O livro apresenta um projeto inovador desenvolvido pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI) – Campus de Santo Ângelo, em parceria com escolas públicas da região, com o objetivo de capacitar professores da educação básica para lidar com os desafios do Novo Ensino Médio. Para tal, foi elaborada uma Trilha de Aprendizagem com atividades relacionadas a temas como Mundo do Trabalho, Projeto de Vida, Cultura e Tecnologias Digitais, Empreendedorismo e Educação Financeira. Essas atividades compreendem palestras, oficinas e o Pitch do Jovem Empreendedor. Foi desenvolvido também um Ambiente Virtual de Aprendizagem chamado Mais Ciência, que permitiu a personalização do ensino, adaptação às necessidades dos estudantes e professores. A presente obra, portanto, apresenta reflexões teóricas que fundamentam a abordagem pedagógica adotada no desenvolvimento do AVA Mais Ciência e relatos inspiradores de professores e coordenadoras do projeto. O projeto contou com a participação de professores, alunos, pesquisadores e entidades parceiras, sendo financiado pela FAPERGS.
Apresentação
Rosangela Ferreira Prestes
Eliani Retzlaff
Berenice Beatriz Rossner Wbatuba
Isaac dos Santos Nunes
Carlos Augusto Fogliarini Lemos
Ambiente de Aprendizagem Mais Ciência como proposta de personalização do ensino e o desenvolvimento de competências de estudantes do ensino médio
Rosangela Ferreira Prestes
Eliani Retzlaff
Flavio Kieckow
João Carlos Krause
O Ambiente Virtual de Aprendizagem “Mais Ciência”: trilha de aprendizagem
Berenice Beatriz Rossner Wbatuba
Fábio César Junges
João Vitor do Amaral Pichetti
Acesso ao Ambiente de Aprendizagem Mais Ciência
Eliani Retzlaff
Daniela Pereira Gonzalez
Relato dos professores da trilha de aprendizagem
Programa Mais Ciência: influência e contribuição para o desenvolvimento de práticas docentes envolvendo as disciplinas de mundo do trabalho, projeto de vida e cultura e tecnologias digitais
Patricia Ritter
Ecléia Bozata
Sônia Wilkonn Bervin
Liliane de Oliveira Machado
APEX STREETWEAR: reach the apex
Carina de Bairros Londero
Escola Poncho Verde
Luíza de Fátima Pacheco
Uso do Programa Mais Ciência como ferramenta na Implantação do Novo Ensino Médio
Bruna Raquel Assmann
Leonice Beatriz Binsfeld
Desafios do novo Ensino Médio
Cristiane de Campos Salbego
Kellin Graiczik
Nely Camargo
Roselaine Guerim
Escola Estadual Onofre Pires
Luana Pereira Villa Real
URI e CREs: parcerias que promovem a inovação69
Rosa Maria de Souza
Sandra da Rosa Grasel
Sobre os autores