Escrito antes do advento da COVID-19, que determinou a suspensão de aulas durante meses em nosso país, o livro apresentado toma um vigor inesperado em razão da centralidade que as tecnologias digitais passam a assumir quando o “chão da sala de aula” deixa de ser o espaço possível para o desenvolvimento da socialização dos saberes e conhecimentos. Se a escola do futuro e o futuro da escola devem ser construídos a partir do presente, podemos afirmar que, inesperadamente, o futuro foi abreviado e o processo de escolarização passou a ter nas tecnologias digitais um aliado para sua continuidade. Temos em mãos, portanto, uma obra generosa pela sua partilha de possibilidades de futuros (no plural). Um livro que é um convite ao saber mais com criticidade e comprometido com a emancipação.
Acesse o fomulário a seguir para encomendar obras impressas: https://forms.gle/5nPzkB9tvwHGzhNHA
PREFÁCIO
INTRODUÇÃO
Capítulo 1 - TRABALHO, TECNOLOGIA E CURRÍCULO
1.1 Trabalho, tecnologia e sociedade
1.2 A ideologização da tecnologia
1.3 Tecnologia como fetiche social
1.4 Conhecimento, informação e comunicação: exclusividade dessa sociedade digital?
1.5 As tecnologias digitais na interface com o currículo e a escola
Capítulo 2 - ESCOLA, CURRÍCULO E DOCÊNCIA MEDIADOS PELA LINGUAGEM TECNOLÓGICA E CULTURA DIGITAL
2.1 O currículo escolar dentro da linguagem e cultura digital
2.2 As múltiplas linguagens advindas da cultura digital
2.3 Linguagem tecnológica, currículo escolar e docência: a cultura digital na escola
Capítulo 3 - O FUTURO DA ESCOLA
3.1 O futuro vislumbrado por Vieira Pinto
3.2 O futuro da escola nas perspectivas de Freire e Papert
3.3 Currículo humanizado em prol do futuro da escola
3.4 A educação tecnológica emancipatória como antídoto contra a educação tecnológica bancária
CONSIDERAÇÕES FINAIS
REFERÊNCIAS
SOBRE A AUTORA
Z43f Zeferino, Núbia K.
O futuro da escola e a escola do futuro [recurso eletrônico] : uma abordagem filosófica sobre as tecnologias digitais no currículo escolar à luz de Vieira Pinto / Núbia K. Zeferino. - Santo Ângelo : Metrics, 2021.
221 p.
ISBN 978-65-89700-77-7
DOI 10.46550/978-65-89700-77-7
1. Educação. 2. Tecnologias digitais. 3. Ensino-aprendizagem. I. Título
CDU: 37:004