigues, Lucas Ferreira (org.). II. Sousa, Aline Luiza Pires de (org.). III. Junges, Fábio César (org.).             

CDU: 37