O Futuro Da Escola E A Escola Do Futuro: Uma abordagem filosófica sobre as tecnologias digitais no currículo escolar à luz de Vieira Pinto

Escrito antes do advento da COVID-19, que determinou a suspensão de aulas durante meses em nosso país, o livro apresentado toma um vigor inesperado em razão da centralidade que as tecnologias digitais passam a assumir quando o “chão da sala de aula” deixa de ser o espaço possível para o desenvolvimento da socialização dos saberes e conhecimentos. Se a escola do futuro e o futuro da escola devem ser construídos a partir do presente, podemos afirmar que, inesperadamente, o futuro foi abreviado e o processo de escolarização passou a ter nas tecnologias digitais um aliado para sua continuidade. Temos em mãos, portanto, uma obra generosa pela sua partilha de possibilidades de futuros (no plural). Um livro que é um convite ao saber mais com criticidade e comprometido com a emancipação.

Acesse o fomulário a seguir para encomendar obras impressas: https://forms.gle/5nPzkB9tvwHGzhNHA

Download da obra digital
Preencha o formulário abaixo, e o livro digital será enviado para o seu email

* Ao clicar em Enviar, você afirma estar ciente e concorda com o que segue:
- Declaração de privacidade: Os nomes, e-mails, telefones e endereços informados na Editora Metrics serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta Editora, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.
- Concordo em ter meus dados coletados e armazenados de acordo com a declaração de privacidade acima.





Opcional: Caso deseje contribuir com um valor simbólico, pode fazê-lo através da seguinte chave PIX: (55) 99661-7792


Autor(es)
Sumário

PREFÁCIO

INTRODUÇÃO

Capítulo 1 - TRABALHO, TECNOLOGIA E CURRÍCULO
1.1 Trabalho, tecnologia e sociedade
1.2 A ideologização da tecnologia
1.3 Tecnologia como fetiche social
1.4 Conhecimento, informação e comunicação: exclusividade dessa sociedade digital? 
1.5 As tecnologias digitais na interface com o currículo e a escola

Capítulo 2 - ESCOLA, CURRÍCULO E DOCÊNCIA MEDIADOS PELA LINGUAGEM TECNOLÓGICA E CULTURA DIGITAL
2.1 O currículo escolar dentro da linguagem e cultura digital
2.2 As múltiplas linguagens advindas da cultura digital
2.3 Linguagem tecnológica, currículo escolar e docência: a cultura digital na escola

Capítulo 3 - O FUTURO DA ESCOLA 
3.1 O futuro vislumbrado por Vieira Pinto
3.2 O futuro da escola nas perspectivas de Freire e Papert
3.3 Currículo humanizado em prol do futuro da escola 
3.4 A educação tecnológica emancipatória como antídoto contra a educação tecnológica bancária

CONSIDERAÇÕES FINAIS

REFERÊNCIAS

SOBRE A AUTORA


Ficha Técnica

Z43f       Zeferino, Núbia K.
O futuro da escola e a escola do futuro [recurso eletrônico] : uma abordagem filosófica sobre as tecnologias digitais no currículo escolar à luz de Vieira Pinto / Núbia K. Zeferino. - Santo Ângelo : Metrics, 2021.
221 p.

ISBN 978-65-89700-77-7
DOI 10.46550/978-65-89700-77-7

1. Educação. 2. Tecnologias digitais. 3. Ensino-aprendizagem. I. Título                          

CDU: 37:004