Leituras e literaturas: estudos transdisciplinares contempla textos relacionados ao desenvolvimento de pesquisas que tematizam leitura e literaturas em contextos escolares e/ou transdisciplinares, em perspectivas teóricas que atentam para a questão da interação sob a perspectiva leitora. Os capítulos aqui reunidos buscam ampliar e promover diferentes concepções de aprendizagem que envolvem leitura e literaturas para além da cooptação dos conhecimentos. Mediação de leitura literária, Ensino de línguas a distância, Educação patrimonial, Acervo literário, Emoção estética, Português brasileiro, Função social da escrita, Gênero textual fanfic e Teatro e literatura perfazem o agrupamento temático estudado nesta obra.
APRESENTAÇÃO
Dayse R. dos Santos
Gleid Â. dos A. Costa
Capítulo 1 - MEDIAÇÃO DE LEITURA DE SÍTIO DO PICA-PAU AMARELO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA PROPOSTA DIDÁTICA
Dayse Rodrigues dos Santos
Gleid Ângela dos Anjos Costa
Capítulo 2 - O ENSINO-APRENDIZAGEM DA LÍNGUA INGLESA NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
Idolete Alves De Carvalho
Capítulo 3 - EDUCAÇÃO PATRIMONIAL EM UMA ESCOLA NO INTERIOR DA AMAZÔNIA
Elias Mota Vasconcelos
Capítulo 4 - LEITURA E ACERVO LITERÁRIO PARA ALÉM DO SÉCULO XX
Talita Romano Santos
Capítulo 5 - CASMURRO AUDIOVISUAL: A MELANCOLIA COMO UMA EMOÇÃO ESTÉTICA E SUBLIME EM CAPITU (2008)
Evelin Gomes da Silva
Paulo Custódio de Oliveira
Rafael Francisco Neves de Souza
Christiane Silveira Batista
Capítulo 6 - MULTIPLICIDADE E COERÊNCIA DE CRITÉRIOS EM RELAÇÃO ÀS CLASSES DE PALAVRAS DO PORTUGUÊS BRASILEIRO
Paulo Ricardo Dias Fernandes
Sinval Martins de Sousa Filho
Capítulo 7 - PARTICIPAÇÃO, AFETO E CONTEXTO: A FUNÇÃO SOCIAL DA ESCRITA POR UMA CRIANÇA COM PARALISIA CEREBRAL A PARTIR DA DIALÉTICA EXCLUSÃO/INCLUSÃO
Thamiris Daniel dos Santos
Maria Jaqueline de Grammont Machado de Araújo
Capítulo 8 - PRÁTICAS SOCIAIS DE LEITURA E ESCRITA: DISCUSSÃO TEÓRICA SOBRE O GÊNERO TEXTUAL FANFIC NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA
João Vítor Sampaio de Moura
Brenda Mourão Pricinoti
Stefanne Almeida Teixeira
Capítulo 9 - AS ATAS ESCOLARES: REFLEXOS DE REGRAMENTOS INSTITUÍDOS
Nádia Dolores Fernandes Biavati
Glaubia Ribeiro Moreira
Capítulo 10 - TEATROLOGANDO: PROPOSTA DIDÁTICA SOBRE O TEATRO COMO MOTIVADOR DA LEITURA LITERÁRIA
Gleid Ângela dos Anjos Costa
Joseane Santos Boaventura
Belisária Viana Silva Dias
Dayse Rodrigues dos Santos
L533 Leituras e literaturas : estudos transdisciplinares / organizadoras:
Gleid Ângela dos Anjos Costa, Dayse Rodrigues dos Santos. - Santo Ângelo : Metrics, 2021.
154 p. ; 21 cm
ISBN 978-65-89700-70-8
DOI 10.46550/978-65-89700-70-8
1. Educação. 2. Literatura. 3. Ensino-aprendizagem. 4. Linguística. I. Costa, Gleid Ângela dos Anjos (org.). II. Santos, Dayse Rodrigues dos (org.).
CDU: 37