Os capítulos que compõem a presente obra estão recheados de experiências e práticas dos atendimentos realizados pelos estudantes, da observação clínica, e – finalmente – da reflexão do funcionamento do cérebro com relação a aprendizagem. Em um momento em que se torna fundamental embasar a prática educacional com recursos científicos e práticas baseadas em evidências, os conhecimentos das Neurociências vem de encontro com essa proposta. As neurociências são um conjunto amplo de estudos que vão desde a neurociência básica (células, comportamento neuronal, neurotransmissores), passando pelas neuroimagens (quais as áreas associadas e temporalmente relacionadas) chegando até a prática clínica. Mas o que diferenciam esses estudos dos que vinham acontecendo até então na ciência? O princípio básico é considerar o comportamento como resultado do funcionamento cerebral, ou seja, é a partir do cérebro que os comportamentos como ler, escrever, pensar, sentir e, por fim, agir são observados. A partir desse princípio a educação atinge uma nova perspectiva que vai além da ação da escola e/ou do professor. Um professor só pode dizer que ensinou se o cérebro do aluno se modificou.
PREFÁCIO
Telma Pantano
Capítulo 1 - NEUROPSICOPEDAGOGIA: BASES NEUROFISIOLÓGICAS DE MEMÓRIAS TRAUMÁTICAS NA APRENDIZAGEM
Cláudia Alexandra Bolela Silveira
Daniel Luis Montagnini
Capítulo 2 - AS CONTRIBUIÇÕES DA NEUROPSICOPEDAGOGIA NA APRENDIZAGEM DA PESSOA COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA - TEA
Emanoele Pereira da Silva
Carlos Eduardo Stante Gomes
Capítulo 3 - COMO EDUCAR A ATENÇÃO? NEUROCIÊNCIA, EDUCAÇÃO E APRENDIZAGEM
Andrea Marqueti Vilaça
Daniel Luís Montagnini
Capítulo 4 - NEUROCIÊNCIA À LUZ DA APRENDIZAGEM: CAMINHOS PARA AUXILIAR OS ALUNOS EM SUA ROTINA DE ESTUDOS
Fabíola Silva Liboni Margato
Carlos Eduardo Stante Gomes
Capítulo 5 - APRENDIZAGEM NA PERSPECTIVA DA AFETIVIDADE E RESPEITO ÀS POTENCIALIDADES DO EDUCANDO: UMA ABORDAGEM NEUROPSICOPEDAGÓGICA
Sandra Aparecida Ferreira Guerra
Cláudia Alexandra Bolela Silveira
Capítulo 6 - NEUROPSICOPEDAGOGIA E ARTES: EXPLORANDO NOVAS CONEXÕES E VENCENDO DESAFIOS NA APRENDIZAGEM
Maria Izabel Antonia da Silveira Menezes
Camila Tavares Valadares da Silva
Capítulo 7 - FUNÇÕES EXECUTIVAS NA INFÂNCIA: HABILIDADES ESSENCIAIS
Isabela Cabral da Silveira
Carlos Eduardo Stante Gomes
Capítulo 8 - FUNÇÕES EXECUTIVAS: DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM NA PRIMEIRA INFÂNCIA
Elisa Garcia Bertoni Idalgo
Carlos Eduardo Stante Gomes
Capítulo 9 - CONTRIBUIÇÕES DA NEUROCIÊNCIA: PSICOMOTRICIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Carlos Eduardo Stante Gomes
Roberta Penna Ferreira Tonhati
SOBRE OS ORGANIZADORES
N494 Neuropsicopedagogia [recurso eletrônico] : avanços, debates e perspectivas / organizadores: Carlos Eduardo Stante Gomes, Elisa Helena Meleti Reis, Gabriela Cristina Basso Engler-Marques. - Santo Ângelo : Metrics, 2022.
153 p.
ISBN 978-65-5397-067-0
DOI 10.46550/978-65-5397-067-0
1. Educação. 2. Ensino-aprendizagem. 3. Comportamento humano. 4. Neurociência. I. Gomes, Carlos Eduardo Stante (org.). II. Reis, Elisa Helena Meleti (org.). III. Engler-Marques, Gabriela Cristina Basso (org.)
CDU: 37.015.3