O cenário tecido nesta obra é Educação e Tecnologia, na perspectiva do contexto de pandemia da Covid-19, a qual propiciou e impulsionou o crescente uso desses recursos tecnológicos no âmbito educacional bem como na sociedade como um todo. Diante desse panorama, as pessoas adquiriram novas habilidades, seja no âmbito educacional, seja para assuntos rotineiros do dia a dia. A tecnologia é um instrumento essencial e facilitador na vida humana, um divisor de águas em meio a pandemia, tanto no currículo educacional, quanto no contexto social, cultural e econômico. Os autores entendem que o espaço escolar e pedagógico se modificou e, por isso, apresentam formas de ensino inovadoras e necessárias.
PREFÁCIO
Fábio César Junges
APRESENTAÇÃO
Ana Carla Reis Chaves
Rodrigo Guedes de Araújo
Capítulo 1 - EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA NA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA
Ana Carla Reis Chaves
Cleuma Pereira Oliveira Leite
Karina Pereira da Costa e Silva
Capítulo 2 - FORMAÇÃO DE PROFESSORES E O USO DOS RECURSOS TECNOLÓGICOS NA SALA DE AULA
Elen Alves de Jesus
Viviane Rosa de Souza
Rodrigo Guedes de Araújo
Capítulo 3 - PERCEPÇÃO DOS PROFESSORES SOBRE AS TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS57
Jaqueline Moreira dos Santos
Maristela de Jesus Souza
Rodrigo Guedes de Araújo
Capítulo 4 - ENSINO REMOTO NA EDUCAÇÃO SUPERIOR EM MEIO A PANDEMIA
Iris Eloísa de Oliveira Silva
Núbia da Silva Martins
Rodrigo Guedes de Araújo
Capítulo 5 - TECNOLOGIAS DIGITAIS: BLOG EDUCACIONAL COMO CENÁRIO VIRTUAL DE APRENDIZAGEM
Jaqueline dos Santos Ribeiro Amorim
Josiele da Silva Peixoto
Romário Pereira Carvalho
Capítulo 6 - EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS EM TEMPOS DE PANDEMIA: DESAFIOS E (IN) POSSIBILIDADE NA PRÁTICA DOCENTE NO MUNICÍPIO DE PARATINGA BAHIA
Silvano Ribeiro dos Santos Júnior
Rodrigo Guedes de Araújo
Capítulo 7 - ETNOMATEMÁTICA NA MATEMÁTICA FINANCEIRA: ENTRELAÇANDO OS SABERES MATEMÁTICOS JÁ EXISTENTES NOS ALUNOS DO 5º ANO E O ENSINADO NA ESCOLA MUNICIPAL JOANA D’ARC
Darianne Gomes Santos
Emanuelle Santos Rodrigues
Lídia Maria S. Magalhães Ribeiro
Capítulo 8 - O ESTÁGIO SUPERVISIONADO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL NO CONTEXTO DA PANDEMIA DO COVID-19 NO MUNICÍPIO DE RIACHO DE SANTANA: DIMENSÃO FORMATIVA
Sandra dos Santos Souza
Capítulo 9 - ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM TEMPOS DE PANDEMIA: RELATO DE EXPERIÊNCIA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Cássia Silva Moreira
Fernanda da Silva Santos
Zenaide Viana Soares Fortunato
Capítulo 10 - RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS MATEMÁTICOS
Rozângela de Brito de Souza
Capítulo 11 - O JOGO MATEMÁTICO COMO RECURSO PARA A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO
Vanessa Siqueira da Cruz
Capítulo 12 - SAÚDE OCUPACIONAL E SEGURANÇA DO TRABALHO DOS AGENTES DE RECICLÁVEIS DE VIÓRIA DA CONQUISTA - BAHIA
Rosileide Guedes de Araújo
Rodrigo Guedes de Araújo
Capítulo 13 - HOME OFFICE DURANTE A PANDEMIA
Igor de Jesus Oliveira
Izanna Gabriely Pereira Laranjeira
Rosilene Silva Costa
Elisa Regina Wahlbrinck
SOBRE O ORGANIZADOR
U86 O uso das tecnologias no âmbito educacional em tempos pandêmicos [recurso eletrônico] / organizador: Rodrigo Guedes de Araújo. - Santo Ângelo : Metrics, 2022.
212 p. : il.
ISBN 978-65-5397-001-4
DOI 10.46550/978-65-5397-001-4
1. Educação. 2. Tecnologias. 3. Formação de professores. 4. Ensino remoto. I. Araújo, Rodrigo Guedes de (org.). Gonçalves
CDU: 37:004