Na busca por compreender a evolução e os impactos das políticas educacionais na formação profissional, surge o livro "Memórias e Influência das Políticas Positivas na Educação Profissional". Ao explorar uma ampla gama de tópicos relacionados à educação profissional e tecnológica (EPT), esta obra oferece uma visão abrangente e detalhada das práticas, desafios e perspectivas deste campo crucial da educação. Destaca-se a importância de compreender as memórias e as práticas que moldaram a educação profissional ao longo do tempo.
APRESENTAÇÃO
Silvana Maria Aparecida Viana Santos
Monique Bolonha das Neves Meroto
Capítulo 1 - PRÁTICAS EDUCATIVAS EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA (EPT)
Silvana Maria Aparecida Viana Santos
Aline Braga Caetano
Benedito Braz Sobrinho
Danylo Soeiro da Rocha
Juliana Tavares Pereira Soeiro
Lorena Santana Furtado Jordão
Paulo Edson Cutrim Silva
Sandra Regina Moisés da Silva
Valéria Teixeira Modesto
Capítulo 2 - ORGANIZAÇÃO E MEMÓRIAS DE ESPAÇOS PEDAGÓGICOS NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA (EPT)
Silvana Maria Aparecida Viana Santos
Ana Luzia dos Santos da Silva
Anderson César Ramos da Luz Carvalho
Hermócrates Gomes Melo Júnior
Liliane Inácia da Silva
Renato Machado
Tatiani Bonfim Bianchini
Thiago Souza de Oliveira
Capítulo 3 - POLÍTICAS E PRÁXIS EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL
Silvana Maria Aparecida Viana Santos
Fabio Junior da Silva
Irislene Rodrigues dos Santos
Juniel Dos Santos de Carvalho
José Farias Bernardes
Ladyr Dias Dornelas Paula Ferreira
Moises Barbosa da Silva
Thiago Souza de Oliveira
Capítulo 4 - FORMAÇÃO DOCENTE E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL
Silvana Maria Aparecida Viana Santos
Ana Márcia de Aguiar Silva
Átila de Souza
Fabrisia Maria da Silva Carvalho
Francielle Rodrigues Costa Emiliano
Matias Rebouças Cunha
Monique Bolonha das Neves Meroto
Vanessa Vasconcelos Lima
Capítulo 5 - HISTÓRIA, HISTORIOGRAFIA E MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL
Silvana Maria Aparecida Viana Santos
Ana Carla Kruger Leite
Benedito Braz Sobrinho
Francisco Danes Soares
Graciela Brandão da Silva
Liliane Inácia da Silva
Maria da Fé Silva Moreira
Ricardo Gomes da Silva
Rodrigo Rodrigues Pedra
Thiago Souza de Oliveira
Capítulo 6 - ESTRATÉGIAS DE ENSINO-APRENDIZAGEM PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL
Silvana Maria Aparecida Viana Santos
Capítulo 7 - ADAPTAÇÃO EDUCACIONAL NA ERA CONTEMPORÂNEA: RESPONDENDO À MODERNIDADE LÍQUIDA E ÀS GERAÇÕES DIVERSIFICADAS
Alessandra Rodrigues Florentino Curã
Angélica Giro Valdo
Camila Mendes Costa Carvalho
Dalvânia Laurindo Alves
Emily Silva Maciel Serrano
Fabio Junior da Silva
Ítalo Martins Lôbo
Ianan Eugênia de Carvalho
Capítulo 8 - A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR E A TRANSFORMAÇÃO DOS CURRÍCULOS ESCOLARES NO BRASIL
Antônio Marcos Oliveira da Silva
Aline Guarnier Matielo Vinco
Cilene Alves Fernandes
Davi Oliveira da Cruz
Eurico Fiame Rodrigues
Karla Verônica Silva Vale
Valdirene Andrade Honório
Sabrina Maria Ferreira de Lima
Capítulo 9 - ESTRATÉGIAS EDUCACIONAIS NA ERA DA MODERNIDADE LÍQUIDA E DIVERSIDADE GERACIONAL
Ricardo Furtado de Oliveira
Adilson Lima Pereira
Ítalo Martins Lôbo
Priscila Souza Santos Rohr
Patrina de Souza Girelli
Pedro Paulo Valadão Coelho
Suely Santana
Capítulo 10 - AS DINÂMICAS DO DESIGN INSTRUCIONAL E AS POTENCIALIDADES E DESAFIOS NA EDUCAÇÃO
Silvana Maria Aparecida Viana Santos
Daniela Paula de Lima Nunes Malta
Francielle Rodrigues Costa Emiliano
Francisco José dos Santos
Graciela Brandão da Silva
Iraídes Pereira Neto Guimarães
Capítulo 11 - A IMPORTÂNCIA DE ENSINAR POR MEIO DE PROJETOS
Silvana Maria Aparecida Viana Santos
Capítulo 12 - INCLUSÃO DE ALUNOS COM AUTISMO NO ENSINO REGULAR: ESTRATÉGIAS E DESAFIOS
Silvana Maria Aparecida Viana Santos
SOBRE OS AUTORES
SOBRE AS ORGANIZADORAS