A presente obra discute em torno da temática, “Modelo Baseado em Padrões de Competências em Moçambique” adaptado à Tese de Doutoramento a qual aborda questões de formação de professores do Ensino Técnico Profissional em Moçambique, uma variante sobejamente pouco explorada. A pesquisa aborda acções epistêmicas baseadas em modelos de competências e a sua adopção nas políticas e reformas do Ensino Técnico Profissional em Moçambique. Constituem bases do estudo as reflexões sobre as práticas formativas das aulas e de concepções dos diferentes actores do Instituto Superior Dom Bosco (ISDB) e Ministério de Ciência Tecnologia Ensino Superior Técnico Profissional (MCTESTP). Os resultados conduziram a apresentação de uma série de estratégias pedagógicas e construir um modelo baseado em padrões de competências numa dimensão epistémica, sócio-profissional e psicológica.
INTRODUÇÃO
PARTE I: CONTEXTUALIZAÇÃO E DEFINIÇÃO DO PROBLEMA DO ESTUDO
Capítulo 1 - CONTEXTUALIZAÇÃO DO ESTUDO
PARTE II: FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
Capítulo 3 - EDUCAÇÃO, ENSINO E FORMAÇÃO
Capítulo 4 - FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM MODELOS DE COMPETÊNCIA
Capítulo 5 - HISTORICIDADE DA FORMAÇÃO TÉCNICO-PROFISSIONAL
Capítulo 6 - OPÇÕES METODOLÓGICAS DO ESTUDO
Capítulo 7 - ANÁLISE E DISCUSSÃO DOS RESULTADOS
RECOMENDAÇÕES
REFERÊNCIAS
SOBRE O AUTOR
A178m Achira, Ali
Modelo baseado em padrões de competências em Moçambique [recurso eletrônico] : um contexto de formação de professores do ensino técnico-profissional / Ali Achira. - Santo Ângelo : Metrics, 2022.
264 p. : il.
ISBN 978-65-5397-048-9
DOI 10.46550/978-65-5397-048-9
1. Educação - Moçambique. 2. Formação de professores. 3. Ensino técnico-profissional. I. Título
CDU: 371.13(679)