
Núbia Zeferino, com a curiosidade epistemológica e a rigorosidade metodológica, empreende uma pesquisa de fôlego que prima pela sensibilidade e pela disciplina intelectual. Ancorada no seu tempo histórico, proporciona um olhar para o futuro da escola e para a escola do futuro dialeticamente. Sem determinismos ou fatalismos, desvela e revela o potencial das tecnologias digitais. Temos em mãos, portanto, uma obra generosa pela sua partilha de possibilidades de futuros (no plural). Um livro que é um convite ao saber mais com criticidade e comprometido com a emancipação. É grato por esta partilha que convido à leitura àqueles e àquelas que buscam a construção de uma educação verdadeiramente libertadora.
PREFÁCIO
INTRODUÇÃO
Capítulo 1 - TRABALHO, TECNOLOGIA E CURRÍCULO
1.1 Trabalho, tecnologia e sociedade
1.2 A ideologização da tecnologia
1.3 Tecnologia como fetiche social
1.4 Conhecimento, informação e comunicação: exclusividade dessa sociedade digital?
1.5 As tecnologias digitais na interface com o currículo e a escola
Capítulo 2 - ESCOLA, CURRÍCULO E DOCÊNCIA MEDIADOS PELA LINGUAGEM TECNOLÓGICA E CULTURA DIGITAL
2.1 O currículo escolar dentro da linguagem e cultura digital
2.2 As múltiplas linguagens advindas da cultura digital
2.3 Linguagem tecnológica, currículo escolar e docência: a cultura digital na escola
Capítulo 3 - O FUTURO DA ESCOLA
3.1 O futuro vislumbrado por Vieira Pinto
3.2 O futuro da escola nas perspectivas de Freire e Papert
3.3 Currículo humanizado em prol do futuro da escola
3.4 A educação tecnológica emancipatória como antídoto contra a educação tecnológica bancária
CONSIDERAÇÕES FINAIS
REFERÊNCIAS
SOBRE A AUTORA
Z43f Zeferino, Núbia K.
O futuro da escola e a escola do futuro [recurso eletrônico] : uma abordagem filosófica sobre as tecnologias digitais no currículo escolar à luz de Vieira Pinto / Núbia K. Zeferino. - Santo Ângelo : Metrics, 2021.
221 p.
ISBN 978-65-89700-77-7
DOI 10.46550/978-65-89700-77-7
1. Educação. 2. Tecnologias digitais. 3. Ensino-aprendizagem. I. Título
CDU: 37:004